Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 12/09/2012

Entrevista Mesa da Confederação de Juvenis se capacita em São Paulo

 

A mesa da Confederação de Juvenis da Igreja Metodista esteve reunida no primeiro sábado de setembro na casa do Conselheiro Nacional,  em São Paulo,  em capacitação e orientação para construir a proposta de trabalho para o próximo biênio. Na ocasião, os representantes da mesa falaram com a assessoria de comunicação  que compartilharam, sonhos, responsabilidades e metas pela frente.

A próxima reunião será no início de outubro. Na foto acima, cada juvenil representa por gestos suas respectivas Regiões Eclesiásticas.

 

1 – O significa para a nova mesa representar os juvenis da Igreja Metodista?
       
Significa estar de acordo com a Vontade de Deus e, assim poder contribuir na realização dos sonhos d'Ele com os/as juvenis, significa estar em unidade para trabalhar e servir a Cristo, ser o apoio e porta-voz de nossa geração, de modo que todos/as possam se sentir à vontade conosco, contando com cada um de nós para apoiar e defender seus sonhos conforme a vontade de Deus, para que assim possamos proporcionar o melhor para eles/as dando o nosso melhor através do amor que sentimos por eles/as, pela igreja, e por Jesus!
    

2 – Timóteo foi chamado muito cedo para trabalhar na obra do Senhor, provavelmente com uns 15 anos.  Todo cargo vem acompanhado de responsabilidades. Mesmo sendo tão jovens, como Timóteo, nota-se que os juvenis da Igreja Metodista sempre são envolvidos com a vida e missão nas igrejas locais. Isso já demonstra grandes responsabilidades. Vocês sentem que a responsabilidade aumentou ao serem eleitos/as? Por quê?

Sim, coincidentemente trabalhamos em nosso primeiro encontro como mesa da confederação, a vida de Timóteo e principalmente o texto onde observamos que ele teria de ter grande conhecimento para ser respeitado, já que com sua pouca idade poderia sentir dificuldades na construção de projetos para o Reino.

Nesta perspectiva entendemos que temos por responsabilidade, como filhos/as e servos/as, dar o nosso melhor, seja obedecendo ou coordenando, pois Cristo nos enviou para esse propósito. Devemos agir de forma excelente e exemplar, estando também em dia com nossa família, atividades escolares e igreja local, zelando pela imagem de líder e honrando o chamado de Deus para nós, ao qual aceitamos ser exemplos, para que através de nós os/as juvenis também se empenhem em trabalhar com entusiasmo em prol da Igreja e de Cristo!

 

3 – Como será articulado a comunicação da nova mesa para que os juvenis metodistas possam ter acesso às decisões, projetos e desafios futuros da Confederação? Será utilizado alguma ferramenta específica?

 A melhor ferramenta de comunicação que temos hoje é a internet. Faremos bom uso dela através de redes sociais, como Email, Blog, Facebook e Youtube, que serão utilizadas para divulgações de eventos e novidades, procurando sempre as melhores opções de comunicação pra que todos fiquem bem informados de tudo. Também utilizaremos a internet para publicação de vídeos e palavras, com o objetivo de motivar os/as juvenis e mantê-los/as firmes, unidos e ligados a Cristo também por esses meios.

4- A Juname 2012 foi realizada em julho e vocês presenciaram um dos momentos mais dinâmicos vivenciados pela juventude metodista. Vocês pensam em alguma estratégia junto às Federações para superar o número de inscritos esse ano?

Dentro dos documentos que recebemos (entre eles o Plano Nacional Missionário, aprovado no último Concílio Geral) temos orientações que vão ao encontro de um dos sonhos de todos os/as juvenis, que é crescer cada vez mais, e com isto estamos dentro das orientações de nossa Igreja Metodista, que trabalha a integralidade do indivíduo.

