Publicado por Comunicação em Expositor Cristão - 22/09/2023
Edição de Setembro do Expositor Cristão
A Evangelização é a razão da Igreja existir, e a Igreja Metodista assume seu papel nessa Missão de várias formas. Nessa edição de setembro, o Expositor Cristão apresenta os projetos missionários que movimentaram o meio do ano nas Regiões Eclesiásticas. Alguns desses projetos possuem mais de vinte anos e outros mais recentes, mas todos têm gerado impactos profundos nas cidades e comunidades onde são realizados. Compartilhar esses atos missionários nesse nosso relevante espaço de comunicação, além de orgulho, é continuidade dessa missão, pois o objetivo é inspirar quem lê a ir e fazer o mesmo.
Os grandes desafios que a Igreja Metodista está enfrentando, especialmente nos públicos imbróglios da nossa área de educação, têm, equivocadamente, sugerido para algumas pessoas que há um abandono de sua missão. Para o povo chamado metodista que ama e vive os princípios do Reino de Deus, cada pessoa não alcançada pela Graça e cada cidade ou bairro ainda não impactados pelo poder do Evangelho são motivos para não abandonarmos nossa vocação evangelística. Há lugar e tempo para tudo, inclusive para os diálogos e resoluções de pendências, mas a missão da Igreja não pode deixar de ser prioridade. Em meio aos dilemas a tratar, um Passa à Macedônia, um Momento de Deus para Missões, Uma Semana para Jesus, dentre outros projetos missionários desenvolvidos pelas nossas Regiões, são o atestado que a Igreja Metodista do Brasil não deixou sua relevância. A primeira crise experimentada pela Igreja de Jerusalém, relatada no capítulo seis do livro de Atos, ensina que a resposta foi eleger pessoas cheias do Espírito Santo para o serviço eclesiástico (diaconia). A solução da Igreja sempre será a evangelização. Não há crise que se mantenha diante de uma igreja vibrante e que tem o objetivo de expansão missionária! Nessa edição de setembro, através dos projetos missionários regionais, celebramos essa forma de ser igreja.
Como setembro é o mês da autonomia do Metodismo brasileiro, apresentamos também a complementação da nossa Linha do Tempo, que desde 2016 não era atualizada. São 93 anos de uma trajetória guiada pelos projetos de Deus. O Expositor Cristão teve importante papel no processo de autonomia do Metodismo brasileiro, pois suas páginas eram a única fonte de informação para a igreja sobre o que estava ocorrendo, inclusive a notícia da escolha de Willian Tarboux como o primeiro Bispo eleito para a igreja que estava se tornando independente. Foi o Expositor Cristão o instrumento usado por Guaracy Silveira, seu redator-chefe na época, para testemunhar sobre o início dos trabalhos episcopais nos primeiros anos de autonomia: “chamado em sua velhice para o cargo de tão grande responsabilidade, fez tudo quanto era lícito esperar dele, e muito acima do que poderíamos esperar, e ninguém duvida que ele foi o homem que Deus nos separou para as notáveis realizações do Metodismo nestes três anos de sua vida autônoma”.
Por tão relevantes serviços prestados à Igreja Metodista do Brasil e sua missão, o Expositor Cristão precisa ser valorizado como voz que comunica e inspira ao longo de todos esses anos. Não tenho dúvidas que os temas aqui abordados irão te incentivar a servir ao Senhor com alegria.
Clique aqui, acesse o site do Expositor Cristão e confira a edição de setembro na íntegra!