Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 17/05/2012

Denuncie o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O dia 18 de maio se tornou um dia de combate a violência sexual infantil, em decorrência de um crime brutal contra uma menina de 8 anos: espancada, abusada sexualmente e assassinada.

Quantas crianças e adolescentes no Brasil e no mundo ainda são abusadas e exploradas sexualmente? Quando irá acabar? É revoltante que todos os dias, os pequeninos de Deus sofram desse mal. Praticado muitas vezes por familiares ou pessoas próximas da família.

”Em cada época e lugar surgem problemas, crises e desafios através dos quais Deus chama a Igreja a servir. A Igreja, guiada pelo Espírito Santo, consciente de sua própria culpabilidade e instruída por todo conhecimento competente, busca discernir e obedecer a vontade de Deus nessas situações específicas” afirma o Credo Social da Igreja Metodista.

 O Disque 100, criado apenas para denúncias de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes se ampliou. Desde dezembro de 2010, acolhe denúncias que envolvam violações de direitos de toda a população, especialmente dos Grupos Sociais Vulneráveis, como crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua, idosos e pessoas com deficiência.

O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana, incluindo domingos e feriados. A ligação é gratuita e pode ser realizada a partir de telefones fixos ou celulares em todo o território nacional.

O Disque Direitos Humanos é também um caminho para divulgar informações sobre direitos humanos e orientações sobre ações e programas, bem como de serviços de atendimento, proteção e responsabilização em direitos humanos, disponíveis nas três esferas governamentais: federal, estadual e municipal.

- Acesse a Cartilha do Disque Direitos Humanos – Ligue 100


- Veja nos links abaixo, dois vídeos do Proteger – Programa Nacional de Prevenção da Violência e Criminalidade Infanto-Juvenil que mostram como acontece o abuso sexual em casa e na vizinhança e como reagir a essas situações.

Vídeo sobre o Abuso Sexual na Vizinhança
Vídeo sobre o Abuso Sexual em Casa

- Saiba mais informações de como surgiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, além de conhecimentos como onde denunciar e a diferença entre abuso sexual, exploração sexual e pedofilia em:
Prof. Ari conversa com a Turminha sobre abuso e exploração sexual

 

Revda. Joana D'Arc Meireles

Secretária Executiva para a Vida e Missão


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães