Publicado por Marcelo Ramiro em Expositor Cristão, Destaques Nacionais - 01/10/2015

Expositor Cristão de Outubro: Reformar para não Ruir

São quase 500 anos de Reforma Protestante. Mas será que as marcas do movimento permanecem vivas em nossas igrejas? Autoridade das Escrituras, justificação pela graça mediante a fé, centralidade de Cristo, sacerdócio de todos os crentes. Conceitos tão caros para os reformadores parecem diluir e não encontrar lugar no meio evangélico atual.
 
Basta analisarmos letras de músicas e pregações que expressam a necessidade do sacrifício e ofertas para alcançar as bênçãos divinas. Exatamente o que a Reforma contestou: a venda de indulgências. O sentido da salvação pela graça, que não pode ser comprada, recebe ainda mais valor para nós de tradição wesleyana.
 
Falar de sacerdócio universal de todos os crentes também é desafiador diante do crescente empoderamento da liderança clériga. Estabelecem grandes ícones evangélicos donos/as de igreja e ‘ai de quem tocar nos/as ungidos/as do Senhor’. A participação de muitos crentes se limita ao culto e a certas práticas do protocolo religioso.
 
A Reforma pontua que Cristo é o único mediador entre Deus e a humanidade. Porém a mensagem da cruz, frequentemente, é substituída por outros discursos, e Cristo acaba por ocupar um lugar secundário na vida de muitos/as que se dizem cristãos/ãs protestantes. 
 
Encontramos dissonâncias também no item Autoridade das Escrituras. Leituras fundamentalistas e descontextualizadas da Bíblia fazem a igreja perder a capacidade de interagir com relevância na sociedade. A Palavra se renova, gera engajamento e ações concretas.
 
Ao considerar essas questões, preparamos esta edição do Expositor Cristão com reflexões especiais sobre o tema. Certamente você e sua comunidade local serão enriquecidos após a leitura. Amplie a discussão na Escola Dominical e nos grupos de discipulado! Propague este importante lema dos reformadores: igreja reformada, sempre se reformando. Boa leitura! 
 
Pr. Marcelo Ramiro
Editor
 
 

 

DOWNLOAD GRÁTIS (PDF)
 

EDIÇÕES ANTERIORES

 


Leia On-line! Para uma leitura ainda melhor no tablet e smartphone baixe o App AndroidiOS.

 

 

 


Tags: Expositor Cristão; Outubro; Reforma Protestante;


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

A Reforma Protestante hoje: entre inovação e descarrilhamentos

Livre interpretação das Escrituras, justificação pela fé somente, sacerdócio universal de todos/as os/as crentes. São esses os principais pilares da Reforma Protestante histórica, que redesenharam o todo da fé cristã, cobrindo da doutrina à experiência, do culto à linguagem, do estilo às estéticas, dos significados às práticas. Sobrou alguma coisa? Muito, mas também pouco!

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

A 8ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista está oficialmente instalada!

O ato conciliar administrativo ocorreu no dia 22 de agosto, em Brasília/DF, e contou com a presença de lideranças regionais leigas e clérigas. Fazem parte da nova região seis Distritos: Distrito Federal Norte, Distrito Federal Sul, GO I, GO II, Mato Grosso e Tocantins. Veja os detalhes!