Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

evangélicos e mídia

SÂO PAULO, Brasil, Janeiro 18, 2007

Domingo é "Dia do Senhor" e também de leitura de jornal. A tese é do publicitário Marcos Berger, ao defender, em monografia, a introdução de caderno especial em jornais voltado ao público evangélico.

"O meio jornal tem ignorado um público de alto potencial de crescimento e se voltado para segmentos muito menos expressivos", definiu Berger no trabalho acadêmico sob o título "Jesus Cristo superstar". Hoje, os evangélicos somam 16% da população brasileira, o equivalente a 28 milhões de fiéis.

A continuar o êxodo religioso no atual ritmo, em 2050 o Brasil terá 238,1 milhões de habitantes, a metade evangélica. Embora os evangélicos representem um rebanho em crescimento, ele é, ao mesmo tempo, pulverizado em milhares de pequenas comunidades.

O publicitário alertou, pois, que um jornal voltado a esse segmento não pode construir sua linha editorial tendo em vista apenas uma denominação. Destacou, no entanto, a existência de um nicho no mercado editorial, lembrando que evangélicos são incentivados a lerem a Bíblia e notícias, tanto nacionais como internacionais, para se inteirar dos acontecimentos e dirigir suas orações.

Do total da população brasileira, 22% são analfabetos, mencionou o publicitário, percentual que cai para 9,5% entre os evangélicos. A média de leitura dos evangélicos brasileiros é de seis livros por ano, o dobro da média nacional.

Berger recorreu à pesquisa do Ibope para reportar-se ao perfil do leitor evangélico: preocupado com a sua aparência, ligado em moda e estilo, que procura estar atualizado em termos de tecnologia. Trata-se de um consumidor equilibrado, que consulta a família antes de comprar, que gosta de viajar.

Pouco mais de um terço dos evangélicos pertencem às classes A e B. Todos esses foram argumentos levantados pelo publicitário na monografia na qual defendeu a introdução de caderno voltado aos evangélicos nos jornais. A monografia foi vencedora, no ano passado, do 7. Prêmio de Mídia do Estado de São Paulo.


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães