Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Definição de Grupos Societários

Stanley da Silva Moraes

INTRODUÇÃO

A partir da definição de que a Igreja Metodista se organiza em dons e ministérios, em 1987, todas as suas organizações entraram num processo de avaliação profundo.

Nesse processo as comissões foram substituídas por ministérios, pois a Igreja passou a valorizar primeiro o aspecto orgânico, depois o estrutural.

Os grupos societários deixaram de ser um grupo fechado, com programas quase que autônomos, e foram se integrando ao orgânico da Igreja. Numa Igreja mais orgânica do que formal, há mais espaços de tensões e só o tempo está nos permitindo alcançar segurança nas relações.

Os Cânones nos dão os eixos de nossa organização. Neles encontramos a essência do que a Igreja Metodista define como grupos societários.

CÂNONES 2007-2011

Art. 89 - Subordinam-se diretamente à Coordenação Geral de Ação Missionária (COGEAM):

IV - As confederações de grupos societários, às quais compete:

a) Congraçar, estimular e dinamizar o trabalho das federações;

b) Manter a unidade dos(as) associados(as);

c) Zelar pelo desempenho de seus membros na obra missionária, considerando a especificidade de cada grupo em razão de sua faixa etária;

Art. 112 - Subordinam-se diretamente à COREAM:

III - as confederações de grupos societários, às quais compete:

a) Dinamizar, congraçar, estimular, orientar, subsidiar, capacitar e manter a unidade do trabalho dos respectivos grupos societários nas igrejas locais;

b) Dinamizar, estimular e orientar seu trabalho no nível regional, no que couber;

Art. 137 - O Concílio Local estabelece a organização da igreja local segundo os dons concedidos pelo Espírito Santo e os ministérios de seus membros, homens e mulheres, e as necessidades de serviço da comunidade

§ 5º - Nos prazos determinados, o(a) pastor(a) titular, os(as) coordenadores(as) de ministérios e os(as) ocupantes de funções individuais, presidentes de grupos societários e instituições locais preparam os relatórios e planos de trabalho que são apresentados à Coordenação Local de Ação Missionária, submetidos à aprovação do Concílio Local e incorporados ao Plano Local de Ação Missionária, à vista do Plano para Vida e Missão;

Art. 143 - Os grupos societários compõem-se de pessoas que se reúnem por faixas etárias definidas ou agrupamentos específicos para tratar de necessidades próprias a eles.

§ 1º - A integração dos grupos societários é feita pela inclusão de seus projetos e ações no Plano Local de Ação Missionária, à luz dos princípios dos dons e ministérios adotados pelo Concílio Local.

§ 2º - Os grupos societários são reconhecidos pelos respectivos Concílios Locais e por eles supervisionados.

§ 3º - As igrejas locais, à luz das diretrizes gerais, regionais e locais, aprovam o regulamento dos grupos societários.

Stanley da Silva Moraes


Posts relacionados

Geral, por Comunicação

Carta Pastoral - 2024

“A superação do racismo ainda presente em nossa sociedade é um imperativo. É uma necessidade moral e uma tarefa política de primeira grandeza. E a educação é um dos terrenos decisivos para que sejamos vitoriosos neste esforço.” – Colégio Episcopal da Igreja Metodista do Brasil

Geral, por Sara de Paula

S.O.S. Recife

Saiba como apoiar a mobilização da Igreja Metodista no socorro às vítimas das fortes chuvas no nordeste. Nos estados de Alagoas e Pernambuco, 63 municípios estão sob monitoramento e 14 já tiveram situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional. Até o momento, a Defesa Civil Nacional atualizou para 79 o número de óbitos em Pernambuco, em decorrência das chuvas. Há, ainda, 3.957 desabrigados em pontos de apoio localizados próximos às regiões afetadas. 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães