Publicado por José Geraldo Magalhães em Departamento Nacional de Trabalho com Crianças - 26/09/2014
Encontro Nacional de Pessoas que Trabalham com Crianças conta com 134 participantes

Iniciou na noite desta sexta-feira (26) a 22ª edição do Encontro Nacional de Pessoas que Trabalham com Crianças da Igreja Metodista. São 134 pessoas que se deslocaram de várias partes do país para o evento que está sendo sediado na Faculdade de Teologia, em São Bernardo do Campo/SP.

O coordenador Nacional de Educação Cristã (Conec), rev. Eber Borges da Costa, acompanha o encontro e foi o palestrante da noite. O tema que norteou a palestra “Beleza, criatividade e conteúdo na educação da fé”, caminhou pelos trilhos da educação. O pastor apontou a importância dos documentos da Igreja e um documento da UNESCO que aponta quatro pilares: Aprender a conhecer, Aprender a fazer, aprender a Viver em comum e aprender a ser. “Esses quatro pilares não podem estar separados um do outro, pelo contrário, eles se complementam”, disse o pastor.

A temática do discipulado foi lembrada como espaço de educação e saber dentro da escola dominical. “A educação cristã faz parte do conteúdo que acontece também em espaços informais. É preciso ampliar nossa visão que é o grande desafio para todos nós”, disse destacando a importância da arte e criatividade como parte da educação, ao invés de entreter as pessoas.
Foi aberto para um debate após a palestra e várias pessoas se manifestaram em favor das crianças e da importância delas na vida da Igreja. A Secretária para a Vida e Missão, revda. Joana D’Arc Meireles, trouxe um alerta. “A nossa reflexão está na contramão de muitas igrejas que estão desenvolvendo modelos de discipulados diferentes da proposta de Jesus”, disse.
Para a coordenadora do Departamento Nacional de Escola Dominical, revda. Andreia Fernandes de Oliveira, a criança precisa ser mais valorizada nos espaços cúlticos. “Há igrejas que tem os momentos onde elas saem na hora da mensagem; é importante que o/a pastor/a converse com elas sobre a mensagem da noite”, enfatizou.
No decorrer da 1ª noite do encontro, o tema da graça de Deus foi abordado na caminhada temática em seis momentos como segue abaixo:
Criadas pela Graça - Luciana dos Santos França da Costa
A graça que me envolve - Tatiane Magalhães de Pontes Dias
Há graça na vida - Elaine Pontes Bezerra
Vivendo na Graça - Angélica Santos Silva Botelho e Oswaldo Botelho da Silva
A graça de Deus em nós - Edínia Marques de Ataídes
Sendo condutores da Graça - Beatriz da Silva Faleiro do Nascimento
Várias oficinas serão oferecidas durante os dias de encontro, como por exemplo, Culto com Crianças, Música e brincadeiras, Coreografia, Sombra e Água Fresca, 11músicas e brincadeiras e Artes Cênicas. O evento termina no próximo domingo às 12h.
Para ver a programação completa basta acessar AQUI!
Tags: DNTC, Encontro Nacional
Posts relacionados
Escola Bíblica de Férias 2024
Já está disponível o Caderno da EBF 2024. Saiba como adquirir seu exemplar e fortaleça seu ministério com mais um material especial produzido pelo Departamento Nacional de Trabalho com Crianças.
Conferência Metô KIDS
Dia 23 e 24 de Setembro o DNTC estará realizando um evento incrível, a Conferência Metô Kids 2023.
EBF 2022 | Mão com mão aquece o coração
E com gratidão e alegria entregamos às pessoas que trabalham com crianças, na Igreja Metodista, o programa para a Escola Bíblica de Férias do ano de 2022.
Escola Bíblica de Férias 2020 online
O Departamento Nacional de Trabalho com Crianças - DNTC, disponibiliza a Escola Bíblica de Férias (EBF) 2020 on-line, com vídeos e e-book para as crianças. A pandemia do COVID-19 fez com que tivéssemos várias maneiras diferentes de cultuar e de nos relacionarmos enquanto igreja e sociedade, por isso este ano, o formato da nossa EBF será diferente.
Departamento Nacional de Trabalho com Crianças se reúne em São Paulo
O Departamento Nacional de Trabalho com Crianças da Igreja Metodista está reunido nas dependências da Sede Nacional, em São Paulo. Vieram representantes de várias partes do país que trabalham com crianças nas regiões e igrejas locais.