Publicado por Sara de Paula em Destaques Nacionais - 09/04/2021

Educação Metodista busca reestruturar suas instituições de ensino

Tradicional grupo de educação protocolou cautelar com o objetivo de elaborar um plano de recuperação

 

A Educação Metodista deu entrada, nesta sexta-feira (09/04), com uma cautelar antecedente à Recuperação Judicial no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS). O tradicional grupo de educação busca a reestruturação de suas instituições de ensino superior e básica a fim de garantir sua sustentabilidade e preservar a qualidade acadêmico-pedagógica. A cautelar é um mecanismo legal que garante proteção judicial para que a instituição em dificuldades financeiras possa se reorganizar e apresentar um plano de recuperação.

Com o pedido, as instituições metodistas de educação pretendem antecipar parte dos efeitos da recuperação judicial (RJ), conservando sua capacidade de operação e oferecendo proteção judicial a todos os seus credores.

A Educação Metodista inaugurou sua primeira unidade no Brasil em 1881 e sua escola mais antiga está localizada no Rio Grande do Sul. Atualmente, conta com 11 colégios e 6 instituições de ensino superior (2 universidades, 2 centros universitários e 2 faculdades), que oferecem 80 cursos presenciais e 25 cursos na modalidade EAD nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. A instituição emprega cerca de 3 mil funcionários, dos quais 1.200 são docentes, e atende 19 mil alunos da educação básica ao ensino superior.

Desde 2015, a Educação Metodista vem enfrentando uma redução significativa do número de alunos, o que provocou um forte impacto na receita e o consequente desequilíbrio financeiro. A crise das instituições metodistas de educação teve início com a mudança nas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e se acentuou com o cenário econômico de recessão dos últimos anos. A pandemia de Covid-19 agravou a situação da Educação Metodista.

Diante deste contexto, o grupo educacional adotou todas as medidas possíveis para reduzir perdas e preservar escolas e instituições de ensino superior. Neste sentido, a Educação Metodista optou pela recuperação judicial a fim de manter suas atividades acadêmicas.

“Estamos confiantes de que a Recuperação Judicial poderá restabelecer a Educação Metodista, preservando nossa comunidade acadêmica e assegurando um ensino de qualidade para todos os nossos alunos. Por meio deste processo, também esperamos garantir proteção judicial a todos os nossos credores”, afirma Aser Gonçalves Junior, diretor de operações estratégicas da Educação Metodista.

Sobre a Educação Metodista

Tradicional grupo cristão de ensino, a Educação Metodista iniciou suas atividades no Brasil em 1881 e sua escola mais antiga está localizada no Rio Grande do Sul. Em 1975, a mantenedora fundou a Unimep, primeira universidade metodista da América Latina. Atualmente, integram a rede 11 colégios e 6 instituições de ensino superior, com cursos de graduação, mestrado, doutorado e especializações no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Fonte: Educação Metodista do Brasil


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Angular Editora lança a Bíblia com o Hinário Evangélico em São Paulo

No lançamento da Bíblia com o Hinário Evangélico (HE), mais de cento e trinta vozes louvaram a Deus com hinos, salmos e cânticos espirituais como recomendou o Apóstolo Paulo aos Efésios. O encontro celebrativo ocorreu na noite desta quinta-feira (10), na Catedral Metodista de São Paulo. 

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Camâra Nacional de Discipulado se reúne no interior de São Paulo

A Câmara Nacional de Discipulado da Igreja Metodista  está reunida na Sede Regional da 5ª Região Eclesiástica. Na abertura do encontro que aconteceu na quarta-feira (19), o bispo Adonias Pereira do Lago trouxe uma reflexão sobre missão e o discipulado que gera a missão e vice versa. 

Homens, Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Confira os detalhes da última reunião da Confederação Metodista de Homens

Homens Metodistas planejam 1º Projeto Missionário Nacional Uma Semana Pra Jesus. Confira os detalhes da reunião que ocorreu na Sede Nacional da Igreja Metodista.