Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

comunicação cristã



SANTIAGO DO CHILE, 18 de dezembro (ALC) - Com o intuito de melhor compreender a relação entre instituições religiosas e a mídia, a Fraternidade Teológica Latino-Americana (FTL) e o Oxford Centre for Religion and Public Life organizaram, nesta capital, uma pré-consulta denominada "Notícia religiosa e meios de comunicação: Superando estereótipos para facilitar o diálogo".

O encontro, realizado no final de novembro, reuniu profissionais da comunicação e líderes cristãos, que debateram e refletiram sobre o papel desempenhado pelos meios de comunicação na construção das notícias, particularmente de índole religiosa. Entre os patrocinadores do encontro estiveram World Vision, o Círculo de Espiritualidade e Estudos Evangélicos, CREE e a Comunidade Anglicana San Andrés.

O painel, foco central da consulta, reuniu jornalistas cristãos e pastores. Eles criticaram a realidade informativa e a construção da agenda noticiosa, que, na maioria das ocasiões, simplesmente ignora o papel das igrejas.

A jornalista do jornal mensal "La voz de Arauco", Claudia Telpán, indicou que, de modo geral, a igreja evangélica no Chile evoluiu de uma maneira interessante e é mais consultada em nível midiático. Ela conclamou os líderes das igrejas para que entendam a relevância de investir em espaços nos meios de comunicação, de tal maneira que os pastores possam transformar-se em líderes de opinião, com o fim de contribuir para a sociedade.

María Pastora Sandoval, jornalista do site na Internet "Emol.com", pertencente a uma das empresas de comunicação mais poderosas do Chile - El Mercurio - foi enfática ao assinalar que a igreja evangélica simplesmente não está na agenda noticiosa. Ainda assim, evangélicos ganham algum espaço na mídia quando a imprensa cobre eventos como o Serviço de Ação de Graças, por ocasião das celebrações da independência do país, ou quando das discussões de uma nova lei de culto.

A jornalista disse que a Internet abre grandes possibilidades para os evangélicos. Daí a importância de aprender sua "linguagem" e fazer da Internet um meio alternativo válido, defendeu.

Hernán Mulato, pastor da Primeira Igreja Batista de Concepción, Oitava Região e Presidente Regional dos Evangélicos de Bío Bío - lugar que concentra o maior número de evangélicos no Chile - mencionou sua experiência pessoal, de como encarou os meios de comunicação. Assinalou que é necessário evitar a linguagem ou a "gíria" extremamente evangélica que só permite a compreensão daqueles que pertencem à igreja.

Do mesmo modo, disse, os meios noticiosos escutam as organizações bem estruturadas e definidas, como as igrejas históricas, por exemplo.

O painel foi coordenado pela jornalista Alejandra Riveros, que dirige diversos espaços radiofônicos de perfil eclesiástico no país e é docente acadêmica. Depois das conferências, os comentários da platéia destacaram a necessidade dos pastores se prepararem para serem líderes de opinião com credibilidade perante os meios.

Foi destacada a urgência das igrejas se preparem para reagir frente às demandas sociais, quando os temas envolvendo valor são protagonistas. O aborto, a eutanásia, a pílula do dia seguinte, são temáticas recorrentes, mas a voz da igreja não é clara. Por isso, requer-se um conhecimento mais profundo, em que a formação teológica também pode ser acompanhada de outras ferramentas, como a comunicação, por exemplo.

O secretário geral da FTL, Omar Conrtés, assinalou que esta Pré-Consulta é uma grande ante-sala para a Jornada, que será realizada em março próximo. Este novo encontro pretende reunir um grupo mais amplo de líderes religiosos e profissionais da comunicação com o intuito de analisar o que ocorre na sociedade, como os meios de massa refletem a realidade das igrejas e como os participantes das diversas congregações são responsáveis para contribuir com essa realidade.

----------------------------------------------------------

Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação


Posts relacionados

Intercessão, Geral, por José Geraldo Magalhães

Semana de oração pela Estônia, Letônia e Lituânia

Nesta semana estamos em oração pela Estônia, Letônia e Lituânia . Você é convidado a fazer parte desse círculo de oração entre os dias 24 a 30 de agosto de 2014. Envolva sua Igreja e faça parte também desses momentos de oração em comum. Leve os motivos de ações de graças e intercessões nos cultos de orações de sua comunidade.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães