Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 08/11/2010

Cristãos e muçulmanos propõem grupo para responder a crises

A consulta internacional sobre as relações islamitas-cristãs terminou hoje, em Genebra, com a proposta de formação de grupo de trabalho misto que possa mobilizar-se com rapidez em casos de ameaças ou crise que possa provocar conflito entre as duas religiões. A consulta versou sobre a construção de um futuro comum e contou com 60 participantes.

Em declaração conjunta divulgada hoje, cristãos e muçulmanos alegaram que em casos de crise frequentemente a religião é invocada, mesmo quando opressão, injustiças e má distribuição de recursos são as causas reais das intrigas. “Devemos encontrar formas de ‘dissociar’ a religião desse tipo de  interpretação e ‘associá-la’ à resolução de conflitos e à justiça compassiva”, disseram.

O grupo sugeriu que os organizadores da consulta – o Conselho Mundial de Igrejas (CMI), a Associação Mundial da Dawa Islâmica, o Real Instituto Aal al-Bayt – iniciem projeto conjunto com o propósito de promover o intercâmbio de experiências, de “viver juntos de forma construtiva em sociedades plurais”, compartilhar as melhores práticas sobre a construção de “uma cultura de diálogo e cooperação inter-religiosos”, além de trabalhar juntos em questões ambientais e sociais.


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Em oração | 12.06.2020

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semnalmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b).

Geral, por José Geraldo Magalhães

Grupo de Fraternidade Wesleyana de Santidade se reúne em São Paulo

O grupo de Fraternidade Wesleyana de Santidade se reuniu na manhã dessa quinta-feira (18), nas dependências da Sede Nacional, em São Paulo. O encontro, além de promover comunhão entre as 16 pessoas presentes levou o grupo a refletir sobre a "Espiritualidade engajada na perspectiva Wesleyana"; tema da palestra ministrada pelo major do Exército da Salvação, dr. Maruilson Menezes de Souza. A reuião terminou com um almoço ao meio dia.

Geral, por José Geraldo Magalhães