Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 19/04/2012
Encontro Afro Cristão aborda saúde das populações negras e indígenas
Entre os dias 13 e 15 de abril a Universidade Metodista de São Paulo acolheu o 5º Encontro Afro Cristão que recebeu cerca de 70 pessoas de várias partes do Brasil. o Evento proporcionou um melhor conhecimento de como anda a saúde das populações negras, Quilombolas e Afro urbanos e indígenas. Várias cristãs foram representadas, dentre elas a metodista, além da presenção de índios da tribo Kariboka e uma representante dos Estados Unidos.
O tema do encontro foi Saúde: dom de Deus e direitos das populações negras e indígenas que, foi abordado a partir das perspectivas: pastoral/teológica cristã, dos povos indígenas, quilombolas e negros urbanos, do órgão público - Coordenadoria de Políticas para a População Negra e Indígena da Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, e de profissionais da saúde.
Na foto ao lado, o Painel de Abertura com a Revda. Patricia Alves, gestora ministerial 3ª Região da Igreja Metodista, Diná da Silva Branchini, coordenadora do evento e o Dr. Antonio Arruda, Coordenador de Políticas para a População Negra e Indígena da Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.
O encontro possibilitou a aproximação das pessoas participantes com as realidades destes grupos específicos no que refere à saúde, como uma questão que abrange todos os aspectos da vida. E a conscientização de que como cristãs e cristãos nossa missão é de caminhar junto, desconstruindo preconceitos e barreiras socioculturais e religiosas que, ao lado dos aspectos econômicos e políticos, impedem a estes grupos de brasileiros desfrutarem a vida plena.
O evento foi uma realização do Ministério de Ações Afirmativas da 3ªRe, Pastoral Nacional de Combate ao Racismo / Pastoral de Combate ao Preconceito Racial da 5ª Re da Igreja Metodista em parceria com a Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, CESE - Coordenadoria de Ecumênica de Serviço, Koinonia, Pastoral da Negritude do CLAI, Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo, Grupo de Identidade da Faculdade EST/IECLB de São Leopoldo/RE, Ong Opção Brasil Índios na Cidade.
Informações:
Diná da Silva Branchini
Coordenadora do Ministério de Ações Afirmativas Afrodescendentes – AA-AFRO3RE/ Pastoral Nacional de Combate ao Racismo da Igreja Metodista.
Veja o álbum de fotos no Facebook dos trabalhos da Igreja Metodista com os índios.