Publicado por Marcelo Ramiro em Expositor Cristão, Destaques Nacionais - 01/10/2015
Expositor Cristão de Outubro: Reformar para não Ruir
São quase 500 anos de Reforma Protestante. Mas será que as marcas do movimento permanecem vivas em nossas igrejas? Autoridade das Escrituras, justificação pela graça mediante a fé, centralidade de Cristo, sacerdócio de todos os crentes. Conceitos tão caros para os reformadores parecem diluir e não encontrar lugar no meio evangélico atual.
Basta analisarmos letras de músicas e pregações que expressam a necessidade do sacrifício e ofertas para alcançar as bênçãos divinas. Exatamente o que a Reforma contestou: a venda de indulgências. O sentido da salvação pela graça, que não pode ser comprada, recebe ainda mais valor para nós de tradição wesleyana.
Falar de sacerdócio universal de todos os crentes também é desafiador diante do crescente empoderamento da liderança clériga. Estabelecem grandes ícones evangélicos donos/as de igreja e ‘ai de quem tocar nos/as ungidos/as do Senhor’. A participação de muitos crentes se limita ao culto e a certas práticas do protocolo religioso.
A Reforma pontua que Cristo é o único mediador entre Deus e a humanidade. Porém a mensagem da cruz, frequentemente, é substituída por outros discursos, e Cristo acaba por ocupar um lugar secundário na vida de muitos/as que se dizem cristãos/ãs protestantes.
Encontramos dissonâncias também no item Autoridade das Escrituras. Leituras fundamentalistas e descontextualizadas da Bíblia fazem a igreja perder a capacidade de interagir com relevância na sociedade. A Palavra se renova, gera engajamento e ações concretas.
Ao considerar essas questões, preparamos esta edição do Expositor Cristão com reflexões especiais sobre o tema. Certamente você e sua comunidade local serão enriquecidos após a leitura. Amplie a discussão na Escola Dominical e nos grupos de discipulado! Propague este importante lema dos reformadores: igreja reformada, sempre se reformando. Boa leitura!
Pr. Marcelo Ramiro
Editor
Tags: Expositor Cristão; Outubro; Reforma Protestante;
Posts relacionados
Como transmitir seu culto ao vivo
Saiba como transmitir o culto da sua igreja ao vivo.
As orientações vão desde a possibilidade de transmitir usando apenas um celular e boa internet, até orientações técnicas para aperfeiçoar a qualidade das transmissões da sua comunidade de fé, usando programas e recursos acessíveis.
Nota oficial do Colégio Episcopal
Para os devidos fins de direito, informo que em 28 de dezembro de 2019, encerra -se a penalidade imposta por sentença da Comissão Geral de Constituição e Justiça (CGCJ) ao Revmo. Bispo Emanuel Adriano Siqueira da Silva.
Comissão Geral de Constituição e Justiça é empossada em SP
A Comissão Geral de Constituição e Justiça (CGCJ), eleita no 20ºConcílio Geral, foi empossada na manhã de hoje (6), na Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo. O ato de posse foi conduzido pelo Bispo Presidente do Colégio Episcopal, Adonias Pereira do Lago.
A reunião iniciou às 9h com o cântico do HE 140 seguido pela leitura do Salmo 19. O Bispo Adonias chamou à atenção para o “meditar e refletir” na Palavra de Deus à luz do versículo 14 do salmo lido. “Certamente, isso irá diminuir as demandas judiciais”, disse o Bispo.
Tristeza, desânimo e Orações para a Paz em sequência aos ataques em Paris
Lamentamos pelas 132 mulheres, homens e crianças que foram mortas e mais centenas que ficaram feridas nos ataques terroristas de Paris em 13 de novembro, em nome de uma ideologia extremista islâmica.
Câmara Nacional de Expansão Missionária da Igreja Metodista se reúne em São Paulo.
O objetivo da convocação é discutir e avaliar o avanço missionário da Igreja nos últimos anos e ações que estão sendo executadas nas regiões.
Lideranças das Igrejas Metodistas e Caribenhas se reúnem no México
Bispos, bispas e presidentes de igrejas metodistas da América Latina e Caribe (Ciemal) se reúnem em Puebla na Conferência Geral da Igreja Metodista do México. O encontro é marcado por um tempo de adoração com a participação efetiva da Igreja Metodista da Nova Aliança na cidade de Tijuana, Baja California. O evento com a delegação brasileira iniciou dia 3 e se estenderá até a próxima quinta-feira, 5 de junho.
Palavra Episcopal: Expositor Cristão para todos/as
Vivemos num tempo de grandes avanços nas formas de comunicação. Apesar da crença de que livros, revistas e jornais em papel acabariam, provavelmente essa realidade está longe de acontecer. Obviamente, ocorreu a diminuição de material impresso, devido aos desafios ecológicos e à possibilidade de termos o mesmo conteúdo eletronicamente ou em dispositivos de fácil manejo. fonte: Bispo Adonias Pereira do Lago
Filme NOÉ: crítica e reflexão
Fica claro que o filme não é fiel à narrativa bíblica de Noé. Todavia, também é muito claro que os diretores não possuem nenhum compromisso em expor as Escrituras com fidelidade