Publicado por José Geraldo Magalhães em Destaques Nacionais, Missionária - 05/12/2013

Concílio comemora autonomia de 11 igrejas

Concílio comemora autonomia de 11 igrejas


Onze congregações conquistaram a autonomia e foram emancipadas no 41º Concílio da 4ª Região Eclesiástica: duas no Espírito Santo e nove em Minas Gerais.

"Foi a primeira vez na história da Região que emancipamos tantas igrejas!", se alegra o bispo Roberto Alves explicando que a conquista é resultado do projeto missionário estabelecido nos últimos anos.

Durante o Concílio, o Plano de Ação Missionária foi aprovado com tranquilidade. O texto foi revisado pelos distritos e chegou ao conclave com ampla discussão prévia. Não houve mudanças significativas no documento e as metas de crescimento foram mantidas para o próximo biênio.

O Concílio também promoveu momentos para avaliação dos resultados. Muitos distritos cumpriram os alvos de expansão, entre eles, a abertura de pelo menos um campo missionário
por ano. De modo geral, as igrejas também cumpriram as metas estabelecidas, especialmente a que prevê a abertura de três células a cada ano.

"Fomos surpreendidos! Muitas comunidades tiveram um desempenho acima do esperado. Algumas igrejas e distritos ainda estão se adequando. Mas, os resultados são muito satisfatórios", declara o bispo Roberto.

Está em andamento na Região um projeto de plantação de igrejas, que auxilia no processo de autonomia e também na revitalização de comunidades, por meio do discipulado. Um dos projetos discutidos na plenária foi o planejamento da futura autonomia do Espírito Santo, como Região Eclesiástica.

Um novo distrito foi criado para auxiliar a expansão do metodismo no estado, que conta hoje com igrejas metodistas em 27 dos 78 municípios capixabas. O número é considerado baixo, mas a liderança da 4ª Região acredita que os  encaminhamentos do conclave vão ajudar na elaboração de um projeto estratégico, visando a abertura de novos campos missionários.

O 41º Concílio da 4ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista aconteceu em Guarapari/ES, entre os dias 8 e 10 de novembro. Participaram 268 delegados/as de Minas Gerais e do Espírito
Santo.

Fonte: Expositor Cristão


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Material de apoio: #SeProteja | A pandemia não acabou

Diante da pandemia de Coronavírus que ainda tem levado a óbito centenas de pessoas em nosso país, somos chamados e chamadas a olhar de forma consciente e responsável para esse problema. Por isso, promovemos uma mobilização nacional de conscientização. Junte-se a nós na campanha educativa "A pandemia não acabou", que visa alcançar todo o território brasileiro através das nossas Igreja Locais, levando informação sobre as formas já conhecidas de evitar a propagação do vírus, enquanto ainda há possibilidade de contágio.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Ouça o Projeto Piloto Web Rádio Metodista e dê sugestões!

A Assessoria de Comunicação da Igreja Metodista desenvolveu um Projeto Piloto de Web Rádio Nacional no primeiro semestre e desejamos compartilhar com vocês. Na proposta inicial estamos trabalhando com músicas, informações sobre as reuniões que acontecem na Sede Nacional, em São Paulo, assim como as principais decisões. Também pensamos nas futuras "sucursais regionais", ou seja, em noticiar as princiapais notícias das Regiões Eclesiásticas e Missionárias nos blocos chamados de "Radar Metodista"

Destaques Nacionais, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão de julho: Igreja comprometida com o próximo

A ação social é um dos pilares da Igreja Metodista. Centenas de pessoas são atendidas em projetos desenvolvidos por todo o Brasil. Mas ainda há muito a ser feito! Saiba como você e sua igreja podem ajudar!  

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Caráter do metodista é uma das marcas da experiência religiosa do rev. John Wesley em 1738

A experiência religiosa do rev. John Wesley em 24 de maio de 1738 - o que no Brasil a Igreja Metodista celebra como o Dia do Coração Aquecido - passa pelo perdão sincero, além da transformação do caráter.

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Música e Arte, Mídia, por José Geraldo Magalhães

As músicas que cantamos na igreja possuem conteúdos questionáveis?

A matéria de capa do jornal Expositor Cristão de agosto aborda a importância da música nas igrejas. Leia e compartilhe na íntegra!