Publicado por José Geraldo Magalhães em Destaques Nacionais, Social, Expositor Cristão - 25/11/2015
Expositor Cristão de dezembro: Saiba como os metodistas agiram diante da tragédia em Mariana!
Novembro entrou para a história! No início do mês fomos surpreendidos por uma avalanche com rejeitos de minério da Barragem Fundão, administrada pela mineradora Samarco, em Mariana/MG. O distrito de Bento Rodrigues que ficava logo abaixo da barragem não existe mais.
Encontrei, em Belo Horizonte/MG, com a pastora da Igreja Metodista em Ouro Branco/MG, a cidade mais perto de onde aconteceu a tragédia. Ela relata que a comunidade já está em ação, mas irá intensificar assim que voltar da viagem. Mesmo com os 47 quilômetros de distância entre uma cidade e outra, os jovens de Ouro Branco juntamente com o grupo de oração Caminhando em Unidade, da Universidade Federal de São João del-Rei, foram até Mariana levar uma palavra de conforto aos/às desabrigados/as.
Não foram somente os/as metodistas que se mobilizaram. Houve várias denominações que se uniram. Nessas horas não têm placas denominacionais. O propósito é um só: confortar as pessoas que perderam casas, pertences ou algum membro da família.
A lama foi descendo rio abaixo e, por onde passava, deixava a marca da destruição. Algumas cidades que captavam água do Rio Doce declararam estado de calamidade pública porque as águas do Rio Doce se tornaram amargas por causa da lama, matando todo ser vivo lá existente.
Os/as metodistas de Governador Valadares/MG e cidades próximas viram o horror de perto. Conversei pessoalmente com algumas pessoas daquela região e, naquele momento, não havia esperança nos olhos daquelas que entrevistei. Era só dor e sentimento de perda. “Mataram nosso rio!”, disse-me uma irmã da Igreja Metodista em Tumiritinga/MG.
Uma semana depois da tragédia, os/as metodistas e outras centenas de pessoas foram para a Praça dos Pioneiros, ao lado da Prefeitura de Governador Valadares. Dobraram os joelhos em praça pública pedindo a Deus que enviasse chuva sobre a cidade. Choveu!
O episódio que acabo de narrar fez com que mudássemos a capa do jornal de dezembro que estava praticamente pronta. No entanto, esse é o prazer do jornalismo; e o melhor jornal cristão do Brasil não poderia deixar de registrar em suas páginas as ações dos/as metodistas diante do maior crime ambiental na história do país.
Deus nos abençoe!
Pr. José Geraldo Magalhães
Editor
Tags: Expositor Cristão, Barragem Samarco, Mariana, Solidariedade, Metodistas
Posts relacionados
Campanha Nacional de Ação Social 2023
Inicia-se hoje a Campanha Nacional de Ação Social.
Saiba mais e faça parte desse projeto de disseminação do evangelho, através de atos de piedade e misericórdia!
Nota de pesar: Rev. Eddie Fox, pioneiro do evangelismo metodista mundial, morre aos 83 anos
O Rev. H. Eddie Fox faleceu no dia 28 de julho, aos 83 anos, depois de ter estado sob cuidados paliativos em sua cidade natal de Sevierville, Tennessee, disse o Rev. Kimberly Reisman. Leia mais no site do jornal Expositor Cristão.
[EC] Colégio Episcopal se reúne virtualmente
O Colégio Episcopal da Igreja Metodista tem se reunido semanalmente, de modo virtual, com o propósito de acompanhar as ações e missão da Igreja Metodista, no âmbito de cada uma de nossas Regiões Eclesiásticas e Missionárias, nestes tempos de isolamento social e de cuidados preventivos contra a disseminação do COVID-19.
Faça sua doação para ajudar famílias vítimas de incêndio da zona sul de São Paulo
Um incêndio na noite de domingo (7) na Favela Buraco Quente, zona sul de São Paulo, afetou cerca de 50 famílias que são atendidas pela Assossiação da Igreja Metodista (AMAS) em Campo Belo. A Sede Nacional da Igreja, está disponibilizando uma conta bancária para doações com a finalidade de comprar materiais de construção para diminuir o sofrimento dessas pessoas.