Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013
Esquivel
Metodista sedia Conferência Internacional sobre Mídia, Religião e Cultura

Enquanto prosseguiam os Jogos Olímpicos em Pequim, na Universidade Metodista de São Paulo 200 pesquisadores representando 26 países realizavam "olimpíadas pela paz" , entre os dias 11 e 14 de agosto. A comparação, que arrancou aplausos dos participantes da 6ª Conferência Mídia, Religião e Cultura, foi feita por um convidado muito especial:
Adolfo Pérez Esquivel, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1980, ao fazer a abertura da conferência dedicada a buscar, no diálogo religioso, a construção de caminhos para a paz.
Além de sete painéis temáticos, realizados nos períodos da manhã e da noite, foram realizados várias "mini-palestras" no período da tarde, com a participação de pesquisadores(as) de mais de 80 instituições de ensino. Foram apresentados estudos sobre a influência do Estado e do mercado de mídia na religião e cultura; sobre diversidade, gênero e exclusão; novas tecnologias e perspectivas para o futuro, dentre a grande variedade de temas.
Magali do Nascimento Cunha, diretora da Conferência e professora na Faculdade de Teologia da Umesp, destaca que essa foi a primeira vez que o evento ocorreu em solo latino-americano. Organizado pela Comissão Internacional sobre Meios, Religião e Cultura, a conferência teve o apoio da Associação Mundial para a Comunicação Cristã (WACC, da sigla em inglês) e da Cátedra Unesco/Metodista de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. "Em um mundo onde religião é utilizada para justificar violência e injustiça e para promover paz com justiça, estudar a interface entre a mídia, religião e cultura é, literalmente, uma questão de vida ou morte", declarou Dennis Smith, ex-presidente da WACC e um dos conferencistas. Para o professor Esquivel, paz não é ausência de conflitos, mas o exercício da tolerância e do diálogo, papel que os comunicadores cristãos(ãs) são chamados(as) a desempenhar.
Posts relacionados
Geral, por Sara de Paula
Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanlmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha, lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b). Confira os pedidos dessa semana.
Geral, por José Geraldo Magalhães
Geral, por José Geraldo Magalhães
Geral, por José Geraldo Magalhães
Geral, por José Geraldo Magalhães
Geral, por José Geraldo Magalhães
Geral, por José Geraldo Magalhães
Geral, por José Geraldo Magalhães
Geral, por José Geraldo Magalhães