Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013
Diálogo Palestina e Israel
Palestina e Israel no Diálogo Comunitário da Faculdade de Teologia: 23 de março
Quando as palavras "Palestina" e "Israel" estão juntas em uma mesma notícia, é muito provável que uma terceira palavra as acompanhe: conflito. Existem, porém, novas palavras florescendo no Oriente Médio, a partir do diálogo promovido por lideranças religiosas de todo o mundo, sobre as quais, lamentavelmente, pouco ou nada sabemos.
Eles estarão na Faculdade de Teologia no dia 23 de março para dois momentos de diálogo com a comunidade acadêmica e convidados(as), de manhã (9h30) e à noite (19h30), sob o tema: Diálogo para a Paz: ações para superar o conflito em Palestina e Israel.
A Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo traz ao seu tradicional programa Diálogo Comunitário a possibilidade de conhecer essas iniciativas que vão na contramão dos conflitos e da violência, com a presença de dois representantes dos esforços de paz entre Israel e Palestina: Michel Nseir, membro da Igreja Ortodoxa Antioquina, e Manuel Quintero Pérez, membro da Igreja Presbiteriana Reformada, ambos representantes do Conselho Mundial de Igrejas, CMI.
Michel Nseir atua como executivo de programa do Fórum Ecumênico Palestina-Israel, uma plataforma criada pelo CMI em 2007 para coordenar as iniciativas das igrejas em favor da paz. Nascido no Líbano e formado em teologia, ele trabalha na sede do Conselho Mundial de Igrejas, em Genebra.
Manuel Quintero é coordenador internacional do Programa Ecumênico de Acompanhamento à Palestina e Israel (EAPPI, da sigla em inglês), uma iniciativa do CMI que tem como objetivo apoiar os esforços locais e internacionais para por fim à ocupação israelense, com base nas resoluções da Organização das Nações Unidas. Cubano, formado em Comunicação Social, Quintero foi diretor de comunicações do Conselho Latinoamericano de Igrejas, CLAI.
O Conselho Mundial de Igrejas, por meio destes programas, busca uma solução para o conflito que leve em conta os princípios do direito humanitário internacional, incluindo as resoluções do Conselho de Segurança, da Assembleia Geral e da Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas. É o que afirma o Código de Conduta do Programa Ecumênico de Acompanhamento à Palestina e Israel, o EAPPI: "Não tomamos partido neste conflito e não discriminamos ninguém, porém, não somos neutros quanto aos princípios dos direitos humanos e do direito humanitário internacional. Estamos fielmente com os pobres, os oprimidos e os marginalizados. Queremos servir a todas as partes, de maneira justa e imparcial, em palavras e ações".
Com base nesta diretriz, o CMI tem apoiado ações não violentas visando ao fim da ocupação israelense de territórios palestinos. Os participantes do programa acompanham e relatam casos de violações de direitos humanos; apóiam atos de resistência não violenta ao lado de palestinos cristãos e muçulmanos e, também, pacifistas israelenses da região, e participam da promoção de políticas públicas. "Nossas metas baseiam-se na convicção de que a ocupação é prejudicial não apenas para os palestinos, mas também para os israelenses, e derivam de nossa preocupação pelo sofrimento que experimentam ambos os povos. O programa demonstra nossa solidariedade com as pessoas de ambos os lados deste conflito que se esforçam de maneira não violenta para por fim à ocupação e alcançar uma paz justa", diz o site do EAPPI.
A Faculdade de Teologia da Igreja Metodista/Universidade Metodista de São Paulo acredita que a paz, entre pessoas e nações, só acontece por meio do diálogo. Poder trazer ao nosso Diálogo Comunitário a questão da paz no Oriente Médio é um raro privilégio, que gostaríamos de compartilhar com você.
LEGENDA DA FOTO ANEXA: O israelense Uri Avnery, veterano ativista pela paz, participa de uma caminhada promovida pelo Programa Ecumênico de Acompanhamento à Palestina e Israel. O cartaz que ele carrega traz as bandeiras de Israel (à esquerda) e Palestina, sobre a frase "Bloco da Paz", em hebraico. Crédito: World Council of Churches.
Diálogo Comunitário da FaTeo
Tema: Diálogo para a Paz: ações para superar o conflito em Palestina e Israel
Quando: 23 de março, em dois horários: 9h30 e 19h30
Onde: Auditório do Edifício Ômega. Rua Planalto, 125 - Rudge Ramos - São Bernardo do Campo - SP
Palestrantes: Michel Nseir (Palestinian Israel Ecumenical Forum, PIEF) e Manuel Quintero (Ecumenical Accompaniment Program in Palestine and Israel, EAPPI)
Mais informações:
- http://www.eappi.org - site do Ecumenical Accompaniment Programme in Palestine and Israel (EAPPI)
- http://www.oikoumene.org/gr/programmes/public-witness-addressing-power-affirming-peace/churches-in-the-middle-east/pief/pief-home.html - site do Palestine Israel Ecumenical Forum
Contato:
Assessoria de Comunicação da Faculdade de Teologia da Igreja
Metodista/Universidade Metodista de São Paulo
Suzel Tunes - (11) 4366-5983