Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 19/04/2012

Cristãos propõem isolar empresas que impedem a paz entre judeus e palestinos

Direção das igrejas Metodista Unida e Presbiteriana, dos Estados Unidos, vão encaminhar moção às respectivas assembleias gerais a proposta de isolamento das empresas que lucram com a ocupação israelense na Palestina. São lembradas, entre outras, empresas como a Caterpillar, a Motorola e a Hewlett-Packard.

A jornalista Elizabeth Bolton, da Jewis Voice for Peace Rabbinical Council (Voz Judaica para a Paz do Conselho de Rabinos) relatou que as duas denominações e seus seguidores que defendem o fim dos assentamentos israelenses na Cisjordânia e na parte leste de Jerusalém estão sendo atacadas violentamente por causa dessa posição.

Rabinos emitiram carta de apoio a metodistas e reformados. “Cremos que investir em empresas que estão se beneficiando com a injusta ocupação reduz as possibilidades de atingir a paz e é contrária aos valores judeus”, argumentaram.

A carta dos rabinos reporta-se aos tempos de cativeiro do povo judeu, “uma experiência que não queremos nem para nós nem para os outros. Acreditamos na liberdade para todos. E estamos juntos de todos os que têm essa mesma crença”, proclamam.

A Caterpillar, apontam igrejas, lucra com a venda de tratores utilizados na destruição de moradias e plantações de palestinos. A Motorola Solutiona produz sistemas de vigilância instalados em assentamentos na Cisjordânia e na Faixa de Gaza. Já a HP provê apoio e manutenção dos sistemas de identificação biométrica IDE, instalados nos postos de controle israelenses, na Cisjordânia, que privam a livre locomoção dos palestinos em seu próprio território.


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

SOS Chuvas | Apoie o trabalho de socorro das Igrejas Metodistas no litoral paulista

Apoie a mobilização da Igreja Metodista em São Sebastião (SP), para socorrer as vítimas da emergência climática no litoral paulista, em decorrência das chuvas. A Agência Brasil informou que segundo balanço divulgado pela Polícia Militar durante entrevista coletiva concedida no final da manhã de quarta-feira, dia 22, na capital paulista, foram registradas 48 mortes após a tragédia ocorrida no litoral norte de São Paulo e 26 pessoas foram levadas para atendimento hospitalar na região. Outras 1.523 pessoas foram resgatadas.

Geral, Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de julho

Um Concílio Geral em três fases. Sim, a primeira sessão foi realizada dia 11 de dezembro de 2021 na modalidade on-line com pauta única – prorrogação de mandatos até julho deste ano. As demais sessões presenciais foram realizadas em Sorocaba/SP, nos dias 3 a 10 de julho. E a terceira fase será em outubro, também na modalidade on-line, quando os delegados e as delegadas se reunirão por dois dias para discutirem e debaterem a respeito das propostas que ficaram sobre a mesa. Leia aqui.

Geral, por José Geraldo Magalhães

As Delegações do 20º Concílio Geral se reúnem São Paulo

Representantes das delegações regionais que irão ao 20º Concílio Geral (20ºCG) da Igreja Metodista em julho, conclave que acontece a cada cinco anos, estão reunidos na Sede Nacional da Igreja Metodista neste sábado, dia 23, em São Paulo/SP. O encontro entre pastores/as e leigos/as eleitos/as nos concílios regionais em 2015 irá discutir vários assuntos, dentre eles, o cronograma e agenda do 20ºCG, relatórios e formulários para sugestões de propostas. 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães