Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão, Mídia - 30/12/2014
Expositor Cristão de Janeiro: Poder da Oração
Oração confronta a natureza humana. Em nossa sociedade, somos ensinados/as a acreditar em nós mesmos/as, a adquirir confiança, autonomia e independência em todas as áreas da vida. Evidentemente, estas são características importantes na construção da cidadania. Porém, se tais atributos gerarem autossuficiência, a oração será sempre uma interrupção incômoda e desnecessária.
Quando é difícil encaixar a oração na agenda e resolver do nosso jeito parece ser a melhor opção, precisamos rever nossa vida cristã. Em geral, só nos lembraremos deste recurso ao enfrentar tragédias, provações, derrotas, sofrimento e adversidades. Quando Jesus ensinou seus/as seguidores/as a orar, propôs um caminho mais amplo: de intimidade, confiança e relacionamento pessoal com o Pai.
Por isso, quando oramos, nos opomos a orgulhosa natureza humana. Somos desafiados/as a confiar na provisão e na suficiência de Deus em todo o tempo. O apóstolo Paulo nos ensina: “não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus” (Fp 4.6-7).
Por meio da oração recebemos a paz de Deus. Paz, costuma faltar para pessoas autossuficientes, preocupadas com o que vão fazer e como vão resolver. Orar nos faz conhecer o poder divino, que transforma circunstâncias, relacionamentos, remove dificuldades e obstáculos. Como se diz: quando trabalhamos, nós trabalhamos, mas quando oramos, Deus trabalha.
Começamos o ano de 2015 ressaltando a importância da oração. Nesta época, estabelecemos planos, metas e traçamos objetivos. As igrejas aprovam planejamentos, agendas e definem uma série de atividades. É tempo de rejeitar o sentimento de autossuficiência, colocar em oração todos os projetos e lembrar das palavras de Jesus: “porque sem mim nada podeis fazer” (Jo 15.5b).
Nesta primeira edição de 2015, o Expositor Cristão convida você e sua igreja a estudar sobre o tema oração. Nosso desejo é que as próximas páginas sejam inspiradoras e auxiliem nesta caminhada. Não deixe de distribuir o nosso jornal em sua comunidade de fé. Divulgue o informativo oficial da Igreja Metodista que está fazendo aniversário este mês – 129 anos de história, tradição e credibilidade. Contamos com você! Deus abençoe e boa leitura.
Marcelo Ramiro
Editor
Leia online
Tags: Expositor Cristão, oração, Igreja Metodista, Janeiro, 2015, jornal, intercessão
Posts relacionados
EC de junho: 21º Concílio Geral
Esta é a última edição antes do Concílio Geral, a ser realizado no início de julho em Sorocaba. Será um tempo de decisões, eleições, estratégias missionárias e debates sobre diversos assuntos. Nesta edição procuramos trazer um pouco mais sobre o 21º Concílio Geral. Algumas propostas que devem ser discutidas, por exemplo, uma reforma da Associação da Igreja Metodista, os/as candidatos ao ministério episcopal, estatística. A Igreja Metodista avançou ou cresceu nos últimos anos?
Expositor Cristão: como fazer missão no universo virtual?
Surfar nas ondas da internet possibilita inúmeras formas de comunicar o Evangelho. Mas até que ponto a Igreja aproveita as ferramentas virtuais para cumprir a missão? Quais são os perigos?
Expositor Cristão: confira todos os detalhes da Juname 2015
Cerca de mil adolescentes metodistas se encontram em Sumaré/SP e promovem um dos maiores eventos da Igreja Metodista. Confira todos os detalhes da Juname 2015!
O que é Plantação de Igrejas?
Um dos grandes desafios e temas do tempo presente é a Plantação de Igrejas. Para isso, tem se percebido alguns movimentos no Brasil e mundo que têm buscado discernir esse conceito da melhor maneira. Em suma, a Plantação de Igrejas se constitui num processo de multiplicação de cristãos/ãs através do evangelismo e discipulado. continue lendo!
Saiba como foi a conferência da Associação Internacional de Escolas, Faculdades e Universidades Metodistas
O evento todo girou em torno do tema “Paz, Reconciliação e Direitos Humanos – Promovendo educação para a paz nas novas gerações de líderes globais”