Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 12/06/2012
Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. Veja os detalhes!
Instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) há dez anos, e pelo Brasil em 2007, o Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil ocorre em 12 de junho, com o objetivo de mobilizar a população mundial para apoiar e combater a prática que, segundo a própria OIT, atinge 215 milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo.
Aqui no Brasil, a semana de 11 a 15 de junho será bem movimentada. Fóruns nacional e estaduais de prevenção e erradicação do trabalho infantil, conselhos tutelares e dos direitos, municípios e instituições realizarão campanhas, passeatas, palestras, seminários, panfletagens, peças de teatro e muitas outras atividades de mobilização e conscientização da população para orientá-la sobre os malefícios do trabalho para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Fonte: Rede Pró-Menino
O Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho) foi instituído pela Lei Federal nº 11.542/2007. O Brasil e outros países assumiram o compromisso com a Organização Internacional do Trabalho – OIT de erradicar as piores formas de trabalho infantil até 2016, e eliminar todas as formas até 2020.
As peças da campanha (cartaz, panfleto, camiseta, boné e outras) podem ser baixadas e utilizadas de diferentes formas. As artes estão disponíveis no site da campanha.
Mais informações:
Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil - FNPETI.
Fundo das Nações Unidas para a Infância - Unicef.
Organização Internacional do Trabalho – OIT.
Livro: Retratos do trabalho infantil:
Acesse o livro lançado no Seminário Pró-Menino: "Construindo um mundo sem trabalho infantil", aqui.
Guia Metodológico:
Veja documento que propõe metodologias para ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil, acesse aqui.
Trabalho Infantil - Examinando o Problema, Avaliando Estratégias de Erradicação
Pesquisa traz análise sobre o trabalho infantil no Brasil, veja aqui.