Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2012
Equipe do Sombra e Água Fresca realiza capacitação em Moçambique
“e sereis Minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.” Atos 1.8b
Integrantes da equipe nacional do projeto SAF - Sombra e Água Fresca, da Igreja Metodista, estiveram em Moçambique no final de agosto. O objetivo da viagem foi desenvolver dois encontros de capacitação e treinamento para educadores e líderes da Igreja Metodista Moçambicana. Duas cidades foram visitadas, Maputo e Chicute. A missão durou 13 dias.
Os integrantes do SAF relataram o roteiro da missão que você lê logo abaixo:
"Atendendo ao convite da Igreja Metodista Unida de Moçambique que visa desenvolver um projeto nacional de apoio à criança e ao adolescente daquele país, quatro integrantes da Equipe Nacional do Projeto Sombra e Água Fresca da Igreja Metodista do Brasil viajaram àquele país no final de agosto e la permaneceram por dez dias desenvolvendo dois encontros de capacitação e treinamento para educadores e lideres da Igreja Metodista Moçambicana.
Nesses dois encontros, os quase 60 participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências, conhecer a estrutura, os fundamentos basicos e a metodologia do SAF brasileiro, além de participarem de vivências na area da educação cristã, acompanhamento escolar, arte e recreação e identificarem as mudanças e adptação que deverão ser feitas para que a proposta do SAF moçambicano corresponda à realidade local.
A implantação de um projeto missionário de apoio a criança e ao adolescente por parte da Igreja Metodista Unida de Moçambique é resultado de uma consulta e diálogo realizados no Brasil no inicio do ano passado.Essa Consulta contou com a participação de representantes da Igreja Metodista dos Estados Unidos,(Junta de Ministérios Globais e Conferencia da Virginia) da Alemanha, do Brasil, de Moçambique e do CIEMAL.
Uma das propostas dessa Consulta foi que a Igreja Metodista do Brasil compartilhasse a experiência do Projeto Sombra e Água com Igrejas Metodistas da America Latina e Africa. E para concretizar essa proposta , a Equipe Nacional do SAF vem desde então orando, promovendo diálogos, trocando informações, realizando visitas e se preparando para o desempenho dessa importante missão.
Como parte da preparação da Equipe, em novembro de 2011 a Coordenadora Nacional do SAF, Teca Greathouse foi a Moçambique para ver mais de perto a realidade e conhecer as expectativas dos irmãos e irmãs da Igreja Metodista Moçambicana. Na ocasião Teca viajou por várias regiões do país, visitou diversas igrejas locais, intituições nacionais e dialogou com a liderança da Igreja Metodista daquele país traçando com essa liderança alguns passos para que meses mais tarde, nossa Equipe, ali fosse para realizar o tão sonhado treinamento de futuros educadores do Projeto SAF naquele continente.
A equipe que se deslocou para Moçambique no final de agosto passado foi composta por Teca Greathouse – coordenadora nacional do SAF no Brasil, Rosicler Ribeiro Passos – secretária executiva e as educadoras Telma Cezar e Dulce Leia Sathler Balmant. De Maputo a equipe se deslocou para Cambine e Chicuque, cerca de 600km de distância da capital e onde estão localizadas duas missões metodistas seculares.
Em Cambine está o Seminário Teológico e um orfanato que acolhe dezenas de crianças adolescentes e jovens. Em Chicuque onde se localiza o Hospital Metodista, uma creche e um centro de formação comunitária, fomos acolhidos por quase 30 irmãos e irmãs que em clima de muita alegria e esperança participaram do Encontro de Capacitação que lhes oferecemos.
Retornando a Maputo, realizamos o segundo Encontro de Capacitação que também aconteceu em dois dias e contou com a participação de 27 pessoas que com muita dedicação se propuseram a levar a frente o sonho e a esperança de que o Projeto SAF aconteça em Moçambique, para a honra e glória do Senhor.
Já de volta ao Brasil, todas nós representantes da Equipe Nacional do SAF que lá estivemos, demos graças a Deus pela semente ali plantada, pela vida dos irmãos da Igreja Metodista Unida da Conferência da Virgínia - USA, que possibilitaram este treinamento , pela liderança da Igreja Metodista do Brasil que nos confiou esta grande responsabilidade, a Pastora Maísa Missionária Brasileira, agradecemos o apoio, bem como por todos aqueles que estiveram conosco em pensamento e orações.
Foi muito gratificante testemunhar em terras tão longínquas, o amor de Deus por nós e como Ele tem usado o Projeto Sombra e Água Fresca para levar este amor a crianças e adolescentes em muitos outros lugares. Que em Moçambique, bem como entre nós aqui, jamais nos esqueçamos de que “ todas as crianças são nossas crianças” e de que delas é o Reino dos Céus".
Belo Horizonte, 9 de setembro de 2012
Teca Greathouse
Dulce Leia Sathler Balmant
Rosicler Ribeiro dos Passos
Telma Czar Martins
Pela equipe Nacional do Projeto Sombra e Água Fresca