Publicado por Comunicação em Geral - 10/03/2025
Comemoração e Gratidão pela Confederação Metodista de Mulheres do Brasil
No dia 11 de março comemoramos o dia da Confederação Metodista de Mulheres do Brasil, um legado de 94 anos que tem início com a Autonomia da Igreja Metodista no ano de 1930, assim diz o breve histórico que está no temário de 2004: ” No entanto no ano de 1930, aconteceu a autonomia e a organização da Igreja Metodista do Brasil, e a Sociedade de Senhoras perdem sua ligação orgânica com o Concilio de Mulheres dos Estados Unidos, e passa a ser dirigida pela Junta Geral de Educação Cristã da Igreja Metodista do Brasil, passando a ser chamada de Confederação das Sociedades Metodista de Senhoras. No ano de 1931 a confederação das SMMs reuniu-se em sessão extraordinária e adotou seu distintivo e estatuto. Em janeiro de 1934 por ocasião do 2º Concilio Geral da Igreja Metodista do Brasil, em Porto Alegre a confederação das SMM’s também se reuniu sob a presidência de Francisca F. Carvalho. Em 11 de março fica instituído o dia da Confederação, para lembrança histórica e oração.”
Desde de então a confederação vem honrando a missão de congregar as mulheres metodistas de todo o nosso pais, descrito no seu estatuto: A Confederação das Sociedades Metodistas de Mulheres do Brasil é órgão subordinado à Coordenação Nacional de Ação Missionária (Cogeam), que se regerá por este Estatuto e pelas disposições canônicas aplicáveis Art.89, inciso IV alíneas “a’’, “b’’ e “c’’ dos Cânones da Igreja Metodista – 2007”. A Confederação das Sociedades Metodistas de Mulheres, constitui-se das Federações das Sociedades Metodistas de Mulheres, das Regiões Eclesiásticas e Regiões Missionárias. Art. 3º A Confederação é composta pelo Congresso Nacional e pela Diretoria da Confederação (Diretoria Executiva, Presidentes das Federações e Redatora da Revista Voz Missionária). Tem como fim entre outros: congraçar, estimular e dinamizar o trabalho das Federações, no que couber; manter a unidade das associadas; zelar pelo desempenho de seus membros na obra missionária.
Os princípios que regem a confederação, apontados em seu estatuto, são o Norte para o trabalho desenvolvido ao longo desses 94 anos. A organização da confederação obedece aos preceitos da organização da Igreja Metodista no Brasil, sendo assim, juntamente com as Federações de cada região Eclesiástica, que por sua vez congregam as Sociedades Metodista de Mulheres dos vários distritos de cada região, desenvolvem um trabalho para a capacitação das mulheres no que tange a ação missionária e de ação social. Com o lema muito conhecido do VIVER PARA SERVIR, se empenham para que em cada local e comunidade que estão inseridas, possam dar o melhor e anunciar a Cristo com testemunho claro e objetivo.
Através da confederação as mulheres metodistas do Brasil, se veem representadas junto a Confederação Metodista de Mulheres da América Latina e Caribe e também são representadas junto a Federação Metodista Mundial de Mulheres da Igreja Metodista Unida. A confederação participa dos encontros e congressos internacionais com direito a ser delegada dos mesmos.
Nessa atual gestão, estamos dando ênfase as sociedades locais, procurando incentivar e fortalecer a permanência de, e surgimento novas sociedades nas igrejas locais de nossas noves regiões eclesiásticas e da nossa região missionária, entendendo assim que há 140 anos, iniciou em nossa igreja no Brasil, um movimento junto as mulheres, para o fortalecimento da missão metodista em terras brasileiras.
Nosso símbolo e nosso mote, nos identificam e nos lembram que em cada lugar que estejamos somos mulheres participantes da construção do Reino de Deus, e para isso nessa gestão estamos nos organizando para a abertura de dialogo junto aos demais seguimentos dentro da igreja que congregam as mulheres.
Dia 11 de março, um dia para ser celebrado, pois até aqui nos ajudou o nosso Deus, e firmes na fé e esperança continuaremos recebendo do Senhor a determinação para as nossas obras. Deus abençoe as mulheres metodista, a diretoria da confederação e as obras de nossas mãos.
Vera Elaine Marques Maciel
Presidente da Confederação Metodista de Mulheres