Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

convite castro alves wesley

No dia 17 de abril, o Memorial do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, inaugura a exposição Castro Alves e a Poesia da Abolição. O organizador da da exposição, Prof Voltaire, convidou a Rede Metodista de Educação do Sul, através da Pastoral Escolar e Universitária, a uma parceria nessa exposição. Ele, um historiador, considerou importante o resgate do papel histórico do metodismo no movimento abolicionista iniciado na Inglaterra e que depois alcançou outros países importantes. John Wesley foi a primeira voz a levantar-se contra a escravidão e à favor da abolição. Em seu texto "Thoughts upon Slavery" ele expõe a vergonha da existência da escravidão.

O Prof Voltaire, organizador da exposição no Memorial, teve acesso ao material histórico do metodismo e de escritos de Wesley, a partir dos quais serão elaborados painéis sobre o papel dos metodistas, metodismo e Wesley nesse processo de proibição de comércio de escravos e abolição a partir da Inglaterra.

Outro vínculo que levou o Prof Voltaire a Wesley foi a proximidade deste à William Wilberforce, o reponsável pela petição formal na Câmara dos Comuns pela proibição do comércio de escravos. A última carta que John Wesley escreveu, no ano de 1791,  foi para William Wilberforce, encorajando-o a agir em favor da abolição. Neste mesmo ano, Wilberforce levou a questão ao parlamento inglês. Foi derrotado, mas não desistiu. Insistiu durante anos,  até que, no em 1807, finalmente a Inglaterra aboliu a escravidão. Nos Estados Unidos, acaba de ser lançado o filme Amazing Grace, que conta a história de William Wilberforce, que conta a história deste abolicionista inspirado pelo metodismo. Clique aqui para acessar o site oficial do filme (em inglês).

E para saber um pouco mais da luta brasileira contra a escravidão, visite a exposição em Porto Alegre, na rua Sete de Setembro, 1020. Veja o cartaz abaixo e prestigie este evento!

COLABORAÇÃO: Rev Flávio Ricardo Hasten Reiter Artigas, Coord Pastoral Escolar e Universitária, Rede Metodista de Educação do Sul

 


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

S.O.S. Recife

Saiba como apoiar a mobilização da Igreja Metodista no socorro às vítimas das fortes chuvas no nordeste. Nos estados de Alagoas e Pernambuco, 63 municípios estão sob monitoramento e 14 já tiveram situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional. Até o momento, a Defesa Civil Nacional atualizou para 79 o número de óbitos em Pernambuco, em decorrência das chuvas. Há, ainda, 3.957 desabrigados em pontos de apoio localizados próximos às regiões afetadas. 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães