Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 10/07/2011
Delegações discutem proposta de texto para o Plano Nacional Missionário
A proposta de texto para o Plano Nacional Missionário do próximo período eclesiástico da Igreja Metodista foi apresentada hoje, 10, no Concílio Geral em Brasília. A exposição foi feita pelo Bispo Adriel de Souza Maia, da 3ª Região Eclesiástica. Neste momento, as delegações estão reunidas discutindo o texto visando a aprovação do documento.
A análise do Plano Nacional Missionário é umas das prioridades do Concílio. Em sua fala, o Bispo Adriel ressaltou: "Não estamos aqui no Concílio por causa da burocracia, estamos aqui por causa da missão". O documento é referência para as ações da Igreja Metodista.
O texto do Plano Nacional Missionário apresentado lista alguns fundamentos norteadores e prioridades:
• Estimular o zelo evangelizador na vida de cada metodista, de cada igreja local;
• Capacitar e desenvolver o ministério pastoral de modo a cuidar da Palavra, da formação, da unidade e conexidade na Igreja Metodista;
• Valorizar a presença e o papel dos ministérios de leigos e leigas nos vários aspectos da missão;
• Promover o discipulado na perspectiva da salvação, santificação e serviço;
• Missão, Igreja e Meio ambiente;
• Missão, Igreja e o clamor do desafio urbano;
O Bispo Adriel focou também que a Igreja, em função do seu chamado divino, deve ser sempre missionária. No texto apresentado está escrito: O fundamento da missão é a obra reconciliadora de Jesus. Por isso, colocar esta ênfase como prioridade absoluta significa reafirmar que somente a missão justifica a presença da igreja no mundo.
Está sendo discutido entre as delegações o tema que será trabalhado no próximo período eclesiástico. A proposta do Colégio Episcopal é que seja mantido como pano de fundo o tema que tem fomentado a caminhada da igreja nos últimos anos:
"Igreja - comunidade Missionária a Serviço do Povo"
Saiba mais sobre o que acontece no 19º Concílio Geral da Igreja Metodista.