Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mídia - 27/02/2015

Expositor Cristão aborda o tema: vocação pastoral

Para John Wesley, fundador do movimento metodista, sem chamado não há ministério pastoral eficaz. É preciso ter qualidades intelectuais e espirituais consistentes para ser aprovado. Sem estes requisitos a pessoa pode ter sucesso em várias profissões, menos em estar à frente de uma igreja pastoreando o povo de Deus.

Antes de aceitar o serviço de novos pregadores, Wesley questionava se possuíam graça, dons e frutos. Uma vez aprovados, eram testados pela prática da pregação e iniciavam uma educação teológica criteriosa e profunda. “Se nós devemos vigiar a Igreja de Deus, que foi comprada com seu próprio sangue, que tipo de homens e mulheres devemos ser?”. A indagação de John Wesley, em 1756, permanece atual.

A necessidade do comissionamento divino e preparo é indiscutível. No Discurso ao Clero, Wesley alerta que por falta de vocação, “existem ministros grosseiros, abatidos, estúpidos, sem vida, sem espírito, sem prontidão de pensamento, que são consequentemente, a zombaria de todo tolo atrevido”. O que diria o líder do movimento metodista nos dias de hoje?

O ofício pastoral tem tido a excelência confrontada. Escândalos, denúncias e crises ministeriais constrangem comunidades e maculam o testemunho da igreja na sociedade. A clareza do chamado pastoral e a preparação devida são necessidades urgentes da Igreja evangélica brasileira.

Como metodistas, somos historicamente criteriosos/as e modelo de preparo ao ministério pastoral. No entanto, diversos questionamentos precisam ser feitos. O Expositor Cristão deste mês sugere alguns temas para reflexão: como se dá o chamado ao ministério pastoral? Como nossa Igreja tem preparado novos/as obreiros/as? Qual o papel do/a leigo/a que assume funções pastorais?

Desejamos que você e sua comunidade local possam ser edificados/as ao meditar sobre o assunto. Não podemos esquecer que, na Igreja Metodista, o exercício do ministério pastoral é fruto de um dom dado por Deus com o aval da Igreja, que tem o papel de capacitar, avaliar, ordenar, consagrar e dar o mandato. É a Igreja que vê e testifica os sinais da vocação.

Deus nos abençoe e boa leitura!

Pr. Marcelo Ramiro
Editor

 

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD EM PDF

 

EDIÇÕES ANTERIORES

 

Leia online:

 

Tags: expositor cristão, vocação pastoral, Igreja Metodista


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

Jornal Expositor Cristão de novembro: fé que rompe barreiras

Nesta edição, trouxemos alguns relatos mais próximos de nós de alguns/as metodistas que puderam exercer sua fé em Deus e superar os desafios que a vida nos impõe. Esses relatos chegaram até nós por e-mail. Percebemos como a fé pode superar barreiras, pode mudar uma realidade que parece tão distante de nós.

Expositor Cristão, por Sara de Paula

[EC] Webinar do Metodismo Mundial

O webinar será realizado nos sábados do mês de agosto, dias 1º, 8, 15, 22 e 29, pela manhã, das 8h30 às 12h, e contará com palestras, diálogos e painéis, além de uma sessão especial opcional das 19h às 20h30 (horário de São Paulo, Brasil). As sessões ocorrerão através da plataforma de videoconferência Zoom.

Destaques Nacionais, Pastoral Indigenista, por Sara de Paula

Abril: mês dos Povos Indígenas

No dia 19 comemora-se o Dia Nacional dos Povos Indígenas

Expositor Cristão, Jovens, Mídia, Missionária, Geral, por José Geraldo Magalhães

Juventude mobilizada na Copa do Mundo

A Copa do Mundo vai trazer ao Brasil 600 mil turistas de acordo com o Governo Federal. Tantos visitantes trazem a tona gargalos como mobilidade, atuação dos órgãos públicos, limpeza e segurança. Desafios logísticos à parte, a presença de estrangeiros/as é também uma grande oportunidade evangelística. fonte: Marcelo Ramiro /  foto: José Geraldo Magalhães