Publicado por José Geraldo Magalhães em Destaques Nacionais, Mídia, Expositor Cristão - 28/01/2015

Expositor Cristão: confira todos os detalhes da Juname 2015

Lembro-me da primeira Juname que participei, no Sesc Grussaí/RJ no ano 2000. O tema do encontro “Cumpra em mim os teus planos”, marcou minha adolescência. Foi inesquecível conhecer juvenis metodistas de várias partes do Brasil e presenciar a unidade em meio à tanta diversidade. Esta é uma das maiores riquezas da nossa Igreja Metodista.

Quinze anos depois, tive o privilégio de acompanhar mais uma edição da Juname. Evento que reuniu cerca de mil adolescentes em Sumaré/SP e proporcionou cenas espetaculares: juvenis sendo impactados/as por Deus e saindo das “quatro paredes” para anunciar Jesus. Uma multidão marchou pelas ruas da cidade, cantou e dançou com alegria contagiante em uma praça.

A Juname sempre nos mostra como é importante investir nos/as adolescentes! Eles/as vivenciam um período marcado por diversas transformações corporais, hormonais e até mesmo comportamentais. São pressionados/as a tomar decisões em relação ao futuro, a assumir responsabilidades e estão sujeitos/as a propostas enganosas diariamente. Sem o auxílio devido da família, escola e também da igreja, muitos/as experimentam as drogas, o sexo antes da hora e a violência.

No Brasil, a gravidez precoce tem se transformado em problema de saúde pública. O país registra anualmente o nascimento de 300 mil crianças que são filhos/as de mães adolescentes. Há sérios problemas ainda em relação à educação. De cada 100 estudantes que entram no ensino fundamental, 59 terminam e apenas 40 concluem o ensino médio.

A depressão é a principal causa de doença entre os/as adolescentes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e os três principais motivos de morte, nesta faixa etária, são os acidentes de trânsito, a aids e o suicídio.

Jesus nos desafia a sair das “quatro paredes”, a ser sal e luz, para alterar essas e outras estatísticas. Por isso, nossas igrejas devem estar mobilizadas em atrair e cuidar dos/as adolescentes. Eles/as devem receber atenção e cuidado para construirmos um futuro melhor e para que muitas outras Juname’s sejam realizadas.

Que este Expositor Cristão inspire você e sua comunidade de fé neste propósito. Deus abençoe sua vida! Boa leitura.

 

 

Pr. Marcelo Ramiro
Editor

                       

 
 
 
 

Leia online

 

 

Tags: Expositor Cristão, juname, Igreja Metodista, Fevereiro, 2015, juvenis


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de janeiro anuncia as boas notícias da graça

Em 2021, o tema da Igreja Metodista é Discípulas e discípulos nos caminhos da missão anunciam as boas notícias da graça, fechando assim o quinquênio definido no último Concílio Geral, realizado em 2016. Anunciar a graça de Deus não é só um mandamento, é mais que isso, é uma dádiva de Deus, conforme encontramos no texto de Isaías 52.7. Anunciar as boas-novas tem a ver com o viver debaixo da graça de Deus.

Expositor Cristão, por Sara de Paula

Pastoral | Baixe o Expositor Cristão de setembro

Baixe a edição de setembro do Jornal EC. "Esperamos que esta edição contribua com seu crescimento espiritual e que em breve você possa se reunir com seus irmãos e irmãs em sua comunidade local, caso ainda não o faça devido à Covid-19 e ao distanciamento e isolamento social."

Expositor Cristão, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão, Mídia, por Herbert

Confira como foi o Seminário Mundial de Evangelismo Metodista

A alegria contagiante, a hospitalidade calorosa, o fervor missionário fortalecido a cada encontro, plenária, conversa. Foi nesse clima que ocorreu o Seminário Mundial de Evangelismo Metodista, de 6 a 12 de agosto, em Recife/PE.

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Palavra Episcopal: Expositor Cristão para todos/as

Vivemos num tempo de grandes avanços nas formas de comunicação. Apesar da crença de que livros, revistas e jornais em papel acabariam, provavelmente essa realidade está longe de acontecer. Obviamente, ocorreu a diminuição de material impresso, devido aos desafios ecológicos e à possibilidade de termos o mesmo conteúdo eletronicamente ou em dispositivos de fácil manejo. fonte: Bispo Adonias Pereira do Lago