Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/07/2011

Concílio Geral aprova proposta de autonomia da Remne

O plenário do 19º Concílio Geral se encheu com o som da música nordestina. Todos fizeram festa com a aprovação unânime da proposta de autonomia da Remne, Região Missionária do Nordeste. Será um processo de 10 anos, mas, já a partir do próximo Concílio, em 2016, a Remne se propõe a desonerar a área nacional em 100%.

A Bispa da Remne, Marisa de Freitas Ferreira, se emocionou e afirmou que a aprovação é a realização de um sonho. “É uma alegria imensa ver o reconhecimento do trabalho, fé, esperança e da dedicação do povo de Deus naquela terra. Sabemos que temos que trabalhar muito. A proposta que a gente fez é de muito desafiadora. Mas, nós sabemos que com a bênção do Senhor, nós chegaremos lá”, declara.

Muitos delegados/as elogiaram o trabalho desenvolvido pela Região Missionária do Nordeste nos últimos anos e mesmo com a provação da proposta o plenário do Concílio entendeu a importância de continuar investindo na Região Missionária. Foi apresentada uma contra-proposta aprovando a continuação do envio de 50% dos valores que já eram destinados à missão no nordeste.

“Isto é o fruto de muita oração e o mais interessante é que eu já tinha vivido este momento em espírito. Eu sabia que saíamos aplaudidos. Hoje eu tive esta confirmação e tenho ainda mais certeza de que Deus está conosco. Se Deus é por nós, quem será contra nós?”, revela emocionada a Pra. Maria Monteiro, primeira presbítera metodista no nordeste.

Neste processo de autonomia, a Remne traçou algumas metas:

Reuniões virtuais a cada dois meses, e presencial a cada seis meses com todos/as os/as coordenadores/as;

• Regionais e superintendentes distritais, para acompanhamento da execução dos planos de ação de todas as coordenações, igrejas, congregações e pontos missionários, na perspectiva de: auto-governo, auto-proclamação e auto-sustento.

• Crescimento numérico na ordem de 15% ao ano;

• Implantação/fortalecimento do discipulado/pequenos grupos de crescimento  em todos os pontos missionários, congregações e igrejas até 2013;

• Desenvolver uma cultura missionária nas igrejas “cada metodista um/a missionário/a, cada lar uma igreja”

• Implantar o projeto Sombra e Água Fresca em todos os distritos e circuitos;

• Crescimento dos grupos de discipulado em 50% ao ano;

• Crescimento financeiro na ordem de 10% ao ano;

• Desoneração da Região em cada distrito na ordem 18% ao ano;

• Abertura de um novo ponto Missionário, elevação de um ponto Missionário à condição de congregação, anualmente em cada Distrito, e no máximo a cada dois anos emancipação de uma congregação em cada distrito à condição de igreja de auto-sustento;

“É um grande desafio para nós nordestinos, mas estamos sensibilizados pela união, visão missionária e pela aprovação da proposta no Concílio. Este é o nosso caminho e faremos de tudo para que em dez anos a Remne se torne uma Região Eclesiástica”, argumenta o pastor Dilson Soares Dias, delegado da Região Missionária do Nordeste.

Saiba mais sobre o Concílio Geral! Veja as fotos e todos os detalhes do conclave!


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Angular Editora no Areté 2022

No dia 23 de novembro de 2022 a Associação dos Editores Cristãos realizou o Prêmio ARETÉ 2022 com 32 categorias e 6 homenagens e reconhecimentos. Saiba mais.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães