Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2012

Equipe do Sombra e Água Fresca realiza capacitação em Moçambique

“e sereis Minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.”  Atos 1.8b

Integrantes da equipe nacional do projeto SAF - Sombra e Água Fresca, da Igreja Metodista, estiveram em Moçambique no final de agosto. O objetivo da viagem foi desenvolver dois encontros de capacitação e treinamento  para educadores e líderes da Igreja Metodista Moçambicana. Duas cidades foram visitadas, Maputo e Chicute. A missão durou 13 dias.


ÁLBUM DE FOTOS

 

 

 ÁLBUM DE FOTOS

 

Os integrantes do SAF relataram o roteiro da missão que você lê logo abaixo:

"Atendendo ao convite da Igreja Metodista Unida de Moçambique  que visa  desenvolver  um projeto nacional de apoio à criança e ao adolescente daquele país, quatro integrantes da  Equipe Nacional do Projeto Sombra e Água Fresca da Igreja Metodista do Brasil viajaram  àquele país no final de agosto e la permaneceram por dez dias desenvolvendo dois encontros de capacitação e treinamento  para  educadores e lideres da Igreja Metodista Moçambicana.

Nesses dois encontros, os quase 60 participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências, conhecer a  estrutura,  os fundamentos basicos e a metodologia  do SAF brasileiro, além de participarem de vivências na area da educação cristã, acompanhamento escolar,   arte e recreação e identificarem as mudanças e adptação que deverão ser feitas para que a proposta do SAF moçambicano corresponda à realidade local.

A implantação de um projeto missionário de apoio a criança e ao adolescente por parte da Igreja Metodista Unida de Moçambique é resultado de uma consulta e diálogo realizados no Brasil no inicio do ano passado.Essa Consulta contou com a  participação  de representantes da Igreja Metodista dos Estados Unidos,(Junta de Ministérios Globais e Conferencia da Virginia) da Alemanha, do Brasil, de Moçambique e  do CIEMAL.

Uma das propostas dessa Consulta  foi que a Igreja Metodista do Brasil  compartilhasse a experiência  do Projeto Sombra e Água com Igrejas Metodistas da America Latina e Africa. E para concretizar essa proposta , a Equipe Nacional do SAF  vem desde então orando, promovendo diálogos,  trocando  informações, realizando visitas e se preparando para o  desempenho dessa  importante missão.

Como parte da preparação da Equipe,  em novembro de 2011 a Coordenadora Nacional do SAF, Teca Greathouse  foi a Moçambique para ver mais de perto a realidade e conhecer as expectativas dos irmãos e irmãs da Igreja Metodista Moçambicana. Na ocasião  Teca  viajou por várias regiões do país,  visitou diversas  igrejas locais, intituições nacionais e dialogou com a liderança da Igreja Metodista daquele país  traçando com essa liderança  alguns passos para que meses mais tarde, nossa Equipe, ali fosse  para  realizar o tão sonhado treinamento de futuros educadores do Projeto SAF naquele continente.

A equipe que se deslocou para Moçambique no final de agosto passado foi composta por Teca Greathouse – coordenadora nacional do SAF no Brasil,  Rosicler  Ribeiro Passos – secretária executiva e as educadoras Telma Cezar e Dulce Leia Sathler Balmant. De Maputo a equipe se deslocou para Cambine e Chicuque, cerca de 600km de distância da capital e onde estão localizadas duas missões metodistas seculares.

Em Cambine está o Seminário Teológico e um orfanato que acolhe dezenas de crianças adolescentes e jovens. Em  Chicuque onde se  localiza o Hospital Metodista, uma creche e um  centro de formação comunitária, fomos acolhidos  por   quase  30 irmãos e irmãs que em clima de muita alegria e esperança  participaram do Encontro de Capacitação que  lhes oferecemos.

Retornando a Maputo, realizamos o segundo Encontro de Capacitação que também aconteceu em dois dias e contou com a participação de 27 pessoas que com muita dedicação se propuseram a levar a frente o sonho e a  esperança  de que o Projeto SAF aconteça em Moçambique, para a honra e glória do Senhor.

Já de volta ao Brasil, todas nós representantes da Equipe Nacional do SAF que lá  estivemos, demos graças a Deus pela semente ali  plantada,  pela vida dos irmãos da Igreja Metodista Unida da Conferência da  Virgínia - USA, que possibilitaram este treinamento , pela liderança da Igreja Metodista do Brasil que nos confiou esta grande responsabilidade, a Pastora Maísa Missionária Brasileira, agradecemos o apoio,   bem como por  todos aqueles que estiveram conosco em pensamento e  orações.

Foi muito gratificante testemunhar em terras tão longínquas,  o amor de Deus por nós  e como Ele tem usado o Projeto Sombra e Água Fresca para levar este amor a crianças e adolescentes  em muitos outros lugares. Que em Moçambique, bem como  entre nós aqui, jamais nos esqueçamos  de que “ todas as crianças são nossas crianças” e de que delas é o Reino dos Céus".


Belo Horizonte, 9 de setembro de 2012                                                                                

Teca Greathouse
Dulce Leia Sathler Balmant
Rosicler Ribeiro dos Passos
Telma  Czar Martins
Pela equipe Nacional do Projeto Sombra e Água Fresca


ÁLBUM DE FOTOS

 

 

 

ÁLBUM DE FOTOS


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães