Publicado por José Geraldo Magalhães em Colégio Episcopal, Entrevistas, Cogeam, Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mulheres, Discipulado, Pastoral do Combate ao Racismo, Social - 22/12/2015

Expositor Cristão de janeiro: Igreja Metodista reafirma o combate ao Racismo

Expositor Cristão já refletiu várias vezes sobre a diversidade, intolerância religiosa e racismo. O Colégio Episcopal fez vários pronunciamentos reafirmando a doutrina da Igreja Metodista combatendo essas chagas sociais que têm diminuído várias pessoas. 
 
Retomei o assunto nesta edição. A princípio, seria apenas sobre a chacina que ocorreu no Rio de Janeiro envolvendo cinco jovens que foram mortos por policiais, mas a pauta se ampliou. Parece que o assunto ainda não foi esgotado na vida de muitas pessoas. O caso mais recente de injúria racial ocorreu no 1º Concílio Regional da Sétima Região Eclesiástica, no início de dezembro, quando foi feita uma denúncia ao plenário. “Desbancamos o urubu”, disse a denunciante ao ouvir a expressão de um pastor sobre outro pastor após as eleições da lista tríplice.
 
Um fato isolado, mas que foi repudiado imediatamente por todos/as os/as conciliares e pelo presidente do conclave, bispo Paulo Lockmann, que nomeou uma Comissão para cuidar do caso. No mesmo dia, o  bispo Lockmann publicou um manifesto repudiando toda e qualquer ação discriminatória na vida da Igreja. O episódio ganhou uma repercussão negativa nas redes sociais rapidamente.
 
Quando será que as pessoas vão entender que a cor preta é apenas uma cor, assim como o branco, pardo, amarelo? A Igreja Metodista tem uma posição muito clara em relação ao amor ao próximo e à diversidade, seja ela qual for, de cor, sexo ou religião. Lembro-me das palavras do apóstolo Paulo quando escreveu aos Gálatas que “não há judeu nem grego, escravo ou livre, homem ou mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus”, ou ainda o próprio título desse editorial registrado em Romanos 12.5.
 
Ao retomar esse assunto procurei ouvir não somente as pessoas envolvidas no caso, mas também aquelas que são referência da Pastoral de Combate ao Racismo. É preciso reforçar quem, de fato, é o povo  chamado metodista, a identidade, ideologia e, sobretudo, nosso amor. Somos um em Cristo Jesus!
 
Pr. José Geraldo Magalhães
Editor
 
 
 
 
 

Tags: Expositor Cristão, Colégio Episcopal, Racismo, Concílios, Impeachment, SAF, Cogeam, Angular Editora, Pastoral, Palavra Episcopal, SBB,


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Nota de pesar: faleceu hoje o Bispo Stanley da Silva Moraes

Com pesar comunicamos o falecimento do Bispo Honorário da Igreja Metodista, Stanley da Silva Moraes, 73, hoje, 16 de novembro. Nos últimos dias, o Bispo tratava um quadro crítico de Covid-19, pneumonia e outras complicações devido ao rim transplantado em 2015.

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

A importância das vacinas

 Como metodistas temos um legado wesleyano ético de cuidado integral do ser humano. Wesley fazia uso de recursos médicos para ajudar as pessoas, em especial as menos favorecidas. Por isso recomendamos que todos e todas as metodistas recebam a vacina contra a COVID-19, bem como sejam instrumento de motivação para que toda a população brasileira seja imunizada.

Social, por José Geraldo Magalhães

Metodistas se mobilizam em Campanha Nacional de Doação de Sangue

A Campanha Nacional de Doação de Sangue realizada pela Igreja Metodista chega em sua 8ª Edição. Com o tema: "Um Doador de Sangue Salvou Minha Vida", todas as igrejas podem participar. Nos anos anteriores, normalmente o período era de março até setembro. A partir desse ano, não há uma data específica para você fazer sua doação. Vale para o ano inteiro. Basta você ou sua comunidade local ir até um Hemocentro de sua cidade e praticar esse ato de solidariedade.

Cogeam, Destaques Nacionais, Administração, por José Geraldo Magalhães

Confira as últimas decisões da Coordenação Geral de Ação Missionária

O órgão de Administração Superior da Igreja Metodista se reuniu pela segunda vez no último final de semana.