Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 04/10/2012

Economista inglês afirma que há alternativas para o sistema financeiro global

Sir Richard Jolly durante sua palestra na conferência em Guarulhos. Foto: Marcelo Schneider/WCC

A conclusão de que crise financeira e econômica atual é desnecessária e que a Europa precisa aprender lições de países emergentes está entre os principais pontos compartilhados por Sir Richard Jolly, da Inglaterra, durante uma conferência global sobre a nova arquitetura econômica e financeira, que acontece em Guarulhos, Brasil, ao longo desta semana.

Jolly, que foi diretor do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento (IDS) da Universidade de Sussex, Reino Unido, por quase uma década, descreveu o contexto global atual como "a bagunça em que estamos”, apontando para números e análises que ilustram seu diagnóstico acerca da falta de governança na maioria dos países do mundo hoje.

"A causa de muitas das nossas dificuldades é que a economia global afastou-se muito dos sistemas de governança inetrnacionais", disse ele, enquanto apresentava um livreto produzido recentemente por ele e outros 11 economistas britânicos e cientistas sociais chamado “Be Outraged” (Sinta-se Indignado).

A vasta experiência de Jolly em organizações internacionais diplomáticas, como a UNICEF e a Comissão das Nações Unidas para Planejamento do Desenvolvimento, tem sido um trunfo na conferência promovida pela Comunhão Mundial das Igrejas Reformadas  em parceria com o Conselho Mundial de Igrejas e o Conselho para Missão Mundial , que está reunindo cerca de 60 economistas, teólogos, ativistas contra a pobreza e cientistas sociais, em Guarulhos.

"O professor Jolly está certo ao enfatizar que uma nova arquitetura internacional não deve se restringir ao FMI e ao Banco Mundial, mas tem que incluir as Nações Unidas e suas agências", afirmou Dr. Stephen Brown, da diretoria da Associação Mundial para a Comunicação Cristã . "Ela precisa abranger as instituições globais que regulam as tecnologias de informação e comunicação que representam o centro nevrálgico para a arquitetura financeira atual”, concluiu.

Jolly ainda ressaltou a importância do desafio apresentado aos participantes da conferência: "A construção de uma nova arquitetura significa mais do que uma reforma institucional", disse ele, "mas também a criação de uma rede alternativa que afirme valores de justiça e e desafie a injustiça", acrescentou.

www.oikoumene.org


Posts relacionados

Geral, CM Homens, por Comunicação

Encontro Bi-Regional de Homens da 2RE e 6RE

  Confira como foi o primeiro Encontro Bi-Regional de Homens da Igreja Metodista realizado pela 2ª e 6ª Regiões Eclesiásticas.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães