Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mídia - 30/04/2015

Expositor Cristão aborda o valor da família diante das mudanças sociais


Famílias clássicas com pai, mãe e filhos/as já não são maioria no Brasil. Dados do último censo do IBGE (2010), mostram que as novas configurações familiares estão em 50,1% dos lares brasileiros. Trata-se de quase 29 mil domicílios com composições diversas: casais sem filhos/as, pais ou mães solteiros/as, netos/as criados/as por avós e pessoas morando sozinhas.

 

Compreender as novas dinâmicas sociais é uma condição fundamental para a Igreja ser relevante hoje no cumprimento da missão. A maioria de nossas comunidades já acolhe famílias que não se enquadram no modelo clássico. Casos assim devem crescer com o passar dos anos, exigindo cada vez mais prudência e preparo do corpo pastoral e dos membros.

 

A família está no centro do projeto original de Deus para a humanidade. No ambiente familiar, são construídas as bases do caráter humano. São transmitidos princípios de honestidade, justiça, alteridade, solidariedade e amor. Os novos arranjos familiares chamam a Igreja para uma reflexão e ressaltam a necessidade de investimentos nessa área.

 

É cada vez mais importante criar ministérios específicos na igreja local voltados para a família. Capacitar pessoas e promover espaços de reflexão e ministração sobre educação de filhos/as, namoro, casamento, finanças, cuidado com a terceira idade e outros temas. A igreja deve ser um espaço terapêutico e educativo para a família. Ao investir em famílias fortes, são geradas Igrejas fortes que fazem a diferença na sociedade. Que o Expositor Cristão seja um instrumento de Deus para ajudar você e sua comunidade de fé a cuidarem e valorizarem ainda mais a família. Que juntos, possamos dizer: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24.15b).

 

Deus abençoe sua vida e família. Boa leitura!

 

Pr. Marcelo Ramiro
Editor


 

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD EM PDF

 

EDIÇÕES ANTERIORES

 

 

Recado do Bispo Luiz Vergílio:

 

Leia on-line:


 
 

Tags: Expositor Cristão, Igreja Metodista, Família, Maio, 2015


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de novembro: tempo de agradecer!

Novembro nos remete ao Dia Nacional de Ação de Graças. Certamente temos motivos para agradecer. Saber ser grato/a por benefícios recebidos é atitude de grandeza humana. Devemos ser gratos/as a todos/as que nos fazem bem. O tesouro mais precioso que recebemos é a vida e os benefícios que a natureza nos dá. Deus é bom.

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Igreja Metodista brasileira se solidariza com irmãos e irmãs da América Central, vítimas do furacão Eta

Nós, da Igreja Metodista no Brasil, nos solidarizamos com a população de vários locais na América Central, que têm sido atingida desde segunda-feira, dia 2 de novembro, pelo Furacão Eta. Entre os países atingidos estão Guatemala, Nicarágua, Honduras e região do Caribe, todos com presença metodista. Segundo Ministério Globais, agência missionária mundial da IM, já há relatos de famílias metodistas que foram evacuadas, incluindo famílias pastorais, especialmente na região de São Pedro de Sula, em Honduras. O ciclone atinge também Panamá e Costa Rica. Saiba como doar.

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Bíblia de Estudo John Wesley é lançada em português pela SBB

A Bíblia de Estudo John Wesley é lançada em português pela SBB. A publicação é fruto de uma parceria entre a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e Centro de Estudos Wesleyanos, da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, a Fateo. A publicação será lançada oficialmente em 24 de maio, mas já está disponível para pré-venda na Angular Editora. Confira.  

Expositor Cristão, por Sara de Paula

Conselho Metodista Mundial é recebido para reunião com Papa Francisco

Comissão teológica formada por católicos e metodistas atua há cinquenta anos

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Palavra Episcopal: Expositor Cristão para todos/as

Vivemos num tempo de grandes avanços nas formas de comunicação. Apesar da crença de que livros, revistas e jornais em papel acabariam, provavelmente essa realidade está longe de acontecer. Obviamente, ocorreu a diminuição de material impresso, devido aos desafios ecológicos e à possibilidade de termos o mesmo conteúdo eletronicamente ou em dispositivos de fácil manejo. fonte: Bispo Adonias Pereira do Lago