Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 17/05/2013

Diaconia inicia amplo processo de aproximação junto às Igrejas evangélicas

Abril foi um mês importante para a ONG Diaconia. Na segunda quinzena, a entidade, de inspiração cristã, deu início a um amplo processo de aproximação junto às Igrejas evangélicas, a partir da realização de uma série de ações de sensibilização, mobilização, articulação, formação e incidência política no tocante às questões ambientais.

A primeira ação aconteceu no último dia 25, quando a organização realizou em sua sede, no Recife, uma oficina voltada especificamente às lideranças cristãs. Relacionado ao tema meio ambiente no contexto urbano, o encontro utilizou como mote a escassez de água, em referência ao “Ano Internacional de Cooperação pela Água”, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo foi despertar as lideranças cristãs para a reflexão acerca do acesso ao bem natural em áreas urbanas. Denominada “Escassez de água, riscos e vulnerabilidades”, a oficina reuniu 27 líderes de nove denominações. Na ocasião, a Igreja Metodista foi representada pelo pastor Ricardo Pereira da Silva, educador social popular e pastor no Ponto Missionário em Caixa D’água, no município de Olinda.

“A expectativa é que as congregações passem a debater sobre questões relativas ao meio ambiente e incidam, posteriormente, em políticas públicas nessa esfera”, explicou o assessor político pedagógico da Unidade Territorial da Diaconia no Recife, Joselito Coutinho. A oficina foi a primeira ação do processo de formação de líderes. O próximo passo está sendo a realização, nesta semana, do “Intercâmbio com lideranças de Igrejas: água como um direito humano”. O encontro acontece até esta quinta-feira, 16, no município de Umarizal, situado no Oeste Potiguar, onde a Diaconia possui relevante experiência frente a questões ambientais e de convivência com o Semiárido.

Na volta do intercâmbio, os líderes promoverão um grande seminário para cerca de 80 pessoas, em paralelo a II Semana de Meio Ambiente Urbana (II Semeia Urbana), prevista para a primeira semana de junho. “Nosso objetivo com todo o processo é que as Igrejas vejam que, a partir do engajamento, se pode transformar a realidade”, pontuou Joselito Coutinho.

Juventudes - Com o mesmo objetivo de despertar a reflexão acerca de assuntos ligados ao meio ambiente no contexto urbano, mas com a proposta de também capacitar para a construção coletiva de materiais de comunicação acerca do tema, a entidade realizou uma oficina de vídeos voltada a 18 jovens de cinco diferentes congregações evangélicas na faixa etária entre 15 e 29 anos.

Durante o encontro, realizado em 27 de abril, eles aprenderam técnicas para elaboração de roteiros, gravação e edição de vídeos com celulares. Utilizando a ferramenta, os jovens terão o desafio de produzir pequenos vídeos que abordem o tema “juventude e meio ambiente”. Dez trabalhos serão selecionados para o I Festival Pernambucano de Vídeos Mobile da Juventude Cristã (www.festivaldevideosmobile.blogspot.com.br). O objetivo é que o material circule nas Igrejas, sensibilize e fomente o debate sobre as questões ambientais.

"Navegando em Defesa das Águas" é o mote da primeira edição do Festival. As inscrições vão até o próximo sábado, dia 18. “Esperamos que esse possa ser o ‘pontapé inicial’ para que a questão ambiental comece a ser debatida, politicamente, dentro das igrejas. Queremos ainda sensibilizar os jovens sobre seu papel como ator central na discussão e proposição educativa e política relacionadas às questões ambientais com foco na temática água”, finalizou Joselito Coutinho.

Diaconia - Fundada em 1967 por onze Igrejas - a Metodista é uma delas, a Diaconia é uma organização de inspiração cristã, sem fins lucrativos e que tem por objetivo a promoção da justiça e do desenvolvimento social.

Atualmente, a entidade mantém unidades nos estados do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, onde reforça seu compromisso histórico com a defesa dos direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais (DHESCAs) de populações empobrecidas e injustiçadas, ampliando e aprimorando suas estratégias pela efetivação de políticas públicas para a transformação da sociedade. Conheça mais em: www.diaconia.org.br

Contato:
Higor Gonçalves – Assessor de Comunicação da ONG Diaconia – (81) 3221.0508 / (81) 9646.1569


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães