Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013
Evangelismo no Pan
Atividades cristãs durante os jogos resultaram em muitas vidas para Jesus
Grupo de Teatro Kolaias, de Cabo Frio |
Uma grande mobilização aconteceu nas igrejas do estado do Rio de Janeiro durante a realização dos Jogos Pan-americanos. Foram realizados vários projetos evangelísticos, a fim de alcançar os 5.500 atletas que vieram de 42 países competir em 28 modalidades de esportes, além de 500 mil espectadores. O Projeto Mais que Ouro usou a linguagem universal do esporte para proclamar o Evangelho através de famosos esportistas, competidores amadores, pastores, intercessores e missionários. |
O trabalho contou com 2,5 mil voluntários formando um grande grupo interdenominacional. Dezenas de igrejas batistas, presbiterianas, metodistas, assembleianas, quadrangulares e metodistas se envolveram com evangelismo pessoal nos locais de competição. Quem não esteve diretamente envolvido nos lugares dos jogos pôde interceder.
Nas igrejas metodistas o projeto foi coordenado pelo pastor Carlos Henrique Onofre que colocou em prática o relógio de oração. Boletins com a listagem dos assuntos que precisavam de intercessão eram enviados por e-mail às pessoas envolvidas, com o apoio do Ministério de Voluntários em Missões.
Momentos marcantes - Depois de evangelizar e soltar milhares de balões com o tema "Integração", em um ato profético que demonstrava o amor do povo de Deus aos espectadores, às autoridades e à população brasileira, cerca de seis mil cristãos, sendo 1.200 só do projeto Mais que Ouro, deram um grande abraço ao estádio do Maracanã na abertura dos Jogos Pan-americanos. Também estavam presentes missionários da Jocum (Jovens com um propósito) e os Judeus por Jesus.
Da Igreja Metodista Central em Cabo Frio esteve presente o grupo de teatro Kolaìas, que significa "Voz do Senhor". Há 10 anos o grupo trabalha com artes cênicas atuando com a comunidade terapêutica S.O.S Vida, com ênfase em prevenção ao uso de drogas. No Pan, eles utilizaram ferramentas como coreografias e pantomima para pregar o evangelho. A Pantomima é um teatro gestual que faz o menor uso possível de palavras e enfatiza os gestos, narrando a história com o corpo. Na marcação da música que é tocada o ator se movimenta e se expressa.
O grupo também realizou evangelismo pessoal e apresentações de circo e peças no calçadão de Copacabana, ao lado de membros da Igreja Metodista do Catete, da Tijuca e de Vila Isabel. "Uma boa experiência foi a da primeira semana em que uma espírita se converteu para o evangelho de Cristo. Ela assistiu as apresentações de circo e peças e depois uma irmã da Igreja do Catete esteve conversando com ela e então ela resolveu receber uma oração e aceitar a Jesus como único Salvador", lembra Rodrigo, líder do grupo Kolaías.
"Todo esforço valeu a pena, visto termos notícias de muitas pessoas que tomaram uma decisão por Jesus. Os voluntários do projeto estiveram em diferentes locais públicos apresentando atividades artísticas e esportivas, obtendo muitas vitórias que alegraram o coração da igreja e, cremos, o coração de Deus", conta Rodrigo. Para o grupo do teatro, realizar este trabalho foi uma caminhada de fé e confiança no Senhor. "É muito prazeroso poder pregar a palavra de Deus, independente de quem seja ou para quem seja, mas de uma forma bem criativa e cheia de arte, principalmente em um evento como este, que tivemos a oportunidade de receber pessoas de outros países. É o Senhor cumprindo a Sua Palavra, nos dando as nações por herança", conclui Rodrigo em nome de sua equipe.
Jurema Silveira de Freitas, coordenadora do Ministério de Evangelização e Missão da Igreja de Vila Isabel, que também participou da evangelização em Copacabana, de 9:30h às 14hs, considerou a experiência tremenda. Segundo ela, o trabalho foi muito bem aceito pelo povo, que compreendeu a presença dos cristãos no PAN. " O nosso intuito foi levarJesus à vida de cada um", resume.
E este não é um caso isolado. Centenas de voluntários de muitas partes do Brasil e das Américas, crianças, adolescentes e adultos se colocaram a disposição para difundir a palavra do Senhor. Muitos dedicaram seus períodos de férias escolares para a realização deste projeto.
Dentro da Vila Pan-Americana 12 capelães se prontificaram e fizeram plantão atendendo centenas de atletas brasileiros e estrangeiros, dezenas de esportistas, de artistas, recreadores com Kid's Games, e centenas de evangelistas nas ruas e estádios. Já nos postos da RioTur ficaram mais de 50 voluntários do Centro de Informação, entre eles intérpretes e guias turísticos.
Polyanna Spínola