Estamos como Confederação oferecendo a oportunidade de crescimento pessoal, maior visão de mundo, visão missionária e principalmente, consolidando o/a juvenil em nossa igreja e demonstrando a força que temos quando somos unidos, observando que a expressão “Juntos somos mais fortes” é real.

A partir disto, sonhamos em crescer cada vez mais e proporcionar ao maior número de juvenis do Brasil a oportunidade de viver a experiência de ir à JUNAME e receber de Deus lá. A estratégia é motivar as lideranças para que todos de impulsionem e se foquem para conseguir levar o maior número de juvenis para essa celebração. Buscamos também crescer em Graça pra que todos/as que forem, sejam transformados/as e tenham o propósito de missão em seus corações.
 
 

5 – Acrescentem aqui os sonhos e projetos de vocês, e do Conselheiro Nacional, para esse mandato.

Mesa - Queremos juntamente com as federações, estarmos unidos objetivando integrar e construir, planejando nossos encontros nacionais, como a CaLiJu e a JuNaMe, vivendo os planos de Deus e sendo movidos/as por Ele. Queremos ser usados/as também para instruir e ajudar os/as Juvenis no trabalho e na vida com Jesus.

Para isso observamos a Carta Pastoral para o biênio, e de acordo com ela, estamos nos organizando como mesa e trabalhando desde nossa eleição com devocionais diárias e já observando o processo de discipulado que estamos construindo, pois percebemos a grande importância de estarmos atentos/as às orientações que recebemos por meio de nossos documentos.

Estamos animados/as para trabalhar, pois é um prazer estar na Confederação servindo para a construção do Reino de Deus e formação de juvenis com caráter de Cristo. Sonhamos em transformar essa nação, continuar esse trabalho lindo que as outras confederações fizeram, viver coisas novas, levando juvenis a conhecerem seu chamado e a sonharem com um novo tempo e uma geração diferente assim como temos sonhado!

Conselheiros Nacional - Luiz Alceu e Eliana Saparolli   - É muito interessante poder comentar um pouco sobre sonhos e projetos, suas realizações e construções.

Trabalhamos muito na capacitação de nossos/as adolescentes da mesa e na integração nacional. A resposta das federações foi maravilhosa. Existe hoje, integração, zelo e cuidado na construção e realização dos sonhos dos juvenis.

Ainda há muito por fazer! É preciso trabalhar para preparar este grupo e auxiliá-los a forjar a sua visão missionária, à luz dos nossos documentos e doutrinas, especialmente ao equilíbrio wesleyano dos atos de piedade e das obras de misericórdia. Não queremos valorizar um em detrimento do outro. Somos metodistas e, eles precisam andar juntos

O tempo passa muito rápido, ainda mais nesse idade.  Nosso objetivo é ajudá-los/as da melhor maneira possível nessa fase, no que diz respeito a todas as suas atuações, especialmente na Igreja e em todos os níveis, ou seja, local, distrital e regional, ajudando-os/as a perceber que a experiência vivida e o aprendizado adquirido nesse tempo, se leva para vida toda.

Dentre o nosso trabalho desejamos priorizar as seguintes questões: a importância e necessidade comprometimento para que o trabalho dê certo; a leitura bíblica e devocional diárias e acima de tudo a perspectiva da unidade, ou seja, juntos/as somos mais fortes.

Como grupo de trabalho, estamos lançando nossos sonhos para uma grande celebração em 2014 e convidamos a cada uma e cada um para sonharem e atuarem conosco nesta caminhada.

 

 

  ÁLBUM DE FOTOS AQUI!

 

 


 ÁLBUM DE FOTOS AQUI!

 

ASSISTA AO VÍDEO OFICIAL DA JUNAME


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Polícia de Charleston prende suspeito de matar nove pessoas em Igreja Metodista nos USA

Polícia identifica como Dylann Roof, de 21 anos, como sendo o autor dos disparos que mataram nove pessoas em um ataque à Igreja Metodista Episcopal Africana Emanuel.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães