Publicado por Comunicação em Geral - 27/07/2023
Edital de Convocação - Exame para Ingresso na Ordem Presbiteral 2023
BAIXE O EDITAL EM PDF | BAIXE A BIBLIOGRAFIA EM PDF
O Colégio Episcopal convoca os candidatos e candidatas à Ordem Presbiteral para realização de Exame para Ingresso na Ordem Presbiteral, para o dia 17 de novembro de 2023 – sexta-feira, das 13:00 às 17:00 horas, horário de Brasília, no local estabelecido pela Comissão Ministerial Regional. Esta exigência contempla os artigos canônicos 27, item V, 119, item XIII e 92 § 3º, o Regulamento da Ordem Presbiteral e as Normas do Exame da Ordem Presbiteral.
Fica estabelecido para o exame da Ordem Presbiteral, o que segue:
I - OBJETIVOS GERAIS
- Verificar a capacidade interpretativa e cognitiva do/a candidato/a, bem como a sua sensibilidade de contextualização à luz da realidade, a partir do seu conhecimento bíblico, teológico, pastoral e canônico, conforme a tradição wesleyana;
- Estimular o/a candidato/a ao Exame da Ordem a vivenciar uma experiência de aprender a aprender, no contexto de uma sociedade que sofre profundas transformações;
- Pontuar que o Exame da Ordem é uma oportunidade de refletir e encarnar o modelo de vida pastoral à semelhança de Jesus Cristo, o Bom Pastor, sendo mais do que um Exame para ser aprovado no período probatório à Ordem Presbiteral.
- Averiguar através do exame que as marcas essenciais do ministério presbiteral estão presentes em seu conhecimento e experiência. O discurso de Paulo aos presbíteros de Éfeso (Atos 20.18-35) oferece-nos os elementos essenciais do ministério apostólico. Eles tinham sido constituídos “epíscopos”, à frente de uma igreja, recebendo a tarefa de pastorear o conjunto do rebanho a eles confiados (cf. 20.28);
- Constatar se o/a candidato/a expressa uma espiritualidade presbiteral (pessoal e comunitária), reconhecendo que, como Paulo, recebeu do Senhor “poder” e “autoridade” para edificar o Corpo de Cristo e não para destruir (2 Co 13,10; 10.8 e 1 Co 4.20).
- Diagnosticar se oa candidatoa está habilitado ou não a fazer parte da construção do carisma da Ordem Presbiteral.
II - METODOLOGIA DE APLICAÇÃO, CORREÇÃO E AVALIAÇÃO.
Metodologia de aplicação do Exame da Ordem:
- A Comissão Ministerial Regional divulgará o local em que o exame será realizado;
- A Comissão Ministerial aplicará o exame encaminhado pelo Colégio Episcopal;
- O/a candidato/a poderá consultar a bibliografia indicada (impressa ou em forma digital) que estiver consigo no horário da prova. O material é de uso exclusivo do/a candidato/a, não sendo permitido empréstimo ou permuta do mesmo. Caso o material esteja em forma digital, deverá ser utilizado notebook do/a próprio/a candidato/a. Não será permitido o acesso à internet, sob pena de desclassificação do/a candidato/a.
- Os/As candidatos/as portadores de deficiência visual serão avaliados com a utilização de recursos que serão especialmente desenvolvidos para este fim, pela Região Eclesiástica.
- O tempo de duração da prova - 4 horas.
- Terminado o tempo limite para o exame, a Comissão Ministerial lacrará o envelope com todos os exames (de candidatos/as e a cópia da comissão) e o encaminhará ao Colégio Episcopal, aos cuidados do Secretário de Vida e Missão;
- A Comissão Ministerial Regional coloca em seu arquivo a lista de assinatura dos candidatos que fizeram a prova;
- O Secretário de Vida e Missão entregará o envelope lacrado para a Comissão Nacional de Avaliação do Exame da Ordem Presbiteral no dia de sua reunião de avaliação.
