Publicado por Comunicação em Colégio Episcopal - 14/03/2024

Comunicado: Retificação de Orientação - FATIM

                                                       

 

COMUNICADO
RETIFICAÇÃO DE ORIENTAÇÃO - FATIM


Ao Corpo Discente oriundo do curso presencial da FaTeo
Aos Seminários Regionais
Às assessorias episcopais aos alunos e às alunas da Faculdade de Teologia


O Colégio Episcopal cumpre através desse comunicado o dever de orientar os alunos e as alunas da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista - FaTIM acerca do processual de transição que ainda estamos experimentando.


De fato, no documento publicado em dezembro do ano passado, onde diversas orientações foram compartilhadas, foi informado que os /as discentes oriundos /as do curso presencial da FaTeo que fizessem opção pela transferência para a modalidade à distância da UMESP deveriam cursar obrigatoriamente os módulos presenciais do novo modelo da FaTIM. Acontece que o Colégio Episcopal e a direção da Faculdade de Teologia concluíram que algumas flexibilizações precisariam ocorrer exclusivamente nesse tempo de transição, decidindo retificar a anterior determinação e informar que não será considerada obrigatória a participação nos módulos regionais da FaTIM pelos /as discentes do antigo curso presencial que optaram pela continuidade de seus estudos na modalidade à distância da UMESP, sendo tal cumprimento facultativo para o referido grupo e sem qualquer prejuízo em sua formação acadêmico-pastoral. Não há qualquer dificuldade em reconhecer que tempos de mudanças significativas precisam considerar necessidades de adaptações até a consolidação de um novo modelo.


Queremos destacar que a supracitada normativa alterada não se aplica aos demais casos de ingresso na FaTIM.


O Colégio Episcopal considera muito importante que, mesmo os alunos e as alunas que a partir desse comunicado estão desobrigados /as de tal cumprimento, os módulos regionais presenciais da FaTIM são ferramentas significativas na formação dos /as obreiros /as na Igreja Metodista, e que a desobrigatoriedade como ‘regra de transição’ não deveria afastar esses /as discentes dos encontros regionais. Sendo assim, os Bispos e a Bispa recomendam que os módulos regionais da FaTIM sejam cursados até mesmo pelo grupo onde tais encontros se tornam a partir de agora opcionais.
Orientamos que as dúvidas por ocasião desse comunicado sejam apresentadas à direção da Faculdade de Teologia para os devidos esclarecimentos e/ou encaminhamentos.


Nos despedimos na certeza de que Deus continuará conduzindo a formação pastoral da Igreja Metodista do Brasil.


São Paulo, 14 de março de 2024
 

Colégio Episcopal da Igreja Metodista


 

FAÇA DOWNLOAD DO ARQUIVO CLICANDO AQUI


Posts relacionados

Colégio Episcopal, por Sara de Paula

Educação como missão, racismo e a violência contra mulher | Diálogo em tempos de crise

  No episódio 7 da série Diálogo em tempos de crise, lideranças da Igreja Metodista falam sobre áreas que tem sofrido grande impacto durante a pandemia de Covid-19 no Brasil. Educação como missão, racismo e a violência contra mulher.

Geral, Destaques Nacionais, Colégio Episcopal, por José Geraldo Magalhães

Carta aberta à Comunidade Metodista do Brasil

Pensamos ser do conhecimento de grande parte dos irmãos e irmãs metodistas o movimento de greve que está em curso na Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP.  A Igreja Metodista, como uma comunidade de fé e instituidora da Rede Metodista de Educação, com todas as Instituições Educacionais que a compõem, tem na Educação um dos seus pressupostos fundamentais à sua ação missionária, presente há mais de 150 anos em nosso país.

Colégio Episcopal, por Sara de Paula

Diretor da Rede Metodista de Ensino se reúne com Colégio Episcopal

Encontro acontece na Sede Nacional em São Paulo

Colégio Episcopal, por Sara de Paula

Reunião do Colégio Episcopal começa hoje em São Paulo

A COGEAM também se reunirá essa semana na Sede Nacional.