Publicado por Sara de Paula em Expositor Cristão - 08/04/2016
Conselho Metodista Mundial é recebido para reunião com Papa Francisco

O presidente do Conselho Metodista Mundial, Paulo Tarso de Oliveira Lockmann, esteve na manhã de quinta-feira, dia 7, em reunião com o Papa Francisco. O Bispo brasileiro compareceu em Roma acompanhado de uma delegação metodista para discutir a intenção de produzir um documento intitulado “O Chamado à Santidade”. A comissão teológica responsável pela criação do documento já atua há cinquenta anos e é formada por metodistas e católicos.
Apesar do pontífice reconhecer as diferenças entre as religiões, acredita que não devem ser impeditivos para uma ação conjunta. "Ainda há muito que fazer, mas nenhuma destas diferenças é obstáculo para amarmos e darmos um testemunho comum diante do mundo", afirma.
Ambas organizações defendem que uma declaração única para gerar um aprendizado mútuo na vida, oração e devoção da igreja.
Diferente da Igreja Metodista no Brasil, o Conselho Metodista Mundial é uma organização ecumênica, e tem escritório recém-inaugurado na cidade de Roma.
“A nossa vida na santidade deve sempre incluir o serviço de amor ao mundo. Quando servimos juntos quem precisa, nossa comunhão aumenta”, completou o Papa que ainda mencionou trechos do texto “Carta a um católico romano”, escrito por John Wesley, fundador da igreja Metodista.
Apesar dos obstáculos para a comunhão plena entre as organizações religiosas, o líder da igreja católica acredita que a ação é mais um passo para facilitar a comunhão entre os fiéis.
Foto: L´Osservatore Romano
Tags: conselho metodista mundial, roma, catolicismo
Posts relacionados
EC de julho: vocação, um chamado divino
"Para os/as cristãos/ãs, esse chamado é algo especial. É uma relação de profunda intimidade com Deus, em que o Criador nos vocaciona para desenvolver um determinado ministério na comunidade local. Os processos de formação das pessoas vocacionadas, no caso na Igreja Metodista, precisam de uma formação teológica para aqueles e aquelas que desejam seguir o caminho pastoral." Leia a edição digital gratuita.
Jornal Expositor Cristão de novembro: fé que rompe barreiras
Nesta edição, trouxemos alguns relatos mais próximos de nós de alguns/as metodistas que puderam exercer sua fé em Deus e superar os desafios que a vida nos impõe. Esses relatos chegaram até nós por e-mail. Percebemos como a fé pode superar barreiras, pode mudar uma realidade que parece tão distante de nós.
Carta Aberta da Sociedade de Mulheres contra a Cultura do Estupro
O texto faz referência ao estupro coletivo que aconteceu no Rio de Janeiro, contra uma adolescente de 16 anos
Expositor Cristão de Novembro: Meios da Graça de Deus
Tire suas dúvidas sobre Batismo e Ceia do Senhor e reflita sobre a importância dos sacramentos!
Encontro de capacitação reúne mulheres de todo o Brasil
Aprendizagem e o diálogo sobre o culto a Deus que se dá comunitariamente na caminhada da vida foi um dos destaques no evento que aconteceu em junho em São Bernardo do Campo/SP
Metodistas: intérpretes da conexidade
Na Inglaterra do século 18, a conexidade destaca-se pela sua dinâmica de acolher na comunidade qualquer pessoa independente do seu passado ou condição