Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão, Discipulado, Mídia - 01/07/2014

Discipulado como meio de revitalização de igrejas

fonte: pastor Marcos Antonio de Souza / 
Coordenador do Discipulado 2ª Região
 
Ao lermos o texto citado acima, percebemos que o conceito de liderança de Jesus é primordialmente definido em servir. O que vem ao encontro do tema de nossa Igreja para este biênio: “Discípulas e discípulos nos caminhos da missão, formam uma comunidade de fé, comunhão e serviço”. 
 
A formação de discipuladores/as está interligada com a revitalização de igrejas, podemos dizer que não são dois, mas um mesmo processo. Identificamos isto na formação de discípulos/as exercida por Jesus. Ao mesmo tempo em que Ele ensinava preceitos básicos da vida cristã, também instruía acerca de como se relacionar com o próximo.

A nossa existência, enquanto cristãos/ãs, demonstra claramente que o modelo de liderança de Jesus é o melhor que já existiu e que existe. O discipulado que Jesus praticou com seus discípulos revigorou e revitalizou a igreja primitiva. Nós precisamos dar continuidade aos Seus ensinamentos e mandamentos. Por isso, à medida que ensinamos, devemos observar Sua vida e Seu exemplo.
 
No processo de revitalização de igrejas, é preciso uma liderança participativa, obediente à Palavra de Deus, dedicada à oração e comprometida com o trabalho evangelístico, uma igreja de discípulos e discípulas a serviço do Senhor. 
 
O discipulado foi um instrumento de revitalização no ministério de João Wesley. Através dos grupos pequenos, introduziu um novo modo de evangelização e cuidado dos/as novos/as convertidos/as. Nenhuma pessoa era desassistida pela igreja; tanto pobre como rico. Assim, diferentemente de outros movimentos evangelísticos, o discipulado passa a envolver todos os membros da igreja, não mais como um ministério específico da igreja, mas como um estilo de vida de cada crente!
 
O resultado é que, ao invés de subtrair de outros ministérios, o discipulado vem adicionar na vida da igreja sem alterar sua estrutura. Na verdade, fortalece a comunhão e a unidade, tornando cada vez mais intensa e abençoadora a vida dos membros. 
 
Creio que o discipulado nasceu no coração de Deus. Temos testemunhos vivos, ao nosso redor, de Igrejas Metodistas que retomaram a prática do discipulado bíblico e hoje são exemplos de evangelismo com responsabilidade, levando as pessoas a receberem Jesus, consolidando, discipulando e levando-as a discipular outras, dando nova vida ao corpo (igreja).
A ligação entre o discpulado e revitalização da igreja consiste no fato de que uma igreja viva vai gerar vida. Essa vida que parte de uma igreja revitalizada transcorre na vida de seus membros, influenciando outras vidas. A revitalização e o crescimento da igreja é fruto de um esforço múltiplo na aplicação do discipulado na vida da igreja.
 
Discípulas e discípulos nos caminhos da missão revitalizam igrejas, tornando-as sadias e frutíferas. A Carta Pastoral do Colégio Episcopal 2014 e 2015: Discípulas e discípulos nos caminhos da missão formam uma comunidade de fé, comunhão e serviço, na página 36 está escrito: “O discipulado precisa ser compreendido como modo de ser igreja. Assim sendo, não é um programa para atender o “modismo eclesiástico”. Ao contrário, mergulhando nos estudos do Evangelho, vamos perceber que o discipulado é uma condição para que as pessoas possam seguir o caminho aberto por Jesus Cristo.” 
 
Acredito que revitalização é recriar uma comunidade de fé focada no discipulado, tornando possível o crescimento saudável das pessoas nos ensinamentos de Jesus Cristo.

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD EM PDF

 

Leia online

 

Tags: expositor cristao, jornal, igreja metodista, Discipulado


Posts relacionados

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão de setembro: Igreja e Meio Ambiente

Em meio à degradação ambiental e à banalização da vida, a igreja é convocada a olhar para o planeta e promover mudanças reais na sociedade. 

Expositor Cristão, Discipulado, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão: Discipulado que gera relacionamentos sólidos

Ao falarmos sobre discipulado cristão é recorrente que lembremos do estilo de vida de Jesus. Seu exemplo causou uma quebra de paradigma relacional de Sua época, pois Ele abraçou o/a excluído/a, ou seja, priorizou a pessoa humana independente de quem fosse sem discriminação ou acepção. O fato de Jesus abraçar o/a pecador/a, não aprovava o pecado, mas estabelecia um ambiente de amor e confiança propícia à transformação e restauração.

Entrevistas, Expositor Cristão, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Advogado metodista é nomeado desembargador em São Paulo

Confira a entrevista com o metodista Achile Alesina nomeado pelo governador do Estado de São Paulo para ocupar o cargo desembargador.

Expositor Cristão, por José Geraldo Magalhães

Meio ambiente: papel intransferível da Igreja

Mesmo quem não mora na cidade de São Paulo/SP, sente-se também preocupado/a com a diminuição contínua dos níveis de água dos reservatórios que abastecem a maior cidade brasileira. Não é somente o risco de racionamento que perturba a muitos de nós, mas acima de tudo, as causas da falta de água. fonte: Pr. Levy da Costa Bastos / 

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mídia, Geral, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão terá 30 mil exemplares em junho

Jornal também vai ganhar novo visual e melhor distribuição pelo Brasil

Mídia, por José Geraldo Magalhães

Mídia, por José Geraldo Magalhães

MP3