Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão, Mídia - 31/10/2014

Expositor Cristão de Novembro: Meios da Graça de Deus

Grupos afirmam que a Bíblia não aborda especificamente o batismo de crianças. Por isso, o tema ganhou diferentes interpretações teológicas e coleciona debates calorosos ao longo da história do cristianismo.

Para a Igreja Metodista o batismo infantil é legítimo. Deve ser incentivado nas igrejas e ser realizado com responsabilidade e comprometimento. “Que direito nós, os adultos, temos de impedir o acesso de uma criança ao batismo, quando Jesus a declara como membro natural do Reino de Deus?”, questiona a Carta Pastoral do Colégio Episcopal sobre os sacramentos.

O batismo marca o início da vida de comunhão da criança com Deus. “Significa que o Senhor está dando o primeiro passo em direção a ela para nutri-la e salvá-la”, complementa o documento publicado em 2001.

Da mesma forma, práticas litúrgicas cristãs divergem quando o assunto é Ceia do Senhor para crianças. Algumas denominações não autorizam. Nós, metodistas, recomendamos que elas participem preferencialmente com seus pais, ou responsáveis, depois de terem sido orientadas sobre o significado.

A participação das crianças aos sacramentos é apenas um exemplo. A lista de divergências é extensa. No entanto, a compreensão wesleyana da graça torna a prática dos sacramentos mais acolhedora, pedagógica e combate a cultura do mérito nas igrejas.

Em seu sermão intitulado Meios de Graça, John Wesley anuncia que não há no ser humano nada que o habilite a participar dos atos em questão. “Não há, outrossim, nenhum mérito; nada que intrinsecamente agrade a Deus; nada que faça merecer qualquer favor das suas mãos”.

Precisamos redescobrir o valor da graça e anunciar que o mérito é inteiramente de Cristo. Assim, não cabe a Igreja impor objeções e até mesmo proibir a participação aos meios da graça. Esta edição do Expositor Cristão quer ajudar você e sua comunidade local a pensar sobre este tema. Leia, reflita e amplie a discussão na Escola Dominical e nos grupos pequenos!

O livro de Efésios 2.8-9 anuncia a salvação como obra desta graça, não por meio da ação humana para que ninguém se glorie. Vivencie a graça de Deus de uma maneira nova por meio do Batismo e da Ceia do Senhor daqui em diante! Boa leitura!

Marcelo Ramiro
Editor

 
 

 

EDIÇÕES ANTERIORES

 

Leia online

 

Tags: expositor-cristao-2014


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de fevereiro: ansiedade

São várias as pesquisas sobre o tema da ansiedade. Uma delas aponta a ansiedade ligada à depressão na gestação. Duas pesquisadoras da Universidade Metodista de São Paulo analisaram 41 artigos, nacionais e internacionais, publicados entre 2010 e 2016, em revistas renomadas de artigos científicos, para verificar os fatores de risco para ansiedade e depressão na gestação. Baixe a edição de fevereiro gratuitamente. 

Geral, Mídia, Vídeos, por José Geraldo Magalhães

no Cenáculo, Expositor Cristão, Mídia, por José Geraldo Magalhães

O lugar onde o mundo se reúne para orar

Filha de pastor e vocacionada aos dez anos de idade para a obra missionária, a editora mundial do The Upper Room, Sarah Wilke, visitou o Brasil para participar das homenagens dos 75 anos da publicação em língua portuguesa — o no Cenáculo. Alegre com as comemorações, ela conversou com o Expositor Cristão e falou sobre os planos do devocionário para o futuro. fonte: José Geraldo Magalhães / 

Expositor Cristão, Jovens, Mídia, Geral, por José Geraldo Magalhães

Igreja em Campo na Copa

A Copa do Mundo no Brasil é esperada pelas pessoas que querem que o evento seja um sucesso, uma festa, que seja uma alegria para a nação, mas também, é aguardada pelas pessoas que querem aproveitar para fazer os manifestos, pelas que querem que o mundo realmente veja a realidade do país... http://metodista.org.br/tudo-novo-no-expositor-cristao-de-junho

Mídia, por José Geraldo Magalhães