Publicado por Herbert em Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Missionária - 29/08/2014

Discipulado é o tema do Expositor Cristão de setembro

Este mês de setembro será marcante para a Igreja Metodista brasileira. Entre os dias 11 e 13, metodistas de todo o país vão se encontrar em Curitiba/PR no primeiro Encontro Nacional de Discipulado e Missão. Trata-se de um evento aguardado com muita expectativa, pois vai abordar diretamente as principais ênfases do metodismo no Brasil, aprovadas no último Concílio Geral em 2011.

A Igreja Metodista definiu metas missionárias que visam crescimento, como a que prevê a presença do metodismo em todos os municípios do país e a criação de Regiões Eclesiásticas em cada Estado brasileiro.

O caminho para viabilizar tal expansão já foi apontado: alcançar cidades estratégicas, de preferência com mais de cem mil habitantes, por meio de parcerias missionárias e grupos de discipulado.

Nesse processo de expansão missionária, o discipulado ganha cada vez mais destaque. É um dos assuntos mais abordados ultimamente na igreja, pois gera dinamismo e favorece a missão. É tão atual, que o tema escolhido para a Igreja Metodista até 2016 é “Discípulas e Discípulos nos caminhos da missão.”

Todas as comunidades metodistas no Brasil foram desafiadas a adotar a dinâmica do discipulado. Algumas organizam grupos que se reúnem nas casas, promovem treinamento de líderes leigos/as e retiros espirituais de despertamento.

Manuais de discipulado estão sendo desenvolvidos pelas Regiões e treinamentos específicos são cada vez mais frequentes em nossa igreja.

De acordo com o Plano Nacional Missionário, o discipulado na Igreja Metodista é um estilo de vida, um método de pastoreio e uma estratégia para o cumprimento da missão. Acima de tudo, está relacionado ao ministério de Jesus. Exercitar essa dinâmica na vida da igreja vai ao encontro do cumprimento da grande comissão apresentada em Mateus 28.18-20.

Meditar sobre discipulado e ampliar a discussão sobre o tema deve ser uma constante entre os/as metodistas. O jornal Expositor Cristão deseja contribuir nesse processo. Que as próximas páginas incentivem você e sua comunidade local a desenvolverem o discipulado na perspectiva metodista da salvação, santificação e serviço.

Boa leitura!

Marcelo Ramiro

Editor
 

➲ DOWNLOAD EM PDF

 
 EDIÇÕES ANTERIORES

 

 

Leia online:

 

Tags: expositor-cristao-2014


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

Conselho Metodista Mundial é recebido para reunião com Papa Francisco

Comissão teológica formada por católicos e metodistas atua há cinquenta anos

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Comissão Geral de Constituição e Justiça se reúne em São Paulo, neste sábado (6)

O encontro está sendo na Sede Nacional da Igreja Metodista. As decisões você confere na próxima edição do jornal Expositor Cristão.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Pessoas que trabalham com crianças se reúnem em evento nacional para capacitação

Até quem trabalha a mais de 30 anos com o ministério infantil na igreja local veio buscar capacitação. “Sempre participei dos encontros regionais, mas dessa vez meu desejo foi vir no encontro nacional em busca de aprimorar cada vez mais”, disse Sonia Regina Silveira da 1ª Região Eclesiástica.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Camâra Nacional de Discipulado se reúne no interior de São Paulo

A Câmara Nacional de Discipulado da Igreja Metodista  está reunida na Sede Regional da 5ª Região Eclesiástica. Na abertura do encontro que aconteceu na quarta-feira (19), o bispo Adonias Pereira do Lago trouxe uma reflexão sobre missão e o discipulado que gera a missão e vice versa. 

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Geral, por José Geraldo Magalhães

Coração aquecido: para transformar a nossa realidade

Experiência do coração aquecido de John Wesley no século XVIII é relembrada no dia 24 de maio

Missionária, Administração, por José Geraldo Magalhães