Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 17/05/2012
Denuncie o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
O dia 18 de maio se tornou um dia de combate a violência sexual infantil, em decorrência de um crime brutal contra uma menina de 8 anos: espancada, abusada sexualmente e assassinada.
Quantas crianças e adolescentes no Brasil e no mundo ainda são abusadas e exploradas sexualmente? Quando irá acabar? É revoltante que todos os dias, os pequeninos de Deus sofram desse mal. Praticado muitas vezes por familiares ou pessoas próximas da família.
”Em cada época e lugar surgem problemas, crises e desafios através dos quais Deus chama a Igreja a servir. A Igreja, guiada pelo Espírito Santo, consciente de sua própria culpabilidade e instruída por todo conhecimento competente, busca discernir e obedecer a vontade de Deus nessas situações específicas” afirma o Credo Social da Igreja Metodista.
O Disque 100, criado apenas para denúncias de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes se ampliou. Desde dezembro de 2010, acolhe denúncias que envolvam violações de direitos de toda a população, especialmente dos Grupos Sociais Vulneráveis, como crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua, idosos e pessoas com deficiência.
O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana, incluindo domingos e feriados. A ligação é gratuita e pode ser realizada a partir de telefones fixos ou celulares em todo o território nacional.
O Disque Direitos Humanos é também um caminho para divulgar informações sobre direitos humanos e orientações sobre ações e programas, bem como de serviços de atendimento, proteção e responsabilização em direitos humanos, disponíveis nas três esferas governamentais: federal, estadual e municipal.
- Acesse a Cartilha do Disque Direitos Humanos – Ligue 100
- Veja nos links abaixo, dois vídeos do Proteger – Programa Nacional de Prevenção da Violência e Criminalidade Infanto-Juvenil que mostram como acontece o abuso sexual em casa e na vizinhança e como reagir a essas situações.
Vídeo sobre o Abuso Sexual na Vizinhança
Vídeo sobre o Abuso Sexual em Casa
- Saiba mais informações de como surgiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, além de conhecimentos como onde denunciar e a diferença entre abuso sexual, exploração sexual e pedofilia em:
Prof. Ari conversa com a Turminha sobre abuso e exploração sexual
Revda. Joana D'Arc Meireles
Secretária Executiva para a Vida e Missão