Publicado por Marcelo Ramiro em Expositor Cristão - 04/02/2015

Expositor Cristão: Responsabilidade geracional no discipulado

Vivemos em um tempo em que a paternidade ou maternidade tem sido muito desvalorizada. Não é difícil nos lembrarmos de algum caso nos últimos anos de abandono de bebês pelos próprios pais. Na igreja, este mesmo problema tem sido reproduzido, porque muitos novos convertidos e convertidas não têm pais espirituais para serem cuidados/as e ensinados/as na sua nova vida cristã.
 
Um pressuposto exigido, se desejamos ser uma igreja em discipulado por meio de células/grupos pequenos, deve ser: se eu ganhar alguém para Jesus eu devo ter o compromisso e responsabilidade de cuidar e ensinar bem essa vida “até que Cristo seja formado em vós”.
 
A figura do progenitor é, acima e antes de tudo, um ato espiritual, moldado à imagem e semelhança do Deus-Pai. E como tal, a progenitura é exercida de forma plena e eficaz, na medida do nosso entendimento e vivência de um relacionamento espiritual com Deus. Assim como em Deus fomos gerados/as e somos cuidados/as, devemos fazer o mesmo com as vidas que ajudamos a gerar em Deus.
 
Esse princípio tem sido extremamente negligenciado ultimamente por nós, cristãos e cristãs. Prova disso é que muitas pessoas não saberiam indicar seu pai/mãe espiritual se fossem questionadas. Outra prova é que também não saberiam indicar algum cristão ou cristã que o/a ajuda como um/a discipulador/a. 
 
Para o próprio apóstolo Paulo a figura de um/a pai/mãe espiritual é muito mais do que apenas aquele/a que gerou, mas sim o de alguém que é responsável pelo cuidado, ensino e crescimento cristão, como ele mesmo diz: “Porque ainda que tenhais dez mil preceptores em Cristo, todavia não tendes muitos pais.” 1 Coríntios 4.15.
 
Cuidado
Precisamos assumir uma postura diferente da que vivemos com relação à nossa missão. Geralmente ganhamos muitas vidas para Jesus, temos muitas estratégias, ações e planos para a evangelização, mas muito pouco se faz no plano do cuidado. Ainda existe no nosso meio uma mentalidade irresponsável com as vidas que ganhamos, ao pensarmos que: meu trabalho é levar essa pessoa para a igreja para ter uma decisão por Jesus; feito isso, acabou minha responsabilidade com essa vida e posso me preocupar em levar outra pessoa à igreja.
 
Quando uma criança nasce, ela precisa ser cercada de cuidado especial do pai, mãe, irmão, irmã e outros parentes nos seus primeiros anos de vida, assim também acontece na sua vida espiritual. Os membros da família de Deus, a igreja, devem ser os responsáveis pelo crescimento espiritual, cuidado e ajuda na caminhada cristã. E, sem sombra de dúvidas, assim como na vida natural as pessoas mais indicadas para esse cuidado são os pais, na vida espiritual também são aqueles e aquelas que a levaram a uma decisão, os seus pais espirituais.
 
Consolidação
Muitas igrejas que estão no processo de implantação do discipulado, o grande desafio é ter uma consolidação eficaz dos novos filhos e filhas na fé. Entretanto, quando entendemos o conceito bíblico de paternidade/maternidade espiritual e o aplicamos em nossa vida cristã, a consolidação passa a acontecer naturalmente, através da máxima: eu gerei, eu cuido!
 
Não podemos resumir o amplo conceito de paternidade/maternidade espiritual apenas ao processo de consolidação, mas certamente a sua vivência resulta em cuidar de vidas com maior zelo, amor e responsabilidade. A consolidação é o processo que fará com que o nosso fruto permaneça; “eu vos designei para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça ...” João 15.16.
 
Precisamos efetuar uma consolidação com boa qualidade, com responsabilidade e amor, pois a Igreja de Jesus sempre evangelizou, sempre fez “discípulos/as”, mas com tristeza também assistimos a uma grande evasão, uma grande quantidade de frutos que não permanecem. Isso acontece porque não consolidamos, já que não vivenciamos uma paternidade/maternidade espiritual responsável. Vamos trabalhar para mudar esse quadro. Como? Sendo pais espiri­tuais responsáveis! 
 
Pr. Fernando Lopes Balthar
Igreja Metodista em Benfica em Juiz de Fora/MG
Coordenador Regional de Discipulado 4ª Região
 

                 

 

Tags: discipulado, expositor cristão


Posts relacionados

Geral, Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de julho

Um Concílio Geral em três fases. Sim, a primeira sessão foi realizada dia 11 de dezembro de 2021 na modalidade on-line com pauta única – prorrogação de mandatos até julho deste ano. As demais sessões presenciais foram realizadas em Sorocaba/SP, nos dias 3 a 10 de julho. E a terceira fase será em outubro, também na modalidade on-line, quando os delegados e as delegadas se reunirão por dois dias para discutirem e debaterem a respeito das propostas que ficaram sobre a mesa. Leia aqui.

Expositor Cristão, por Sara de Paula

[EC] Nota de pesar: Rev. João Nelson Betts

É com pesar que comunicamos o falecimento do Rev. João Nelson Betts (pai do Davi Betts), no início da noite de hoje (19). Com 99 anos, o Rev. João Betts faleceu em casa, em Porto Alegre. Velório deverá ser amanhã na Igreja Wesley em Porto Algre. Ainda não temos todos os detalhes de horários. 

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC março aborda tema sobre os desafios da juventude metodista

Jovens, eu vos escrevi porque sois fortes e a palavra de Deus permanece em vós”. Essas foram as palavras de João escritas em uma de suas cartas. No mês em que se comemora o Dia Mundial da Juventude, faz exatamente um ano que a Igreja Metodista, assim como todo o país, enfrenta tempos difíceis devido à pandemia do novo coronavírus, que já causou a morte de 260 mil pessoas, dentre elas, muitos/as metodistas.

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão aborda o tema: Evangelho integral nas aldeias

A história da Igreja Metodista com povos indígenas começou em 1928. De lá pra cá, diversas ações foram desenvolvidas em favor dessas comunidades. Saiba mais sobre missão indigenista e conheça os trabalhos da Igreja!

Expositor Cristão, Discipulado, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão: Discipulado que gera relacionamentos sólidos

Ao falarmos sobre discipulado cristão é recorrente que lembremos do estilo de vida de Jesus. Seu exemplo causou uma quebra de paradigma relacional de Sua época, pois Ele abraçou o/a excluído/a, ou seja, priorizou a pessoa humana independente de quem fosse sem discriminação ou acepção. O fato de Jesus abraçar o/a pecador/a, não aprovava o pecado, mas estabelecia um ambiente de amor e confiança propícia à transformação e restauração.

Escola Dominical, Expositor Cristão, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Caminhando com as crianças: uma conversa com pais e educadores!

"Crianças aprendem mais com nosso exemplo do que por aquilo que falamos a elas". Confira a reflexão da coordenadora do Departamento Nacional de Trabalho com Crianças!