Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

concurso do CMI

CMI/ALC, GENEBRA, Suiza, Outubro 11, 2007

O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) convida estudantes de teologia e jovens teólogos para oferecerem perspectivas e novas contribuições ao debate sobre o futuro do movimento ecumênico através de um concurso de ensaios, comemorativo ao 60º aniversário do organismo internacional.

O convite para a participação no concurso, que terá como lema "Juntos fazemos diferença: perspectivas para o ecumenismo no século XXI", é dirigida tanto a clérigos quanto a leigos. O CMI espera receber um número significativo de ensaios que reflitam sobre o tema a partir das tradições religiosas, contextos e perspectivas diferentes. Os seis melhores ensaios serão apresentados por seus autores em uma consulta internacional sobre o mesmo tema, agendada para o final de 2008, em Bossey, na Suíça. O CMI publicará outros ensaios escolhidos.

"Não há nada melhor do que contar com olhos novos quando se trata de olhar para o futuro", disse o secretário-geral do CMI, Samuel Kobia, em referência ao concurso. "Esperamos que os jovens teólogos e estudantes de teologia de todo o mundo aproveitem essa oportunidade para atrair a atenção das grandes figuras do movimento ecumênico para novas perspectivas que incitem à reflexão", adicionou.

Os ensaios devem ser escritos em inglês. No entanto, será julgada a qualidade da contribuição e não a competência lingüística neste idioma. Os trabalhos devem ser inéditos e ter extensão de cinco mil a seis mil palavras. O sítio web do CMI dispõe de informações mais detalhada em inglês e de uma série de documentos de referência. A data limite para entrega dos ensaios é 28 de fevereiro de 2008.

O concurso faz parte do programa de festejos do 60º aniversário do Conselho, em 2008. Uma celebração, durante a reunião do Comitê Central do CMI, agendado para 13 a 20 de fevereiro de 2008, marcará a abertura das comemorações, que terá, ainda, a promoção de celebrações locais mediante visitas às igrejas membros. Recursos para a oração comum, estudo bíblico e liturgia serão colocadas à disposição das congregações e dos grupos no sítio do CMI no início do próximo ano.

Inaugurado formalmente em Amsterdã, em 1948, o CMI foi o principal instrumento das igrejas para a promoção e busca da unidade cristã, para fomentar o testemunho e o serviço comum nos 60 anos de existência. Hoje, o organismo ecumênico internacional conta com 347 igrejas em mais de 110 países e territórios, representando aproximadamente 560 milhões de cristãos.


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Nota de falecimento: Nilza Godoi Domingos

Com lamento comunicamos o falecimento de NILZA GODOI DOMINGOS, esposa do Bispo Emérito Rozalino Domingos, aos 83 anos de idade, no dia 26 de março na cidade de Londrina, no Paraná.

Mulheres, Geral, por Julyana Rodrigues

Cogeam aprova novo Estatuto da Confederação das Sociedades Metodistas de Mulheres

Cogeam aprova novo Estatuto da Confederação das Sociedades Metodistas de Mulheres.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães