Diálogo em tempos de crise | Distanciamento social, crise, e valorização da vida
Assista ao segundo episódio da série Diálogo em tempos de crise. O programa pretende trazer as principais lideranças atuais e históricas da igreja. Os episódios consideram o momento de crise, de pandemia mundial, e a mudança que igrejas, famílias e comunidades enfrentam.
No episódio de hoje, a conversa, conduzida pelo presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista, Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, se abordam temas importantes para Igreja, como a missão em tempos de distanciamento social, assunto comentado pelo Bispo Roberto Alves de Souza, presidente da 4ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista, e o enfrentamento à pandemia no Brasil e na América Latina, na voz do Bispo Adonias Pereira do Lago, que preside a 5ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista, e está à frente do Conselho de Igrejas Evangélicas Metodistas da América Latina e Caribe (CIEMAL). A Bispa Marisa Ferreira de Freitas, presidente da Região Missionária do Nordeste (REMNE) participa do episódio, falando sobre a importância da valorização da vida humana, da perspectiva médica e cristã.
EPISÓDIO 2
Distanciamento social, crise, e valorização da vida
“O que precisamos é, de fato, sermos simples, como pessoas e Igrejas, independente da nossa condição econômica, financeira, formação acadêmica, etc. Jesus é nosso modelo de simplicidade e sabedoria.” – Colégio Episcopal da Igreja Metodista do Brasil
A Assembleia Geral, composta pela Cogeam e contando com a presença do Colégio Episcopal, reunida nos dias 23 e 24 de novembro, tomou a decisão, sob a solicitação do Conselho Superior de Administração das instituições metodistas de ensino, de realizar o desligamento da atual gestão da Rede e redirecionar as ações no que tange à vida e à missão das nossas escolas, colégios e universidades.
Expositor Cristão já refletiu várias vezes sobre a diversidade, intolerância religiosa e racismo. O Colégio Episcopal fez vários pronunciamentos reafirmando a doutrina da Igreja Metodista combatendo essas chagas sociais que têm diminuído várias pessoas. Retomei o assunto nesta edição. A princípio, seria apenas sobre a chacina que ocorreu no Rio de Janeiro envolvendo cinco jovens que foram mortos por policiais, mas a pauta se ampliou. Parece que o assunto ainda não foi esgotado na vida de muitas pessoas. O caso mais recente de injúria racial ocorreu no 1º Concílio Regional da Sétima Região Eclesiástica, no início de dezembro, quando foi feita uma denúncia ao plenário. “Desbancamos o urubu”, disse a denunciante ao ouvir a expressão de um pastor sobre outro pastor após as eleições da lista tríplice.
A Região Missionária do Nordeste irá sediar o Seminário Mundial de Evangelismo Metodista entre os dias 6 a 13 de agosto em Recife/PE. A ideia é o despertamento missionário entre os participantes. O número de vagas está limitado a cem pessoas. Inscreva-se!