Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 11/07/2011

Concílio Geral aprova título de Bispo Emérito ao Revmo. Adriel Maia

Os delegados do 19º Concílio Geral se emocionaram hoje, 11, com o anúncio oficial da aposentadoria do Bispo Adriel de Souza Maia, da 3ª Região Eclesiástica. Durante a plenária, Bispos, Bispa e todos os presentes aplaudiram calorosamente o Bispo Adriel. Em seguida, a delegação da 3ª Região apresentou uma proposta de concessão de título de Bispo Emérito, que foi aprovada por unanimidade.

O Bispo Adriel agradeceu a homenagem e contou um pouco e sua trajetória pastoral e episcopal. “Estou muito feliz com este momento, mas meu ministério não termina aqui. Cargo a gente aposenta, ministério a gente não entrega”, disse. Usando as palavras do Apóstolo Paulo, o Bispo Adriel concluiu: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.”

Pode receber o título de Bispo Emérito, um Presbítero ou Presbítera que se aposenta no exercício do episcopado. É um título concedido como reconhecimento ao trabalho desenvolvido durante o ministério episcopal.

Durante o anúncio da proposta da 3ª Região Eclesiástica, foi lida uma carta como justificativa à aprovação do título Emérito. A leitura emocionou boa parte dos conciliares. Veja na íntegra:

“O Revmo Bispo Adriel de Souza Maia formou-se em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, em Rudge Ramos, São Bernardo do Campo (SP), no ano de 1973. Viveu o período conturbado que  culminou com o fechamento da Faculdade de Teologia. A sua, foi a primeira turma  a ingressar no curso após o fechamento da Faculdade em 1968.  Tem formação em Pedagogia com habilitação na área de Administração e Supervisão Escolar, além de Filosofia e Pós-Graduação em Administração.

No episcopado, serve à Igreja Metodista há mais de 25 anos. Foi eleito Bispo aos 34 anos, tornando-se o Bispo mais jovem da história do metodismo.  Nesse período ele ocupou a presidência da 4ª Região Eclesiástica (1982 a 1997) da Região Missionária do Nordeste – REMNE (1998 a 2001), e, atualmente, a presidência da 3ª Região Eclesiástica. Viveu a itinerância episcopal e contribuiu enormemente por onde passou.

Também ocupou durante seu ministério, a presidência do Colégio Episcopal; assumiu cargos representativos da igreja e ofereceu contribuição impar em cada um deles tanto no âmbito eclesiástico como nas esferas públicas. Por sua contribuição  recebeu em 2005, o título de Cidadão Paulistano oferecido pela Câmara Municipal de São Paulo.


Na presidência da 3ª Região Eclesiástica, com sua simplicidade e firmeza, conduziu com paz e harmonia a nossa Região. Foi o grande líder que propiciou alcançarmos a meta de nos tornarmos uma Região que tem como fonte da sua receita financeira exclusivamente as cotas orçamentárias das igrejas locais. Implementou projetos e criou o programa de revitalização de igrejas o qual oferece uma nova dinâmica e perspectivas de crescimento da Região e que resultou frutos positivos na recuperação de igrejas. A preocupação com a pastoral urbana levou à criação do espaço 24 horas, que busca responder ao anseio de fé de uma cidade como São Paulo, que funciona 24 horas por dia. Soma-se a isso o cuidado pastoral com as comunidades de fé, com pessoas e famílias.

Por tudo o que ele representou para a Igreja Nacional, para a face pública da igreja nas cidades por onde passou e no país e, de modo especial, pelo que ele representa hoje para todos os metodistas da 3ª Região Eclesiástica justificamos a presente proposta.”


Paulo Roberto Garcia
Valdecir Barreros

 

 


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

1º Congresso Nacional de Inclusão na Igreja | Pessoa com deficiência: a hora é essa!

Dos dias 3 a 5 de dezembro de 2021, a Pastoral Nacional e as Pastorais Regionais de Inclusão, promovem o 1º Congresso Nacional de Inclusão na Igreja. Pessoa com deficiência: a hora é essa! O evento é gratuito e acontece online nos dias 3 e 4. Inscreva-se para participar. No dia 5, domingo, todas as Igrejas Metodistas são convidadas a celebrar o Dia da Pessoa com Deficiência junto com a comunidade de fé, de forma online ou presencial, utilizando a liturgia preparada pela Pastoral. 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães