Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

entrevista METODISTA É ELEITO SECRETARIO DO CONIC

Metodista é eleito secretário executivo do CONIC 


No dia 06 de dezembro de 2005, o Rev. Western Clay Peixoto foi escolhido dentre os postulantes para assumir a Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, CONIC, com sede em Brasília, DF. Em entrevista o novo Secretário fala sobre os seus desafios à frente da Secretaria Executiva do CONIC.

Na sua opinião, quais os desafios e sua expectativa frente a secretaria executiva do CONIC?

O Conselho Nacional de Igrejas é um organismo de promoção da unidade fraterna das Igrejas. Só esta atividade já é enorme desafio, pois trata-se de fortalecer os elementos unitários da confissão de fé, da ação na sociedade, da relação com outros organismos e instituições para a promoção da justiça, da paz, da superação do racismo e da inferiorização da mulher, mediante a busca da inclusão, do incentivo à oração comum e da fraternidade cristã. Porém há outros mais, pois as Igrejas, cujas tradições no passado foram marcadas por rupturas, intolerância, agressividade até, ainda carregam muito desta divisão, mas se propuseram, graças a Deus, a dialogar e atuação conjunta. A Secretaria Executiva é a função articuladora de todo esse processo em nome das Igrejas, atuando subordinada à Assembléia Geral e à Diretoria. Outros desafios são ainda a aproximação com Igrejas que ainda não participam do CONIC, o diálogo com outras religiões, e a ampliação das relações com ONGs no Brasil e no mundo para a promoção da justiça, da paz, do diálogo e da integridade da criação.

 Como a sua experiência no Ministério Pastoral Metodista pode contribuir junto ao CONIC?

Minha experiência cristã e metodista tem dois momentos. 1)Metodista de berço - sou da família Rubim, primeiros metodistas do Espírito Santo - fui marcado pelo segregacionismo e pela intolerância, treinado para combater os opositores. 2) Quando começo a ler João Wesley, a história do Cristianismo, as doutrinas e as práticas cristãs através dos tempos, começo a descobrir os elos de afinidade e ligação dos pensamentos e das ações dos cristãos. Começo a buscar os elementos comuns e essenciais. Me firmo neles e passo a buscar a "unidade" sonhada por Jesus para os seus discípulos. Envolvo-me nas ações comuns eclesiais e sociais, como me envolvo na vida atendendo a quem quer que seja por solidariedade e misericórdia. Descubro a caminhada ecumênica e seus lemas, principalmente o tão querido lema Wesleyano: No Essencial, unidade; no não essência, liberdade; e em tudo, caridade".Aprendo a "pensar e deixar pensar". Meu pastorado passa a moldar-se segundo estes princípios e práticas. Aprendo a tolerância e o discernimento da verdade. Neste sentido não só o meu pastorado, mas toda a minha experiência cristã, me ajudam na prática ecumênica. É bom saber que "Ecumenismo" é a busca da vivência fraterna entre cristãos, como uma família - a família de Cristo.

Você acha que as Igrejas Locais estão devidamente informadas a respeito do significado e dos atos do CONIC? Você acha isso necessário?

 Não. Não estão por condicionamentos internos e externos, por idéias errôneas e preconceituosas cultivadas dentro e fora delas, que as impedem de conhecer a verdade sobre o CONIC e o ecumenismo. Tal conhecimento é necessário e urgente, pois trata-se de organização coerente e fiel aos princípios do Evangelho, de esforço para a superação da divisão entre os cristãos - que um autor metodista chama de "escândalo" perante o sonho de Jesus Cristo, que é ver seu povo reunido como um só rebanho e um só pastor, numa só fé, um só batismo, um só Deus, um só Espírito, para a prática efetiva do amor e da justiça cristãos no mundo.

 O que poderia o CONIC fazer para expressar nas Igrejas Brasileiras o espírito ecumênico que se corporifica no CMI?

O CONIC é o maior esforço ecumênico nacional envolvendo Igrejas de tradição Católica, Ortodoxa e Protestante ou Evangélica. O CMI envolve Igrejas Ortodoxas e Protestantes de todo o mundo. Os Católicos só participam do CMI em algumas comissões e como observadores, não sendo membros plenos do Conselho. Neste sentido o CONIC é organismo modelar, reconhecido pelo CMI e apoiado por ele, tendo apoio e colaboração de Igrejas e organismos eclesiais de diversos países e confissões. Importante é saber que o CONIC tem produzido excelentes materiais para a confissão e a prática conjunta da fé cristã inserida na sociedade brasileira.

Conto com a oração e o apoio dos irmãos e irmãs metodistas do Brasil e do mundo. Conto também com a oração e o apoio das Igrejas-membros do CONIC, dos Oganismos Fraternos e Igrejas próximas em nível nacional e regional. Dentro em pouco assumirei a Secretaria Executiva para dar prosseguimento ao excelente trabalho do Pastor e Mestre Ervino Schmidt, luterano, contando com a graça e a misericórdia de Deus em tão estratégica função. Sou grato a Deus pelo dom que me dá e a minha Igreja pela confiança em mim depositada.


Em Brasília, estaremos à disposição de todos no trabalho do CONIC.

Nota da redação: O trabalho do Rev. Western Clay Peixoto, como Secretário Executivo no organismo ecumênico, inicia-se no dia 1º de fevereiro de 2006. Na Concentração de Natal realizada na igreja Metodista Central, no dia 17 de dezembro, pelos Distritos da Grande Belo Horizonte, o casal, Rev. Clay e sua esposa Lúcia Helena Lobato Peixoto recebeu a bênção e o envio do Revmo. Bispo Josué Adam Lazier, sendo cedido para o exercício dessa função no CONIC.

O Conselho Editorial do Diálogo Pastoral agradece ao Rev. Clay sua participação, dedicação e colaboração nesse órgão de comunicação episcopal da região durante o biênio 2004-2005.

Marizilda Colodron Magalhães Leite


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães