Publicado por Marcelo Ramiro em Destaques Nacionais - 01/07/2015
Expositor Cristão: Instituição Metodista é referência em educação especial
Aprendizado e lazer caminham de mãos dadas na Escola Metodista O Semeador, em São Caetano do Sul/SP. A instituição atende 110 estudantes com deficiências intelectuais, múltiplas deficiências e autismo, a partir dos três anos de idade. O projeto tornou-se uma referência na região, por oferecer educação especial e auxiliar no processo de adaptação ao sistema convencional de ensino.
“Muitas crianças e adolescentes vão à escola regular em um período e no outro vêm para cá, onde realizamos os atendimentos específicos. Damos todo o suporte necessário”, conta a diretora Célia Regina Monteiro. A Escola possui 12 professores e professoras especializados/as em educação para autistas e uma equipe multidisciplinar composta por 33 profissionais.
A estrutura da instituição cativou Rosana Massarelli. Após muitos problemas de adaptação da filha Fernanda, 17 anos, em escolas regulares, ela procurou ajuda e os resultados foram surpreendentes. “Minha filha não andava, nem falava. Hoje, é completamente diferente”, comemora a mãe. “Após quatro anos na Escola, Fernanda até conseguiu um emprego e trabalha como auxiliar de apoio à arte.”
Assim como a maior parte dos/as estudantes da instituição, Fernanda tem autismo. Diversas atividades são desenvolvidas para promover a socialização e aprendizagem de alunos/as com déficits na comunicação e interação social. Os/As estudantes participam de aulas de artes, educação ambiental, recreação, expressão corporal, teatro, dança, música e têm à disposição laboratórios de informática, brinquedoteca e jogoteca. Alguns equipamentos de alta tecnologia permitem experiências educacionais interativas e divertidas. “Eles/as adoram”, conta a professora Ana Paula Meneguini. “É gratificante poder ensinar e perceber o quanto a vida deles/as tem melhorado.”
O psicólogo da Escola, Leonardo Zanelli Pereti, explica que todas as atividades são desenvolvidas para ajudar na inserção dos/as alunos/as na sociedade: “Isso é muito importante, pois durante muito tempo o padrão foi tirar essas crianças e adolescentes do convívio social em função das dificuldades. Nós queremos o contrário! Trabalhamos para que a escola seja uma garantia de inclusão”.
Muitos/as estudantes aprenderam a ler, escrever e trabalhar com números, apresentando mudanças consistentes de comportamento e temperamento. “Nossa equipe prioriza a formação de vínculos, a afetividade e a delicadeza nas relações interpessoais - ferramentas de trabalho fundamentais para a conquista desses resultados”, ressalta a diretora Célia.
A instituição é administrada pela Associação Metodista de Ação Social (Amas) da Igreja Metodista de São Caetano do Sul. “Somos muito felizes com esse projeto bem-sucedido. É muito importante que a igreja desperte e se comprometa cada vez mais com questões sociais”, afirma o pastor Wagner dos Santos Ribeiro.
A presidente da Amas, Camila Paiva Garcia dos Santos, reforça o caráter confessional que a instituição mantém: “Todos os dias, são feitas devocionais com os/as estudantes para passar valores da Palavra de Deus. Queremos transmitir essa mensagem para eles/as e seus/suas familiares”.
HISTÓRIA
A Escola Metodista O Semeador nasceu em 1974, de um compromisso de fé da Igreja Metodista em São Caetano do Sul. Na época, Odete Filliettaz enfrentava dificuldades no cuidado de seus filhos Waldyr e Pierre, que, aos 18 e 15 anos de idade, já não eram assistidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae, que então só atendia pacientes de até 15 anos). Pierre, naquele momento, passava por um sério problema dentário e não havia quem o tratasse.
Por meio da Amas, os/as metodistas de São Caetano começaram a oferecer atendimento odontológico para outras crianças e adolescentes com deficiência. O trabalho cresceu e chamou a atenção da prefeitura da cidade, que doou um terreno em regime de comodato para a construção do prédio. Em 1987, a Escola Metodista O Semeador foi inaugurada no novo local, onde permanece até hoje.
Texto: Pr. Marcelo Ramiro - Editor EC
Fotos: Fábio Mendes
Tags: o semeador, ação social, Expositor Cristão
Posts relacionados
2021: Discípulas e Discípulos nos Caminhos da Missão anunciam as boas notícias da graça
Em 2021, a Igreja Metodista brasileira trabalhará o tema nacional "Discípulas e Discípulos nos caminhos da missão anunciam as boas notícias da graça". No ano de 2020, a Igreja foi desafiada a trabalhar o tema da "Vivem em Unidade", mesmo sendo surpreendida por um tempo em que se fez necessário o distanciamento social no Brasil e no mundo. Foi também nesse cenário, com templos temporariamente fechados, que as centenas de Igrejas Locais pelo país abraçaram o convite para permanecer anunciando a graça através dos mais diversos canais de comunicação, e o logotipo de 2021 faz menção à essa resiliência.
Expositor Cristão de março traz na capa a mobilização dos metodistas no combate ao mosquito Aedes aegypti
Os dados são alarmantes. O Ministério da Saúde investiga 3.448 casos suspeitos de microcefalia no Brasil até o fechamento desta edição. O último boletim foi divulgado no final de janeiro e aponta que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 estão ligados ao vírus zika. A Igreja está mobilizada. O Colégio Episcopal já se pronunciou ao orientar os membros para combater o mosquito Aedes aegypit. O Expositor Cristão foi atrás, ouviu especialistas, médicos/as, além da própria bispa Marisa de Freitas Ferreira, que, na função de médica, passou informações importantes sobre o cuidado que devemos ter. O bispo Roberto alertou para as diversas possibilidades de desenvolver a missão neste cenário que assusta todos/as nós.
Colégio Episcopal da Igreja Metodista se reúne em São Paulo! Veja os detalhes!
Bispa e bispos da Igreja Metodista se reúnem em São Paulo. Assuntos relacionados a vida e missão e projetos missionários estão sendo contemplados na pauta. Dentre eles, a recém-criada Angular Editora, que dará suporte para as publicações produzidas pela Igreja.
Mais de mil adolescentes metodistas se reúnem em Sumaré/SP na Juname 2015
Começa hoje (21) a Juvenília Nacional Metodista (Juname) na Estância Árvore da Vida, na cidade de Sumaré/SP. O tema do encontro é "No foco da tua luz, a minha vida se revela - JUNAME - Além do último ato". O evento é um marco na vida dos adolescentes da Igreja Metodista.