Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 15/04/2010

Comunicação religiosa volta-se às mídias sociais

A comunicação móvel e as mídias sociais, como a utilização do facebook, twitter e blogs, ocuparam a maior parte das pautas do Congresso de Comunicação 2010 – RCCCongress – reunido sob o tema “Abraças as mudanças” e encerrado no segunda-feira, nesta cidade.

 

Nos Estados Unidos, a comunicadores religiosos já se deram conta que ninguém pode ficar fora dessas novas ferramentas. Estadunidenses estão conectados a maior parte do tempo, seja defronte um computado, seja através de telefones celulares.

O RCCCongress, que se reúne a cada dez anos, depara-se, em cada encontro, com novos desafios na comunicação, tal a velocidade em que as transformações, mudanças e novidades acontecem na área, com conseqüências nas relações interpessoais.

O mundo está cheio de mensagens e o grande desafio para esse segmento é como comunicar histórias de fé e de religião que se destaquem e chamem a atenção no emaranhado de ofertas midiáticas na era digital.

O especialista Jeffrey Escola vaticinou, no painel “Sobrevivendo ao futuro digital”, o fim dos jornais em cinco anos e das revistas em três anos. O mundo continuará se comunicando, no entanto, em tempo real. Além de jornalistas, qualquer cidadãos será produtor de notícias e de informações, disse.

Esses avanços, porém, só são possíveis onde existam energia elétrica, acesso por banda larga e internet. Não é o quadro em muitos países subdesenvolvidos, onde sequer as necessidades básicas da pessoa humana estão supridas.

Esse Congresso é o mais importante na área da comunicação religiosa, no qual comunicadores vão buscar novas ferramentas para uma melhor interação das congregações e igrejas com os seus fiéis.

Fonte: ALC Notícias


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

EC de março | Petrópolis: missão e solidariedade com a população

Solidariedade tem como pano fundo o tema da Igreja Metodista para este ano – “Discípulas e Discípulos nos caminhos da missão anunciam a solidariedade e esperança do evangelho de Cristo”. É comum nós, metodistas, nos mobilizarmos sendo solidários/as pelas causas sociais. Este ano, a Igreja já se envolveu na campanha SOS Bahia, para o estado da região Nordeste do país, a fim de ajudar as pessoas que sofreram com os desastres em decorrência do excesso de chuvas.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães