Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013
conferencia anual da sociedade filosófica wesleyana
Com um programa intitulado "Temas do Pensamento Wesleyano e Católico", a Sociedade Filosófica Wesleyana realizará sua conferência anual no dia 1 de março de 2007, no Olivet Nazarene University em Bourbonnais, IL (próximo a Chicago, Estados Unidos). A instituição encontra-se no local onde antes existia a St. Viator´s College, que serviu à comunidade católica e agora abriga um dos centros do pensamento Wesleyano.
John Wesley, na "Carta a um Católico Romano" reconheceu a importância do diálogo entre as divergentes tradições filosóficas. Sabendo que as divergências poderiam resultar em mútua destruição, ele tenta estabelecer pontes de diálogo entre o seu pensamento e o de pensadores católicos. Ele buscou articular as convicções comuns entre católicos e protestantes, oferecendo um espaço de respeito ao pensamento diversificado. Autores católicos como Thomas à Kempis foram cruciais para Wesley no desenvolvimento de práticas cristãs de "hábitos santos".
A reunião da Sociedade Filosófica Wesleyana será imediatamente seguida pelo encontro da Sociedade Teológica Wesleyana, formada por membros em sua maioria oriundos das Igrejas Metodista Wesleyana, Metodista Livre, Holiness, do Nazareno e outras Igrejas Metodistas que saíram das Igrejas que vieram a formar a Igreja Metodista Unida.