Metodologia de Correção e Avaliação do Exame da Ordem:
- A Comissão Nacional de Avaliação do Exame da Ordem Presbiteral é composta por 8 (oito) Presbíteros/as designados/as pelo Colégio Episcopal, que se reunirá em data a ser convocada pelo Colégio Episcopal;
- A Comissão Nacional de Avaliação do Exame da Ordem Presbiteral, procederá à correção das provas e concederá a cada candidato/a uma nota de 0 (zero) a 10 (dez).
- Terminado o seu trabalho, a Comissão Nacional de Avaliação expede um documento com as notas de cada candidato/a. O documento original fica arquivado na Sede Nacional e cópias serão encaminhadas aos bispos e bispas.
- Notas do Exame da Ordem Presbiteral
A nota do Exame da Ordem Presbiteral da Igreja Metodista será dada conforme segue:
Primeira nota (N1): Nota do Exame para Ingresso na Ordem Presbiteral (escrito), conforme Edital.
Segunda nota (N2): Nota dada pela Comissão Ministerial Regional, considerando todos os eixos de sua rotina de acompanhamento do/a candidato/a, conforme Regimento da Comissão Ministerial Regional.
Cada uma das duas notas será de 0 (zero) a 10 (dez).
- Critério para aprovação no Exame da Ordem Presbiteral
Para auferir a nota final, a Comissão Nacional de Avaliação do Exame da Ordem fará o seguinte cálculo:
(N1 x 7) + (N2 x 3) = NF (Nota Final)
NF maior ou igual a 6 – Habilitado
NF menor ou igual a 5,9 – Não Habilitado
N1 ou N2 igual a 0 – Não Habilitado
As reuniões da Comissão de Avaliação do Exame da Ordem ocorrerão preferencialmente no modelo “on line”.
Se houver necessidade de reunião presencial, a mesma acontecerá na Sede Nacional, sendo que, a despesa de viagem será paga pela Região Eclesiástica ou Região Missionária. As despesas de hospedagem e alimentação correm por conta da Área Nacional.
III – METODOLOGIA E CONTEÚDO PARA O EXAME.
O Exame será constituído de quatro eixos:
EIXO I - HISTÓRIA DO METODISMO
Objetivo: Demonstrar o conhecimento do contexto do nascimento e desenvolvimento do movimento metodista na Inglaterra, Estados Unidos, no Brasil até sua autonomia.
Processo de Avaliação. O/a candidato/a responderá cinco questões relacionadas aos três ambientes históricos: Inglaterra; Estados Unidos e Brasil sendo três de múltipla escolha e duas questões serão dissertativas.
EIXO II - TEOLOGIA DO METODISMO.
Objetivo: Expressar seu conhecimento e interpretação das principais doutrinas metodistas à luz da realidade da caminhada da Igreja.
Processo de Avaliação. O/A candidato/a deverá responder cinco questões sendo três de múltipla escolha e duas questões serão dissertativas.
EIXO III - GOVERNO DA IGREJA.
Objetivo: Demonstrar compreensão sobre a questão do Governo da Igreja, bem com sua autoridade e poder, para que possa construir uma vivência presbiteral marcada pelos valores de uma ética santificadora, onde relacione o exercício da autoridade pastoral no contexto de uma igreja em dons e ministérios.
Processo de Avaliação. O/A candidato/a deverá responder cinco questões sendo três de múltipla escolha e a duas questões serão dissertativas.
EIXO IV - MISSIONÁRIO - PASTORAL – GESTÃO ADMINISTRATIVA
Objetivo: Demonstrar sua habilidade com relação a consciência missionária, relacionando com o exercício múltiplo do ministério pastoral e desenvolvendo praticas saudáveis da gestão administrativa.
Processo de Avaliação. O/A candidato/a deverá responder cinco questões sendo quatro de múltipla escolha e duas questões serão dissertativas.
São Paulo, 26 de julho de 2023.
Bispo Adonias Pereira do Lago
Presidente do Colégio Episcopal