Publicado por Marcelo Ramiro em Destaques Nacionais - 01/07/2015
Expositor Cristão: Instituição Metodista é referência em educação especial
Aprendizado e lazer caminham de mãos dadas na Escola Metodista O Semeador, em São Caetano do Sul/SP. A instituição atende 110 estudantes com deficiências intelectuais, múltiplas deficiências e autismo, a partir dos três anos de idade. O projeto tornou-se uma referência na região, por oferecer educação especial e auxiliar no processo de adaptação ao sistema convencional de ensino.
“Muitas crianças e adolescentes vão à escola regular em um período e no outro vêm para cá, onde realizamos os atendimentos específicos. Damos todo o suporte necessário”, conta a diretora Célia Regina Monteiro. A Escola possui 12 professores e professoras especializados/as em educação para autistas e uma equipe multidisciplinar composta por 33 profissionais.
A estrutura da instituição cativou Rosana Massarelli. Após muitos problemas de adaptação da filha Fernanda, 17 anos, em escolas regulares, ela procurou ajuda e os resultados foram surpreendentes. “Minha filha não andava, nem falava. Hoje, é completamente diferente”, comemora a mãe. “Após quatro anos na Escola, Fernanda até conseguiu um emprego e trabalha como auxiliar de apoio à arte.”
Assim como a maior parte dos/as estudantes da instituição, Fernanda tem autismo. Diversas atividades são desenvolvidas para promover a socialização e aprendizagem de alunos/as com déficits na comunicação e interação social. Os/As estudantes participam de aulas de artes, educação ambiental, recreação, expressão corporal, teatro, dança, música e têm à disposição laboratórios de informática, brinquedoteca e jogoteca. Alguns equipamentos de alta tecnologia permitem experiências educacionais interativas e divertidas. “Eles/as adoram”, conta a professora Ana Paula Meneguini. “É gratificante poder ensinar e perceber o quanto a vida deles/as tem melhorado.”
O psicólogo da Escola, Leonardo Zanelli Pereti, explica que todas as atividades são desenvolvidas para ajudar na inserção dos/as alunos/as na sociedade: “Isso é muito importante, pois durante muito tempo o padrão foi tirar essas crianças e adolescentes do convívio social em função das dificuldades. Nós queremos o contrário! Trabalhamos para que a escola seja uma garantia de inclusão”.
Muitos/as estudantes aprenderam a ler, escrever e trabalhar com números, apresentando mudanças consistentes de comportamento e temperamento. “Nossa equipe prioriza a formação de vínculos, a afetividade e a delicadeza nas relações interpessoais - ferramentas de trabalho fundamentais para a conquista desses resultados”, ressalta a diretora Célia.
A instituição é administrada pela Associação Metodista de Ação Social (Amas) da Igreja Metodista de São Caetano do Sul. “Somos muito felizes com esse projeto bem-sucedido. É muito importante que a igreja desperte e se comprometa cada vez mais com questões sociais”, afirma o pastor Wagner dos Santos Ribeiro.
A presidente da Amas, Camila Paiva Garcia dos Santos, reforça o caráter confessional que a instituição mantém: “Todos os dias, são feitas devocionais com os/as estudantes para passar valores da Palavra de Deus. Queremos transmitir essa mensagem para eles/as e seus/suas familiares”.
HISTÓRIA
A Escola Metodista O Semeador nasceu em 1974, de um compromisso de fé da Igreja Metodista em São Caetano do Sul. Na época, Odete Filliettaz enfrentava dificuldades no cuidado de seus filhos Waldyr e Pierre, que, aos 18 e 15 anos de idade, já não eram assistidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae, que então só atendia pacientes de até 15 anos). Pierre, naquele momento, passava por um sério problema dentário e não havia quem o tratasse.
Por meio da Amas, os/as metodistas de São Caetano começaram a oferecer atendimento odontológico para outras crianças e adolescentes com deficiência. O trabalho cresceu e chamou a atenção da prefeitura da cidade, que doou um terreno em regime de comodato para a construção do prédio. Em 1987, a Escola Metodista O Semeador foi inaugurada no novo local, onde permanece até hoje.
Texto: Pr. Marcelo Ramiro - Editor EC
Fotos: Fábio Mendes
Tags: o semeador, ação social, Expositor Cristão
Posts relacionados
Metodistas Pela Vacina #MetodistasPelaVacina
O tema de 2021 da Igreja Metodista, Discípulas e Discípulos anunciam as boas notícias da graça, nos convida a partilhar informações e acontecimentos que refletem o amor e cuidado de Deus para com seus filhos e filhas. A campanha nacional "Metodistas Pela Vacina", é uma mobilização que permite que você mostre para igreja esse momento de esperança, que é a vacinação contra a Covid-19.
Lutero como tradutor
Estamos nos aproximando das comemorações do dia da Reforma. Tradicionalmente esta celebração tem sido relacionada com o dia em que Martin Lutero afixou no portão da Igreja de Wittemberg as suas 95 Teses, mas não se pode perder de vista que a Reforma é muito mais que isso.
Pessoas que trabalham com crianças se reúnem em evento nacional para capacitação
Até quem trabalha a mais de 30 anos com o ministério infantil na igreja local veio buscar capacitação. “Sempre participei dos encontros regionais, mas dessa vez meu desejo foi vir no encontro nacional em busca de aprimorar cada vez mais”, disse Sonia Regina Silveira da 1ª Região Eclesiástica.
Conapeu elege mesa representativa em reunião na Sede Nacional da Igreja Metodista. Veja os detalhes!
A reunião aconteceu dia 28 de abril na Sede Nacional da Igreja Metodista. Foram eleitas presidente, vice e secretária. Confira os detalhes!
Inscrições para o Treina Jovem 2015 estão abertas!
A imperdível capacitação nacional para líderes de jovens acontece de 4 a 6 de junho na cidade de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre.