Publicado por Marcelo Ramiro em Expositor Cristão, Destaques Nacionais - 01/10/2015
Expositor Cristão de Outubro: Reformar para não Ruir
São quase 500 anos de Reforma Protestante. Mas será que as marcas do movimento permanecem vivas em nossas igrejas? Autoridade das Escrituras, justificação pela graça mediante a fé, centralidade de Cristo, sacerdócio de todos os crentes. Conceitos tão caros para os reformadores parecem diluir e não encontrar lugar no meio evangélico atual.
Basta analisarmos letras de músicas e pregações que expressam a necessidade do sacrifício e ofertas para alcançar as bênçãos divinas. Exatamente o que a Reforma contestou: a venda de indulgências. O sentido da salvação pela graça, que não pode ser comprada, recebe ainda mais valor para nós de tradição wesleyana.
Falar de sacerdócio universal de todos os crentes também é desafiador diante do crescente empoderamento da liderança clériga. Estabelecem grandes ícones evangélicos donos/as de igreja e ‘ai de quem tocar nos/as ungidos/as do Senhor’. A participação de muitos crentes se limita ao culto e a certas práticas do protocolo religioso.
A Reforma pontua que Cristo é o único mediador entre Deus e a humanidade. Porém a mensagem da cruz, frequentemente, é substituída por outros discursos, e Cristo acaba por ocupar um lugar secundário na vida de muitos/as que se dizem cristãos/ãs protestantes.
Encontramos dissonâncias também no item Autoridade das Escrituras. Leituras fundamentalistas e descontextualizadas da Bíblia fazem a igreja perder a capacidade de interagir com relevância na sociedade. A Palavra se renova, gera engajamento e ações concretas.
Ao considerar essas questões, preparamos esta edição do Expositor Cristão com reflexões especiais sobre o tema. Certamente você e sua comunidade local serão enriquecidos após a leitura. Amplie a discussão na Escola Dominical e nos grupos de discipulado! Propague este importante lema dos reformadores: igreja reformada, sempre se reformando. Boa leitura!
Pr. Marcelo Ramiro
Editor
Tags: Expositor Cristão; Outubro; Reforma Protestante;
Posts relacionados
Departamento Nacional de Trabalho com Crianças abre incrições para encontro nacional
O Departamento Nacional de Trabalho com Crianças da Igreja Metodista em parceria com a Faculdade de Teologia (Fateo) realizam o 23º Encontro Nacional de Pessoas que Trabalham com Crianças entre os dias 25 a 27 de setembro. O encontro será em São Bernardo do Campo nas depedendências da Fateo e as inscrições estão abertas até o dia 15 de setembro.
Lideranças das Igrejas Metodistas e Caribenhas se reúnem no México
Bispos, bispas e presidentes de igrejas metodistas da América Latina e Caribe (Ciemal) se reúnem em Puebla na Conferência Geral da Igreja Metodista do México. O encontro é marcado por um tempo de adoração com a participação efetiva da Igreja Metodista da Nova Aliança na cidade de Tijuana, Baja California. O evento com a delegação brasileira iniciou dia 3 e se estenderá até a próxima quinta-feira, 5 de junho.
Expositor Cristão terá 30 mil exemplares em junho
Jornal também vai ganhar novo visual e melhor distribuição pelo Brasil