Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 17/08/2010

FE Brasil e FE Sul debatem estratégias: desenvolvimento e emergências

Até o dia 20 de agosto, organizações ecumênicas que fazem parte do Fórum Ecumênico Brasil (FE Brasil) e Fórum Ecumênico Sul Americano (FE Sul), estarão reunidas na cidade de São Paulo (SP) como ACT Aliança, para debater a conjuntura ecumênica e as ações em andamento, além de projetar atividades futuras, em especial o desafio do enfrentamento das emergências na América do Sul.

Entre os temas a serem debatidos estão: Rede Ecumênica de Juventude (REJU); 4ª Jornada Ecumênica; Processo de Articulação e Diálogo (PAD); ACT Aliança; Seminário sobre Emergências; e planos de ações futuras para os dois Fóruns.

FE Brasil e FE Sul

O FE Brasil é um Fórum Ecumênico composto por igrejas, conselhos de igrejas e organizações ecumênicas, entre elas KOINONIA, que busca fortalecer o campo ecumênico, promovendo ações que favoreçam o diálogo entre culturas e promovam a justiça, a paz e o equilíbrio ambiental. O Fórum acredita que o Estado brasileiro reconhece a necessidade e promove políticas públicas para a juventude, mas na prática essas ações ainda são incipientes ou desconhecidas pelos que seriam os seus maiores beneficiados. Por esses motivos e pela própria autonomia das juventudes, o FE Brasil tem impulsionado a Rede Ecumênica de Juventudes (Reju) há 4 anos.

Uma das mais relevantes iniciativas do FE Brasil foram as Jornadas Ecumênicas. Esse evento mobiliza e congrega cerca de 500 pessoas de diferentes expressões religiosas e movimentos sociais do país, sendo expressiva a presença de jovens e mulheres. A 3ª Jornada, realizada em 2006, teve uma dimensão continental, com participantes da América Latina e Caribe. Essa atividade foi decisiva para a constituição do Fórum Ecumênico Sul Americano (FE Sul), fundado em meados de 2008 com a participação de organizações de quase todos os países da América do Sul.

Atualmente o FE Sul é um espaço referencial para a cooperação ecumênica internacional, especialmente para a nova Aliança ACT. Esta aliança foi constituída a partir de janeiro de 2010, integrada por mais de 100 igrejas, agências de cooperação e organizações ecumênicas, tanto do Norte como do Sul, e também pela Federação Luterana Mundial e o Conselho Mundial de Igrejas. A América Latina e o Caribe representam 20% dos membros deste novo organismo internacional, dedicado à ajuda humanitária, ao desenvolvimento e à incidência política.

ACT Alliance promove Seminário sobre Emergências

Como parte da programação do encontro do Fe Brasil e Fe Sul, como parte de ACT Aliança, promovem o Seminário sobre Emergências – RRC (Redução de Riscos de Desastres), entre os dias 19 e 20 de agosto.

Os principais objetivos do Seminário são:

a) Discutir as perspectivas de emergência no contexto da América do Sul

b) Explorar as ligações entre as emergências e as alterações climáticas

c) Aprofundar o papel das igrejas e organizações ecumênicas nas respostas às catástrofes

Participam do Seminário igrejas e organizações ecumênicas, organizações membros de ACT Aliança, agências de cooperação com atividades na América do Sul e convidados/as.

Local do Encontro:

CASA PRONVICIAL LA SALLE

Rua Santo Alexandre, 93

Vila Guilhermina, Zona Leste

São Paulo/SP

Fone: (11) 6093-1444

 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães