Publicado por José Geraldo Magalhães em Liturgia - 28/10/2013
Dia do Clai: afirmando um ecumenismo de gestos concretos
DIA DO CLAI 2013
AFIRMANDO UM ECUMENISMO DE GESTOS CONCRETOS
(16 de novembro ou domingo mais próximo)
SONHO DE UNIDADE
[Este Ato Celebrativo do Dia do CLAI ser inserido como parte no culto habitual da comunidade]
Abertura
No princípio, Deus sonhou com a unidade para a América-Latina e o Caribe. Nossa unidade, porém, era sem forma e vazia. E o Espírito de Deus pairava sobre a face do abismo.
Como igreja, vivíamos em meio ao caos, e sofríamos com as guerras, a exploração que, como povo, oprimido, entristecido, empobrecido, tínhamos que suportar.
Em meio ao caos, Deus fez soar sua voz, sua palavra se fez ouvir...
Muitos lhe deram ouvidos e começaram a vir de todos os lados. Juntaram-se para ouvir, em meio às muitas palavras, a Palavra criadora, e, em meio a tantas vozes, a Voz criativa de Deus.
A partir de um primeiro e modesto encontro, celebrado em Oaxtepec, México, em setembro de 1978, comunidades cristãs latino-americanas e caribenhas, outrora dispersas e isoladas, começaram sua peregrinação rumo à unidade.
Não foi uma peregrinação fácil. Foi, antes, repleta de obstáculos que tentavam se impor em nome da história, da tradição, dos preconceitos e da soberba humana.
Não obstante, quatro anos depois, igrejas e organismos cristãos, empenhados na promoção da unidade entre os cristãos e cristãs do continente, igrejas e organismos, se regozijaram com a fundação do Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI).
E viu Deus que isso era muito bom, e soprou sobre nós o fôlego da vida, espírito da unidade e o alento da paz. E o CLAI passou a ser organismo vivente.
Desde então, o CLAI procura responder afirmativamente ao chamado divino, que nos chega por meio dos seus mensageiros: “Rogo-vos, pois, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz; há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.” (Ef 4.1-6)
As assembleias do CLAI
[Pode-se utilizar os slides das Assembleias (Power Point)]
A primeira celebração conciliar do CLAI se deu em Huampaní, Lima, em novembro de 1982, com o tema: “Jesucristo, Vocación Comprometida con el Reino.”
A segunda assembleia geral foi celebrada em Indaiatuba, Brasil, em outubro de 1988, com o tema: “Iglesia, hacia una Esperanza Solidaria.”
A terceira, em Concepción, Chile, em janeiro/fevereiro de 1995, inspirada pela temática: “Renaciendo a una Esperanza Viva”.
A quinta assembleia foi em Buenos Aires, em fevereiro de 2007, ao redor do tema: “La gracia de Dios nos justifica, su Espíritu nos libera para la vida.”
E dia a dia, o Senhor ia acrescentando irmãos e irmãs ao grupo dos que creem na unidade da fé. Trata-se de uma história tão marcante, que chegou até nós, e nos envolveu, a ponto de sermos nós, hoje, os/as que temos o privilégio de celebrar a VI Asamblea del CLAI, e o faremos “Afirmando un ecumenismo de gestos concretos”.
Que o mesmo Deus de amor que, há 30 anos, nos conclamou à comunhão, e soprou sobre o CLAI o espírito da unidade, nos abençoe hoje, e durante toda esta assembleia, para que sejamos dignos da vocação a que fomos chamados.
♫ Música (a critério da Igreja)
AÇÃO DE GRAÇAS PELA UNIDADE
Temos muito a agradecer
Deus nosso, nos faltam as palavras para expressar-te suficientemente tanta gratidão. Pelo encontro, por tantas experiências vividas que trazemos a tua presença, nossas e de nossas comunidades, para compartilhar com nossas irmãs e Irmãos de todo o continente. Graças pelos sentidos que nos permitem perceber as distintas realidades de nossa região, pensar soluções, organizar ações, em unidade. Graças pelos caminhos recorridos pelo CLAI em 30 anos, pelas dificuldades e obstáculos já superados, pelo crescimento com o qual tu nos tem agraciado e pela segurança de que tu nos acompanharás sempre. Por Jesus Cristo, amém.
♫ Música(s) de louvor e ação de graças (a critério da Igreja)
GESTOS DE UNIDADE
Olhos, corações e mãos abertas:
Abra seus olhos. Deus quer dar a você uma nova visão. Abra os seus olhos, há tantos olhos que não querem ver.
Seja o que for que você vir, não negue, nem oculte, e tampouco condene. Há tanto que descobrir, que reconhecer, que respeitar. Você se somará a novos mundos, novos gestos, novos olhares, que lhe devolverão novas visões, novos encontros, novos horizontes.
♫ Deus, abre nossos olhos para ver a realidade!
Abra seu coração, Deus quer deixá-lo pleno de bondade. Abra seu coração, os corações de tantas irmãos e irmãos estão vazios... daquilo você receber dê sem nada pedir, não faça contas, não tema, não acumule mais para você.
♫ Deus, abre nosso coração para receber tua graça!
Abra suas mãos, Deus quer enchê-las. Abra suas mãos, as mãos de tantas irmãos e irmãos estão vazias... Você ficará admirada/o pelo pouco que necessita para você quando puder sentir como tua a vida
dos outros. Ficará admirada/o do muito que você tem para compartilhar quanto estiver disposto viver a sua vida para as outras pessoas.
♫ Deus, abre nossas mãos e renova a criação!
Ofertório: Coleta destinada ao CLAI
BÊNÇÃO DA UNIDADE
Bênção
[De mãos dadas]
Que o Deus criador nos abençoe com a Graça de sermos uma Igreja em esperança solidária. Que o Deus redentor nos abençoe com uma vocação comprometida com o Reino. Que o Deus consolador nos abençoe com a liberdade para construir a paz e defender a vida. Que não nos faltem oportunidades para continuarmos afirmando e vivendo um ecumenismo de gestos concretos, e assim renascermos para uma esperança viva. Amém.
*
* * *
*
Liturgia preparada pela Rede de Liturgia do CLAI-BR, a partir dos auxílios litúrgicos da VI Assembleia do CLAI em Havana, Cuba, 20 a 26 de maio de 2013. Presidente do CLAI: Rosileia maria roldi Wille Secretário Regional para o Brasil: Presb. Darli Alves de Souza Coordenador da Rede de Liturgia CLAI-BR: Luiz Carlos Ramos
____________________________________________________
Arquivos para donwload