Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 01/02/2011

Fazei discípulos de todas as nações

Mateus 28.19

No momento em que escrevo essa reflexão, nosso colega e irmão pastor Luciano Pereira, sua esposa Shirley e sua filha Maria estão num avião rumo a Lima – Peru.

Em fevereiro o missionário Hugo Pereira Filho e sua esposa Daiane partirão para Tarapoto, também no Peru e, no segundo semestre, o pastor Luiz Fernando, sua esposa Dani e seus filhos Luiz e Samuel deverão partir para a Inglaterra. Já no ano passado a Keren Cascione foi para a Alemanha, em trabalho missionário, com apoio da região.

Assim, neste biênio, a nossa Sexta Região inicia definitivamente seu projeto de envio missionário transcultural em tempo integral para todos os lugares para os quais o Senhor nos permitir enviar.

Para todos nós isso deve ser motivo de alegria e gratidão a Deus. Estamos procurando obedecer a um aspecto fundamental da vida cristã – o mandato missionário.

A missão não é uma invenção da igreja.  A missão é uma idéia do próprio Deus. O nosso Deus é um Deus missionário que deseja que “todos se salvem”. Ele enviou seu filho Jesus para que “todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.  E o filho estabeleceu a igreja fazendo a seguinte afirmação: “como o pai me enviou, eu vos envio”.

Assim, a Igreja existe para a missão. Fazer discípulos em todos os lugares é a razão de ser da igreja. E um projeto missionário consistente se estabelece a partir de três fundamentos:


1. Um Deus compassivo

2. Uma mensagem convincente

3. Um povo comprometido


Os dois primeiros fundamentos são responsabilidade de Deus. O terceiro é nossa responsabilidade. Se não evangelizarmos nossa geração, ela não será evangelizada. Nosso desafio é a mobilização da igreja para um compromisso definitivo com a missão de “indo, fazer discípulos”.

Desta forma, como pastores/as e líderes do povo de Deus na Sexta Região, precisamos entender e ajudar nosso povo a entender que:


·  Uma igreja de manutenção é inaceitável;

·  Todo esforço de avanço missionário deve ser apoiado;

·  Todo discípulo é um missionário (indo, orando, contribuindo);

·  Estamos juntos nesse desafio.

Que o nosso Deus, o Deus missionário, continue a nos dar discernimento e graça.

Bispo João Carlos


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães