Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 06/06/2011

Crianças do Sombra e Água Fresca de BH se apresentam nos USA

Um grupo com 13 crianças do Projeto "Sombra e Água Fresca" de Belo Horizonte, MG, se prepara para uma apresentação nos Estados Unidos. Elas serão uma das atrações na Conferência da Virgínia da Igreja Metodista Unida.

Veja o relato da educadora social Dulce Balmant, sobre esta empolgante viagem:

O SONHO SE TORNA REALIDADE

Tudo começou quando o casal de missionários americanos Dot Ivey e Daniel foi prestigiar as celebrações dos 10 anos do Projeto “Sombra e Água Fresca” na Universidade Metodista de São Paulo - UMESP, em outubro de 2010, e viu o pequeno grupo representativo do Projeto, na 4ª Região, tocando suas flautas e percussão. Daí, logo depois, veio o convite da Igreja Metodista Unida, para que este grupo representasse o Projeto em sua Conferência Virgínia que ocorrerá em junho de 2011, assumindo totalmente os custos das passagens e estadia das crianças e educadoras em terras do Sr. Obama.

A comunicação do convite por Teca Greathouse (Agente nacional do Projeto sombra e Água Fresca) às crianças, deu início ao delicado processo de seleção (porque o grupo teria que ser em menor número,) e preparação destas crianças para a tão sonhada viagem aos Estados Unidos!

A aquisição dos passaportes e mais tarde dos vistos, veio acompanhada de muita tensão e expectativa! (Mencionamos aqui com muita gratidão a pessoa da educadora Bia Marques que foi quem providenciou toda a parte burocrática do processo, orientada tão pacientemente por Teca.) Quando saímos do Consulado Americano em SP com os passaportes carimbados com o visto, oramos agradecendo a Deus pela grande conquista. Agora, só restava esperar pelo grande momento da viagem.

CONTAGEM REGRESSIVA PARA A ÍDA AOS ESTADOS UNIDOS

OS ENSAIOS:
 As crianças e adolescentes do Projeto “Sombra e Água Fresca” do B. Liberdade (Rib. das Neves) e S. Gabriel (BH) farão o seu ultimo ensaio antes da viagem, no sábado, dia 04 de junho. Vamos viajar no dia 10. E gostaria de relatar aqui como tem sido esta preparação.

O clima é de muita adrenalina, sonhos, agitação e elevação (às vezes, exacerbada) da auto-estima! A turminha anda difícil de ser conduzida, tal é a excitação que tem tomado conta deles durante toda a preparação para a viagem!

Enquanto nos preparamos vamos atendendo convites para apresentação por aqui, o que serve de ensaio geral.

Mas é curioso, interessante, observá-las. Estão impossíveis, indóceis, cheias de segurança sobre si mesmas. Às vezes extrapolam na esnobação com os demais coleguinhas! Outras vezes ficam rebeldes com os pais sobre algumas questões relativas à viagem... Mas o mais gratificante é ver o retorno do esforço delas!

Treinamos cerca de 16 músicas para levarmos aos EUA. A maioria delas já são executadas de cor! E chegam até a criar arranjos espontaneamente!...Muito Legal!

Também estamos ensaiando três canções em inglês para cantarmos junto com as crianças de lá. Aí, entra  a parte mais divertida: a pronúncia deles cria uma outra língua! Acho que será difícil entender.... Mas é muito divertido! Mas creio que misturadas às outras crianças, eles não farão feio! Mas definitivamente, são melhores tocando.

Ontem fomos nos apresentar num FÓRUM sobre o Meio Ambiente, evento da Prefeitura de Ribeirão das Neves/MG. Saíram-se super bem. Abrimos o evento com o Hino Nacional Brasileiro. Minutos depois já estávamos recebendo convite pra tocar numa formatura!...Ah, eles ficam vaidosos!...Mas infelizmente por estar em cima da hora o convite não pôde ser aceito!

Domingo eles se apresentarão na Igreja Metodista do B. União e lá receberão oficialmente a bênção pra viagem. Seus pais irão também. É um grande momento pra todos nós! Que Deus nos ajude!
 
Dulce Leia S. Balmant   BH 02/06/2011


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães