Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 17/10/2011

Coordenadora da Pastoral do Combate ao Racismo repudia Cartilha da PM

Coordenadora da Pastoral do Combate ao Racismo, Diná Branchini, escreve carta ao Comandante do Batalhão da Esplanada repudiando a cartilha produzida pelo Polícia Militar do Distrito Federal: “Previna-se contra furto e roubo a pedestre na rodoviária” que reforça a imagem racista e negativa sobre os cidadãos negros. Clique na imagem acima para ver a cartilha e leia a carta abaixo:

"Prezado
Sr.Comandante Batalhão Esplanada
Distrito Federal

Respeitosamente venho manifestar que ao ler a Cartilha “Previna-se contra furto e roubo a pedestre na rodoviária”, produzida pelo Centro de Comunicação Social da Policia Militar do Distrito Federal,  achei interessante as orientações  que nos ajudam, enquanto  cidadãos e a cidadãs, a termos mais cuidado com nossa segurança.

Porém  fui tomada de muita indignação ao ver a ilustração onde aparecem  dois homens negros com a arma assaltando um homem branco. Esta ilustração é cruel, porque reforça a imagem racista e negativa sobre os cidadãos  negros, associados a marginalidade, ao crime e a violência; reproduz a imagem criada pelos dominadores europeus escravistas e, no período pós abolição, reforçada pela elite branca brasileira.

No entanto os  jornais e a mídia em geral tem noticiado com freqüência casos de homens e mulheres negras que sofrem desde constrangimentos, agressões físicas até morte, por  seguranças e policiais, em shoppings, bancos e supermercados porque são negros e, conforme a ilustração desta Cartilha e dedução racista, são incriminados como assaltantes e criminosos.

Esta ilustração é muito perigosa, incita a violência contra a população negra e reforça o que as pesquisas têm apontado:  que são os jovens negros o maior alvo de abordagens policiais as quais geralmente ocorrem de forma mais agressiva.

Assim, conto com sua sensibilidade e sintonia com as Políticas Públicas de Ações Afirmativas Afrodescendentes e o Estatuto da Igualdade Racial, medidas que promovem a eliminação de todas as formas de racismo em nossa sociedade, como a capacitação da Policia Militar para eliminação do racismo institucional.

Agradeço sua atenção aguardando um retorno a esta manifestação"

Diná da Silva Branchini
Pastoral Nacional de Combate ao Racismo,
Ministério AA-AFRO-3RE
da  Igreja Metodista no Brasil


Posts relacionados

Geral, por Comunicação

Liturgia para o Dia de Ação de Graças 2021

 Acesse a sugestão de Liturgia para o Dia de Ação de Graças 2021, produzida pelo Departamento Nacional de Escola Dominical. 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães