Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Fateo

fonte: Assessoria de Comunicação FaTeo

A partir de uma solicitação do Movimento Evangélico Progressista (MEP), que necessitava de uma instituição de estudo e pesquisa no campo das igrejas para a guarda do acervo de 16 anos de atuação no país, foram realizadas conversações e fechada uma parceria para a FaTeo desempenhar este papel. No dia 27 de outubro, o presidente do MEP prof. Odair Marques da Silva, que é secretário de educação do município paulista de Hortolândia, participou de cerimônia na FaTeo, quando que fez a entrega oficial da primeira parte do acervo da organização, que será tratado pelo Projeto Biblioteca e Arquivo Histórico da FaTeo e colocado, em breve, a disposição de pesquisadores e interessados.


O leigo metodista e pesquisador do tema "Evangélicos na Política" Saulo Baptista ofereceu na cerimônia uma palavra de apreço pela iniciativa, que vai favorecer não só a manutenção da memória do movimento mas o trabalho de quem se interessa pelo assunto.

De acordo com Ziel Jorge de Oliveira Machado, que pesquisou e dissertou sobre o MEP, o movimento "surge em 1990 como resultado da articulação desta esquerda confessante, que, embora minoritária, deseja mudar a face política da comunidade evangélica e simultaneamente contribuir para as transformações sociais do país. Inicialmente foram organizados dois fóruns de debate (1991 e 1993), entre evangélicos e partidos progressistas, nos quais contam com a participação de líderes com projeção nacional na política e pastores e líderes com semelhante perfil de influência na igreja evangélica. Com o desenvolvimento do MEP, se fez necessário dar um caráter nacional ao movimento, que convoca em 1995 seu primeiro encontro nacional, realizado em Belo Horizonte. No ano seguinte o encontro acontece em Paripueiras - Alagoas, e em 1997 aprova seu estatuto em seu terceiro encontro nacional, realizado em Belo Horizonte."

É a documentação que conta esta história de "evangélicos de esquerda" na política, incluindo registros dos eventos, estudos, artigos, vídeos e outros materiais, que estará agora aos cuidados da FaTeo e disponível em breve para quem desejar estudar este tema.


Posts relacionados